Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Senhor dos Anéis » Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha

Autor Tópico: Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha  (Lida 176 vezes)

Gimli
Maia

That's still count as one

Ver Perfil E-mail
Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha
« em: Abril 20, 2018, 06:14:46 pm »
A Floresta Velha

A aventura continua

Merry continua a demonstrar o seu espírito de liderança nesta etapa... É ele que guia o grupo de uma forma confiante.
De acordo com a sua experiência na floresta, Merry dá-nos um conjunto de características que destacam a Velha Floresta das demais:
Tudo nela está mais vivo e mais consciente do que se passa
...não gostam de desconhecidos. Observam-nos
... as mais antagónicas podem deixar cair um ramo, estender uma raiz, ou prender-nos com um sarmento comprido
Tive a impressão que todas as árvores estavam a segredar umas ás outras, a transmitir noticias e intrigas numa linguagem incompreensível. E os ramos oscilavam e pareciam tactear, embora não houvesse vento nenhum. Dizem que as árvores se mexem, realmente, e são capazes de cercar desconhecidos e não os deixar passar

Esta não é de todo uma floresta normal... Aparentemente (corrijam-me se tiver errado) na Segunda Era, a Velha Floresta e Fangorn eram uma só. Portanto não seria de estranhar que se tivesse cruzado com um Ent  :ent_b:

Merry também conta que há uns tempos atrás que atacaram a vedação, no entanto no readers diz que floresta apenas se estava a propagar naturalmente.
Tolkien é bem conhecido pelo seu amor à natureza, quando nos apresenta o Shire dá-nos retratos fabulosos da natureza quando é cuidada e tratada devidamente pelo homem... Na Floresta Velha, acho que seria um pouco daquilo que Tolkien gostasse que acontece-se quando desrespeitam a natureza, que ela se vire contra o homem.

Depois temos uma referência á colina das antas
Vivem diversas coisas estranhas no coração da floresta e do lado oposto
e à personagem mais intrigante do capitulo (que vou deixar para o próximo capitulo o debate  :P)
Mas há qualquer coisa que faz caminhos

O sentimento de opressão causado pela floresta é constante ao longo do percurso, mas piora a partir do momento em que eles descem da clareira. As árvores começam a brincar aos labirintos e a leva-los para o vale Withwindle, que segundo o Merry é a parte pior da floresta.
No entanto não encontrei nenhuma informação do que poderá haver de tão mais estranho nesse vale :hmm: :dunno: Tirando o Velho Salgueiro

Após percorrerem cerca de 30km (da Bucklandia) chegam então Velho Salgueiro. Achei que o sono súbito dos 4, algo de estranhamente suspeito, concluo que possa ser umas das coisa que o Merry se referia. Quem também achou estranho foi Sam, que por "providencia divina" se afastou para ver os póneis e foi o único que não adormeceu, podendo assim salvar o Frodo ser afogado.
Apesar de não haver referência (que eu tenha encontrado) acham possível que o salgueiro estivesse a agir sobre acção do anel?

É neste momento de aperto (literalmente) que surge mais um daqueles encontros providenciais. Surge-nos Tom Bombadill, que por artes "mágicas"  solta os hobbits e os leva para sua casa.

Vou deixar a "analise" desta personagem para o próximo capitulo, dizendo apenas que sempre o achei como uma personagem curiosa, engraçada na forma de vestir, mas muito estranha  :XD:

Ficam aqui umas curiosidades que li no Readers Companion.
Tom Bombadill era o nome de uma boneca que os filhos de Tolkien tinham e que é descrita tal e qual era.
O Velho Salgueiro é um "arqui-inimigo" de Tom, e toda esta interacção do Salgueiro e dos hobbits é toda ela baseada na aventura de Tom e do Salgueiro

Deixo aqui o mapa do percurso deles pela floresta, cortesia do Sr. Eru, do livro Journeys of Frodo

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Re: Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha
« Resposta #1 em: Abril 26, 2018, 01:58:11 am »
Adorei a imagem Gimli  :yes:

Há medida que fui relendo o capítulo, achei "quase normal" que a Floresta estivesse "zangada", depois de terem feito aquela grande fogueira. Sem duvida que ali as árvores estavam muito mais despertas... e desconfiadas também. Também mostra o poder que ainda existia nessa floresta, ao ponto de "obrigarem" os hobbits a irem por onde queriam que eles fossem, fazendo um caminho para eles. Este capítulo e o próximo sempre foram, para mim, muito misteriosos e intrigantes. Também nos mostra, por muito que gostemos de árvores, que algumas podem ser más  :crying: o coração do velho salgueiro já estava podre. Curiosa essa ideia do anel poder ter tido alguma influência no comportamento do velho salgueiro. Eu Adoro o Tom Bombadil, gostava de o conhecer  :P
Lacho calad! Drego morn!

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
Re: Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha
« Resposta #2 em: Maio 09, 2018, 07:18:18 pm »
Excelente post Mestre Anão :yes:

Pois bem, aqui entramos na Floresta Velha que, pelo ambiente não apenas lembra Fangorn - sim, na 1ª e 2ª era toda a zona entre o Shire e Gondor era uma grande floresta :w00t: - mas também a viagem de Bilbo na Floresta Tenebrosa. O clima abafado, a falta de ar e de luz, lembrei-me precisamente de Bilbo e dos anões.
Eventualmente os Ents "acordaram" as árvores e depois não mais lá voltaram. Daí o Salgueiro ter ficado com mau feitio :lol:
Acho este só actuou por si, sem sentir o Anel que, nesta região podia estar mais adormecido - ou será que foi precisamente o Anel que os levou precisamente às Antas depois?... a ver num próximo capítulo! :rolleyes:
E atenção pois o Salgueiro é o primeiro "inimigo" que aparece no livro! Em bom rigor os Cavaleiros Negros nada fizeram até agora - apenas perseguiram :P
E este primeiro inimigo é... uma árvore! :D

A chegada de Tom Bombadill é realmente uma quebra do "protocolo" :P Não digo mais sobre ele pois poderemos aprofundá-lo no próximo cap.
Aqui deixo a música dos Tolkien Ensemble adaptando o poem que Tom canta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RRVIVJjuaHE

Deixo também três imagens que gosto muito:
A cena de Tom a salvar os Hobbits, por Ted Nasmith

Tom Bombadil pelos irmãos Hildebrandt que para mim representa na perfeição a personagem!

E o desenho do próprio Tolkien do Salgueiro :D

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Senhor dos Anéis » Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha