Portal           Istya           Galeria
» Os Livros » Linguística » Alfabetos » Angerthas Daeron

Author Topic: Angerthas Daeron  (Read 2422 times)

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

View Profile E-mail

Conquistas

award8
award13
Angerthas Daeron
« on: April 17, 2007, 08:10:52 PM »
Ao tentar escrever um texto Quenya com as Angerthas Daeron deparei-me com esta dificuldade:
Como escrever "qu", "c" e "x" uma vez que não existem "runas" para estas letras.
para o caso do "c" alterei para "k"
para o caso do "x" alterei para "ks"
e para o "qu" alterei para "kwu"
Esta última é a que me deixa mais com o pé atrás porque "qu" é um único som, mas pela evolução do Quenya o "kw" passou a "q" que mais tarde passou a "qu". :wacko:
O que acham :huh:

P.S. Existe o mesmo problema para as angerthas de Moria e Erebor.

:bye1: 

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

View Profile E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Re: Angerthas Daeron
« Reply #1 on: April 18, 2007, 08:26:14 PM »
Talvez a melhor solução seja a certh nº 23, / KW. Em Quenya o “w” tem o som “u” e o “q” o som “c/k”. E no apêndice E do Regresso do Rei (pág. 425) temos o seguinte: “QU – foi usado em vez de “cw”, uma combinação muito frequente em quenya embora não ocorresse em Sindarin.” Assim, parece-me a certh mais apropriada  :unsure:

No livro do curso de Quenya temos o seguinte:

Lição Um - os sons do Quenya:

Deve-se compreender que QU é simplesmente uma maneira estética de escrever o que seria de outra forma representado por CW (a maioria das pessoas concordará que quenya fica melhor que cwenya).
« Last Edit: April 18, 2007, 10:51:51 PM by Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

View Profile E-mail

Conquistas

award8
award13
« Reply #2 on: April 19, 2007, 12:24:52 AM »
Talvez a melhor solução seja a certh nº 23, / KW. Em Quenya o ?w? tem o som ?u? e o ?q? o som ?c/k?. E no apêndice E do Regresso do Rei (pág. 425) temos o seguinte: ?QU ? foi usado em vez de ?cw?, uma combinação muito frequente em quenya embora não ocorresse em Sindarin.? Assim, parece-me a certh mais apropriada  :unsure:

No livro do curso de Quenya temos o seguinte:

Lição Um - os sons do Quenya:

Deve-se compreender que QU é simplesmente uma maneira estética de escrever o que seria de outra forma representado por CW (a maioria das pessoas concordará que quenya fica melhor que cwenya).
Era mesmo isso que eu queria saber  :w00t:
Obrigado Gwen :hug:

:bye1:

Mormegil
Vala
*

View Profile E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Reply #3 on: April 19, 2007, 03:41:28 AM »
cuénhia !

Miss Tolkien
Elfo

View Profile E-mail
« Reply #4 on: April 19, 2007, 05:57:15 PM »
cuénhia !

eu não devia dizer isto :blush: mas por acaso o nome desta bela lingua soa um bocadito pró ma :blush:l; é por isso que a falar costumo dizer elfico superior...  :assob:  :assob:

Samanír
Guest

« Reply #5 on: April 19, 2007, 08:06:43 PM »
Talvez.

Mas foi durante muito tempo só 'Qenya'

E donde foram buscar esse fricativo superior 'nh'? o palatal Y não é aqui que se usa...

Quanto ás angerthas pois sou ignorante nessa matéria. :D

Arwen
Maia

Aiya Eärendil, Elenion Ancálima!

View Profile E-mail

Conquistas

award8
« Reply #6 on: April 28, 2007, 10:09:21 PM »
cuénhia !

eu não devia dizer isto :blush: mas por acaso o nome desta bela lingua soa um bocadito pró ma :blush:l; é por isso que a falar costumo dizer elfico superior...  :assob:  :assob:

Miss Tolkien, ja tinha achado o mesmo, o nome soa pouco élfico... mas a lingua é belíssima  :D

"Tinúviel elvanui Elleth alfirin edhelhael O hon ring finnil fuinui A renc gelebrin thiliol... "
Tinúviel [the] elven-fair, Immortal maiden elven-wise, About him cast [her] night-dark hair, And arms [like] silver glimmering..."

» Os Livros » Linguística » Alfabetos » Angerthas Daeron