Portal           Istya           Galeria
» Os Livros » Linguística » Alfabetos » Tengwar

Author Topic: Tengwar  (Read 7432 times)


Wolfsburg
Guest


E-mail
Tengwar
« on: July 19, 2003, 01:00:02 AM »
Há algumas décadas quando Tolkien escreveu O Hobbit e o Senhor dos Anéis descreveu uma raça de Elfos que possuíam uma história, cultura e língua muito ricas. Nem todos os Elfos falavam a mesma língua. A mais falada e importante era o "Quenya" a língua dos Elfos Superiores, e o "Sindarin" a língua dos Elfos Cinzentos. No inicio da sua historia os Elfos conceberam um alfabeto para a escrita das suas línguas. O mais velho dos alfabetos élficos é o "Tengwar of Rúmil". Posteriormente Fëanor de Noldor, inspirado pelo alfabeto de Rúmil, criou um sistema de escrita revisto. O alfabeto Fëanoreano foi concebido para ser um sistema de escrita fonético organizado para ser usado com pena ou pincel.

Os sons das consoantes são representados por letras chamadas "Tengwar". Existem 24 letras Tengwar principais. As letras foram organizadas em quatro séries ou "Témar", (dispostas em colunas verticais). Cada série era usada para representar sons criados por diferentes partes da boca. A série I e II era usada para sons dentais e labiais, a terceira série para sons do palato e a quarta para sons velares ou lábiovelares, dependendo da fonologia da língua representada. Estas quatro séries eram depois decompostas em seis graus ou "Tyeller". Cada grau era usado para representar sons criados por diferentes formas como o ar é expelido pela boca e nariz. O grau 1 e 2 eram para sons mudos e plosivos. O grau 3 e 4 eram usados para mudos e fricativos, enquanto o grau 5 era usado para nasais e o grau 6 para consoantes semi-vogais. A cada letra tengwar estava associado um valor fonético determinado pela sua posição nesta grelha. Para cada língua era por vezes redefinida esta grelha, de forma que apenas algumas letras tinham um valor fonético fixo.

Todas as letras principais eram compostas de (pelo menos) dois elementos: uma haste vertical ou "Telco" (representado o ar) e um arco curvo ou "Lúva" (representado a voz). Existiam ainda muitas letras adicionais que eram suplementos ao às letras Tengwar comuns. Estas letras adicionais não seguiam necessariamente qualquer convenção a nível de representação.

Nas primeiras formas de Tengwar os sons das vogais eram representados por símbolos chamados "Tehtar". Os símbolos Tehtar eram posicionados sobre e por baixo (e por vezes dentro) das letras Tengwar. Existem cinco símbolos Tehtar padrão, a representar as cinco vogais mais usadas (a,e,i,o,u). Eram muito frequentemente posicionadas por cima das letras Tengwar (Tolkien usou este estilo quando criou a maioria das suas inscrições em Quenya, Sindarin e Tengwar da língua inglesa) Mas quer o número de vogais usado quer onde são situadas depende muito das preferências de quem usa este alfabeto.

Nas formas posteriores de Tengwar foram usadas letras adicionais para representar os sons de vogais individuais. Esta forma "completa" foi desenvolvida pelos Elfos Cinzentos que viviam em Beleriand, e é portanto referido como o "Modo de Beleriand"

O Tengwar tornou-se um sistema de escrita muito flexível que era facilmente adaptado por muitas raças diferentes para as suas línguas. Infelizmente como era tão flexível era possível que existisse diferentes versões dele para cada uma das línguas. Também com o passar do tempo e como o Tengwar é tão facilmente modificado e adaptado a maioria das pessoas na Terra-Média acabou por criar a sua própria versão.

Fonte:

"The Lord of the Rings" by J. R. R. Tolkien
Volume III, "The Return of the King", Appendix E
Houghton-Mifflin
ISBN 0-395-27221-1



Para quem quiser brincar um bocadinho a tentar escrever algo em Tengwar tem aqui uma página com alguns tipos de letra do alfabeto Tengwar entre outros, como as runas dos Anões, etc.
Se quiserem experimentar um programa que "traduz" para Tengwar experimentem o TengScribe que permite usar diferentes modos de escrita desde os deixados por Tolkien a alguns inventados posteriormente, tem a maioria das linguas europeias, assim como o Esperanto.


PS: No caso de ter cometido algum erro por favor digam-me para editar o post, porque é o mais certo que tenha algo trocado, incorrecto e coisas do género... Não sou especialista do tema, nem de perto nem de longe mas gostei de pesquisar um bocadinho para isto. Quanto ao TengScribe já quase todos o devem conhecer mas como não encontrei nenhuma referência no fórum, cá fica...
Espero que tenham gostado tanto deste post como eu gostei de pesquisar.

PPS: Mal carreguei no submit post encontrei um erro  :wacko:
« Last Edit: July 20, 2003, 09:04:32 PM by Olórin »

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*
Offline Offline


Posts: 1731

View Profile E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Tengwar
« Reply #1 on: July 19, 2003, 01:53:59 AM »
2º parágrafo... deve ser engano, ou pelo menos não conheço a palavra.  :blink:

Quote
Cada grau era usado para representar sons criados por diferentes formas como o ar é expelido pela boca e nariz. O grau 1 e 2 eram para sons mudos e plosivos.

Quote
sãi
4º parágrafo


GOSTEI MUITO, Wolfsburg!  :)  :)  :) Está muito interessante  :)  E os sites...  :w00t: Tenho que ir espreitar!!!  :)  :w00t: Até tem música Celta...  :( e eu com as colunas avariadas!!!

Hantalë, Wolfsburg!  :closedeyes:

 :blush: Afinal, a palavra é mesmo plosivo!  :blush: e tem o sentido de explosivo! Disse-me agora o Wolfsburg. Não a conhecia!  :blush:

E mais uma vez, PARABÉNS pelo excelente trabalho!  :)  
« Last Edit: July 19, 2003, 02:37:07 AM by Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Mith
Hobbit
*
Offline Offline


Posts: 29

View Profile WWW E-mail
Tengwar
« Reply #2 on: July 19, 2003, 01:51:19 PM »
Não é de minha natureza fazer auto-divulgação, mas acredito que isso será útil.   B)

 No link abaixo existe uma explicação razoávelmente boa sobre o Tengwar adaptado ao idioma português, acredito que oa dados estão comentados de forma simples e de acesso até aos mais novatos.   :P

 http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/...a_Tengwar_1.htm


 
Mith - Brasil, Porto Alegre, RS
Webmaster de Dúvendor: Um Tributo a Tolkien

darkelve
Guerreiro Ausentado
Administrador
Maia
*****
Offline Offline


Posts: 1902

View Profile WWW E-mail

Conquistas

award2
Tengwar
« Reply #3 on: July 19, 2003, 02:36:07 PM »
Quote
Não é de minha natureza fazer auto-divulgação, mas acredito que isso será útil.   B)

 No link abaixo existe uma explicação razoávelmente boa sobre o Tengwar adaptado ao idioma português, acredito que oa dados estão comentados de forma simples e de acesso até aos mais novatos.   :P

 http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/...a_Tengwar_1.htm
Quando se tem algo tão bom,  auto divulgação é boa  :P

O tengscribe é mt util, para nao termos de estar a decorar as regras todas.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*
Offline Offline


Posts: 1731

View Profile E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Tengwar
« Reply #4 on: July 19, 2003, 03:02:26 PM »
:) Obrigada, Mith  :) Fizes-te muito bem!  :)

Houve uma altura em que eu escrevia mensagens assim para o meu filho  :P tipo "Mapas do Tesouro", com essas letras  :P ele depois tinha que as decifrar!  :) Não sei é se usava bem as regras... :blush: mas era muito divertido!  :P
« Last Edit: July 19, 2003, 03:03:07 PM by Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Glorfindel
Humano
***
Offline Offline


Posts: 446

View Profile E-mail
Tengwar
« Reply #5 on: July 19, 2003, 03:38:16 PM »
plosivos... sons como P ou B são plosivos... corrijam-me se tiver mal


em relaçao ao modo para o tengscribe q prometi... bem.. não consigo perceber como funciona o editor de modos daquilo. É que só o wizzard nao chega para fazer um modo bem feito. alguem ajuda?
Aurë Entuluva -- A sila calë! A willa mornië!

.  .  .  .  .  .    .  .  .  .  .  .

Olórin
Vala
*
Offline Offline


Posts: 3885

View Profile E-mail

Conquistas

award12
Tengwar
« Reply #6 on: July 20, 2003, 01:18:37 AM »
Muito interessante, temos aqui material suficiente para aprender umas coisas engraçadas :)
Ed' i'ear ar' elenea!
Aa' lasser en lle coia orn n' omenta gurtha !!!  
Tenna' ento lye omenta!



Portal Tolkienianos / Tolkienianos 4ª Era / Galeria Tolkienianos

Wolfsburg
Guest


E-mail
Tengwar
« Reply #7 on: July 20, 2003, 01:21:39 PM »
Quote
plosivos... sons como P ou B são plosivos... corrijam-me se tiver mal
Tanto quanto sei tens razão quanto aos sons plosivos.
A quem fez o post sobre o site Dúvendor com a página do Tengwar: excelente material!  :w00t:  vai-me manter ocupado uns tempos...  :P  

Níniel
Maia
*****
Offline Offline


Posts: 1569

Alatáriel

View Profile E-mail
Tengwar
« Reply #8 on: July 22, 2004, 04:29:01 PM »
Há um ano andei a aprender Tenwar, mas nunca soube uma coisa, que talvez alguém me possa explicar: quando escrevemos em Tegwar, escrevemos consoante a leitura da palavra, não é?  Por exemplo, nas palavras raiz e acordar, lemos o R de maneira diferente. Existe uma letra diferente para estes dois tipos de R, não é assim?  :huh:

Outro exemplo, o O normalmente le-se U no fim das palavras. Ao escrevermos, utilizamos a letra U, não é?

E já agora outra pergunta: como é que fazemos os fonemas ão, ões, etc?  :blink:  
All we have to decide is what to do with the time that is given to us.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*
Offline Offline


Posts: 1731

View Profile E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Tengwar
« Reply #9 on: July 22, 2004, 06:36:36 PM »
O Grande Mestre do tengwar é o Glorfindel, ele te esclarecerá melhor essas dúvidas. ;) Eu costumo usar o u quando o o se lê u  :wacko: a tengwa Rómen para RR e o Óre para R.

Os ditongos... vamos a ver se consigo explicar...  :huh:

quando o ditongo termina em i, utilizo a tengwa Yanta. por exemplo: mãe. Termina em e, mas lê-se i :rolleyes: portanto, escrevo: tengwa malta, Yanta com tehtar a e tengwa Nwalme, para nasalização final!  :blink: Penso que seja assim!

Ditongo terminado em U utilizo a tengwa Úre. A começar por i, a tengwa Anna.  :huh:

 :rolleyes: E por acaso, já reparas-te no que temos no portal???  :rolleyes:

 :w00t: http://www.tolkienianos.pt/download.php?view.1   :w00t:

 :rolleyes: E já viste o lindo cartão que fiz pela Páscoa???  :grin:

http://www.tolkienianos.pt/forum/index.php?action=dlattach;topic=1213.0;attach=1167  :P

Consegues perceber???  :blink: Não tenho a certeza de estar bem escrito... :grin:
Lacho calad! Drego morn!

Eru
Administrador
Vala
*****
Offline Offline


Posts: 4872

Abram alas ao Criador de Arda!

View Profile WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
Tengwar
« Reply #10 on: July 22, 2004, 07:43:53 PM »
TA muito fixe Gwen! ;)  No site do Dúvendor onde se fala das Tengwar ta tudo a explicar...  :closedeyes:  

Níniel
Maia
*****
Offline Offline


Posts: 1569

Alatáriel

View Profile E-mail
Tengwar
« Reply #11 on: July 23, 2004, 03:55:46 PM »
Quote


 :rolleyes: E por acaso, já reparas-te no que temos no portal???  :rolleyes:

 :w00t: http://www.tolkienianos.pt/download.php?view.1   :w00t:

 :rolleyes: E já viste o lindo cartão que fiz pela Páscoa???  :grin:

http://www.tolkienianos.pt/forum/index.php?action=dlattach;topic=1213.0;attach=1167  :P

Consegues perceber???  :blink: Não tenho a certeza de estar bem escrito... :grin:
Eu acho que o primeiro link não dá!  :blink:

Quanto ao cartão vou tenatr, é que já perdi a prátuca e agora só me lembro das letras para fazer o meu nome!  :closedeyes:  :blush:
« Last Edit: July 23, 2004, 03:56:32 PM by *Lúthien_Tinúviel* »
All we have to decide is what to do with the time that is given to us.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*
Offline Offline


Posts: 1731

View Profile E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Tengwar
« Reply #12 on: July 23, 2004, 07:37:56 PM »
:) O 1º link é um modo tengwar Português que o Mestre Glorfindel desenvolveu e que está no Portal  ^_^

No POrtal, tens o Main Menu em cima, no teu lado esquerdo, e depois o

Modo TengScript PT  ^_^ e é só fazeres o Download!

Mas também tens que intalar as Tengwar no teu PC...  :wacko: quem me enviou as minhas, foi Mestre Elrond!  :)

ELROND, HELP!!!!!!!  :blink:  QUERIDO AMIGO, AJUDA AQUI A LÚTHIEN!!![/size] :innocent: O Elrond é tão bonzinho!!!  :rolleyes: :grin::grin: :innocent:
 
Lacho calad! Drego morn!

Níniel
Maia
*****
Offline Offline


Posts: 1569

Alatáriel

View Profile E-mail
Tengwar
« Reply #13 on: July 24, 2004, 12:42:18 PM »
Elrond, meu netinhop, explica lá a Vóvó essas novas tecnologias!  :P  
All we have to decide is what to do with the time that is given to us.

Eru
Administrador
Vala
*****
Offline Offline


Posts: 4872

Abram alas ao Criador de Arda!

View Profile WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
Tengwar
« Reply #14 on: July 24, 2004, 02:52:08 PM »
Ó páeu tb tenho as letras... é so me adicionarem no MEssenger!  :crying:  

» Os Livros » Linguística » Alfabetos » Tengwar