Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Senhor dos Anéis » Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado

Autor Tópico: Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado  (Lida 187 vezes)


Ysgrimir
Editor de Conteúdos
Humano
*
Offline Offline


Mensagens: 148

Baruk Khazâd! Khazâd ai-mênu!

Ver Perfil E-mail
Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado
« em: Junho 17, 2018, 07:02:24 pm »
A Tabuleta do Garrano Empinado


Finalmente, os nossos amigos hobbits chegam a Bree, onde se dirigem ao Garrano Empinado, estalagem recomendada por Tom. Aqui são recebidos pelo estalajadeiro Barliman Butterbur (Cervejeiro Carrapiço, em bom português  :lol: ), que lhes dá as boas-vindas e os encoraja a juntarem-se à sala comum da estalagem, depois de comerem. Apesar de Merry recusar, os outros três aceitam. Frodo, que viaja com o nome Sr. Underhill, explica a sua presença em Bree, alegando estar a escrever um livro. Neste serão, ouvem-se conversas entre homens e anões sobre os problemas no Sul. É aqui que um homem de aparência estranha, chamado Passo de Gigante, avisa Frodo que Pippin estava a falar demasiado e que não estão no Shire. Para dispersar as atenções de Pippin, Frodo sobe para cima de uma mesa. Aqui supera uma breve tentação de colocar o Anel, fazendo um pequeno discurso e cantando uma canção ridícula que Bilbo gostara muito. É aqui, que com toda a azafama, cai da mesa e o Anel acaba no seu dedo, fazendo com que desapareça.


Em pânico, Frodo rasteja até ao canto onde Passo de Gigante se encontra e tira o Anel. Aqui ficamos a saber que Strider sabe verdadeiro nome de Frodo, ao trata-lo por Sr. Baggins e pede-lhe para falar com ele mais tarde. Também o estalajadeiro pede a Frodo uma palavra particular antes de se ir deitar.



Este capítulo, apesar de funcionar apenas como transitório, apresenta-se como uma pequena lição de história e geografia. Ficamos a saber que Bree é um pequeno passo para um mundo mais amplo. Apresenta-se como uma localização mais cosmopolita que o Shire, onde homens e hobbits vivem em comunidade, e onde caminhantes param regularmente para ficar na pousada. Segundo os Breenses, estes seriam os habitantes primitivos e descendes dos primeiros homens:

Citação de: Página 180
"Eram os habitantes primitivos e os descendentes dos primeiros homens que tinham chegado ao Ocidente vindos do mundo médio. Poucos tinham sobrevivido às convulsões dos Tempos Antigos, mas quando os reis voltaram, pelo Grande Mar, encontraram os Homens de Bree ainda na Breelândia, e lá continuavam agora, quando a recordação dos antigos reis já se desvanecera."

Ficamos também com algumas noções do seu tamanho e arquitectura. Para mim, é das coisas mais ricas na literatura de Tolkien. A atenção aos detalhes e a caracterização dos lugares, que nos ajudam a imaginar estes lugares como se fossem reais:

Citação de: Página 181
"A aldeia de Bree tinha umas cem casas de pedra da Gente Grande, principalmente acima da Estrada, alcandoradas na encosta e com janelas viradas para ocidente. Desse lado, formando mais do que um semicírculo que partia do monte e terminava no monte, havia um fosso fundo com uma sebe densa, do lado de dentro. A estrada passava-lhe por cima, por um passadiço, mas no ponto onde atravessava a sebe barrava-a uma grande porta. Havia outra porta do lado sul, onde a Estrada saía da aldeia."

Por fim, temos a introdução de uma nova personagem (e que personagem!), apesar de nesta altura não se imaginar quem é Passo de Gigante e qual o seu objectivo.




Deixo aqui algum material (ilustrações, músicas, etc) para poderem apreciar:

A famosa ilustração de Ted Nasmith de Prancing Pony.

A aldeia de Bree no jogo Lord of the Rings Online. Dá para ver Barrow Downs ao fundo do lado esquerdo.
“If most of us valued food and cheer and song above hoarded gold, it would be a merrier world.” - Thorin Oakenshield

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*
Offline Offline


Mensagens: 1727

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Re: Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado
« Resposta #1 em: Junho 20, 2018, 01:42:48 pm »
Ysgrimir, adoro as tuas imagens, ADORO!!  :clap:

Na verdade foi um infeliz acidente esse de Frodo, que para desviar as atenções de Pippin tenha... chamado tanta atenção para si!  :huh:

Também nos apercebemos que há pelo menos três personagens com uma postura muito suspeita, o breense moreno, o sulista vesgo e Harry, o  guarda da porta, que têm um comportamento estranho. E no meio disto tudo, esse misterioso caminhante, de quem todos parecem desconfiar, que nos deixa na dúvida sobre as suas intenções, que parece tão bem informado, e no entanto... parece que há algo que nos faz acreditar nele ou, tal como Frodo diz mais adiante, desejamos acreditar.

As coisas estão a complicar-se!!  :ph34r:
Lacho calad! Drego morn!

Gimli
Maia
*****
Offline Offline


Mensagens: 1332

That's still count as one

Ver Perfil E-mail
Re: Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado
« Resposta #2 em: Junho 29, 2018, 04:03:42 pm »
Ficamos a conhecer mais um canto (no sentido literal da palavra) da Terra Média, pois não há mais nenhuma povoação nos arredores...
É um povo alegre e bem disposto e.... desconfiado de coisas misteriosas

É engraçado ver o medo do Sam da gente grande, e como Frodo se apercebe que afinal "Underhill" não foi propriamente uma boa escolha :poster_oops: e acaba por ter que inventar uma historia para se poder integrar, mas que não corre lá muito bem...
E é bom recordar a versão original de como o Frodo mete "o dedo na argola"

No entanto também tem umas partes misteriosas, logo após eles passarem o portão
Citar
Mal virou as costas, um vulto escuro saltou rapidamente por cima da porta e dissolveu-se nas sombras da rua da aldeia
Quando li isto supus que fosse um "caminhante" mas o Readers diz que de facto é Aragorn, que certamente já os viria a seguir desde que sairam da zona das antas... ou foi mero acaso "cruzarem-se" ao portão.

Uma coisa engraçada que eu li no Readers foi que pelos vistos não era para ser o Passo de Gigante aquela figura junto à parede... mas sim um hobbit (Peregrin Boffin) Só depois mais tarde Tolkien mudou a descrição da figura para um homem ainda sem saber que seria Passo de Gigante :XD:

Esta personagem é na altura bastante enigmática, pois parece demasiado bem informada, mas como nunca agiu contra os hobbits (suponho que com a informação que tinha sobre os hobbits seria facil rouba-los se assim o quisesse) o mistério prende-nos um bocado a ele...

Com este acontecimentos todos o Merry acaba por ficar esquecido (a um canto)...

Gostei das tuas imagens Ysgrimir,
Aproveito para deixar algumas do altas





Acredito que o Sr. Eru nos poderá presentear com algumas do "Journey of Frodo"  :P



Eru
Moderador Global
Vala
*****
Offline Offline


Mensagens: 4861

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
Re: Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado
« Resposta #3 em: Julho 04, 2018, 05:18:54 pm »
Desculpem o atraso mas aqui vai - mais vale tarde do que nunca  :P

O capítulo é curtinho e as coisas começam a apertar.
A chegada a um povoado, o regresso da ameaça dos Cavaleiros Negros, novas personagens enigmáticas...


Deixo aqui uma ilustração, dos irmãos Hildebrandt, mostrando o Garrano:


Um mapa do próprio Tolkien de Bree:


E o esquema do Journey of Frodo


Já agora, deixo também a versão musicada do poema pelos Tolkien Ensemble! :wee:
https://www.youtube.com/watch?v=3Kj0P5SdiaY

e... o próprio Tolkien a ler este poema! :D
https://www.youtube.com/watch?v=Y2IPN53iaec
« Última modificação: Julho 04, 2018, 10:55:15 pm por Eru »

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Senhor dos Anéis » Liv. 1 - Capítulo IX - A tabuleta do Garrano Empinado