Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » A Desolação de Smaug » The Hobbit a desolação de Smaug

Autor Tópico: The Hobbit a desolação de Smaug  (Lida 1667 vezes)

JoaoFA
Elfo

Ver Perfil E-mail
The Hobbit a desolação de Smaug
« em: Dezembro 09, 2013, 03:57:09 pm »
Olá,

Acabei de ver o filme e estou muito triste. Desta vez o Peter Jackson, não respeitou em nada o livro e introduziu enormes mudanças.

Tenho pena porque podia ter feito muitas das cenas sem alterar tanto a história.

Sem querer estar a estragar-vos o filme não posso deixar de dizer que orcs e elfos a lutarem na cidade do lago ou a companhia de anões não chegar toda a Erebor, etc me desiludem.

A nível de efeitos e de acção o filme está brutal.

Saudações Tolkienianas

Utúlie'n aurë! Aiya Eldalië ar Atanatári, utúlie'n aurë!

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
Re: The Hobbit a desolação de Smaug
« Resposta #1 em: Dezembro 09, 2013, 04:19:19 pm »
Pois, foi o que temi ao ver trailers e notícias  :( mas como ja disse: livros sao livros e filmes sao filmes! Se misturamos os dois é certo que passamos a "odiar " um deles!
E pelo que deduzi nao havia necessidade de tanto ... Mas pronto!

Gimli
Maia

That's still count as one

Ver Perfil E-mail
« Resposta #2 em: Dezembro 09, 2013, 09:47:44 pm »
Sem querer estar a estragar-vos o filme não posso deixar de dizer que orcs e elfos a lutarem na cidade do lago ou a companhia de anões não chegar toda a Erebor, etc me desiludem.

Apenas vieste confirmar o que eu já desconfiava... Agora vamos ver até que ponto   :beat:

Rover
Artífice do Tesouro
Humano

adharmâya nâ

Ver Perfil E-mail
« Resposta #3 em: Dezembro 19, 2013, 12:00:46 pm »
A dupla do argumento adaptado, Jackson/Boyens, desta vez foi longe demais a adaptar o argumento ao gosto dos filmes de ação de Hollywood.

O Hobbit tem quadros, quando muito, para tres filmes. O SDA tem quadros para seis filmes. O proprio Tolkien queixava-se que tinha introduzido na sua obra 'muita densidade' e isto foi um dilema dos diabos para a dupla de argumentistas, de descobrir o que deixar e o que cortar. O que foi cortado no tres filmes do SDA, é acrescentado neste Hobbit, para o tornar da mesma dimensão mas, falta o talento para isso. O argumento adaptado devia conter-se ao que está na obra. Os retalhos implantados, para mais um filme, de certeza que vão a contragosto dos fãs que sabem o que é genuino do que é 'agrafado', com um infimo talento.

mas as estatuetas de hollywood é que mandam.

eu não vou ver este Hobbit, até porque a seguir estas linhas de adaptação do Hobbit, o terceiro episodio ja só vai ter, do que conhecemos do livro, o nome?!!

:D

Tulkas_Astaldo
Vala
*

We have lumps of it down the back

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #4 em: Dezembro 19, 2013, 12:31:31 pm »
Mesmo assim fiquei com o sentimento que colocando o essencial do livro era possivel ser fiel ao livro e fazer tudo em 2 filmes. Existe muito tempo dedicado a cenas de acção bastante longas. É exactamente isso que hollywood gosta hoje em dia.

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #5 em: Dezembro 19, 2013, 12:39:20 pm »
Mesmo assim fiquei com o sentimento que colocando o essencial do livro era possivel ser fiel ao livro e fazer tudo em 2 filmes. Existe muito tempo dedicado a cenas de acção bastante longas. É exactamente isso que hollywood gosta hoje em dia.

E eu acho que dava para 3 filmes, mas não tinham que ser obrigatoriamente de quase 3h cada um!!! O segredo era filmes mais pequenos mas mais fiéis! :neutral:

Aulë, o Valar
Humano

Pai dos Anões

Ver Perfil E-mail
« Resposta #6 em: Dezembro 19, 2013, 04:14:02 pm »
Eu acho que não se devia dar tanta importância ao facto dos filmes se afastarem dos livros... Cinema é cinema, e literatura é literatura.... deviamos dar-nos por contentes por termos os filmes que temos

Tulkas_Astaldo
Vala
*

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #7 em: Dezembro 19, 2013, 05:51:39 pm »
A questão para mim é que uma obra é uma obra. Mesmo quando tens os direitos dela nas tuas mãos, penso que deve existir respeito a obra em causa, e não me parece artisticamente legitimo que se tente moldar essa obra de acordo com os nossos desejos pessoais. Se adaptas algo adapta bem.

A mudança de meio, implica que existam modificações. Não me incomoda que o filme se afaste do livro por momentos desde que isso seja justificável. Dificilmente íamos ter um filme com sentido se o argumento seguisse a 100% o livro.

Uma coisa totalmente diferente é introduzir modificações desnecessárias porque se acha que o filme fica mais bonito.  Seja por elfos na batalha do abismo do elmo porque era giro mostrar elfos em combate, seja dividir o grupo de anões porque queremos dar ainda mais dramatismo ao ataque á cidade do lago. Arranjar um flirt entra uma elfa e um anão porque se calhar queremos apelar ao publico feminino que normalmente não vê estes filmes, so on.

Cinema é cinema, e literatura é literatura de facto, mas se é para contar uma história que alguém teve o trabalho a escrever, e que muita gente gosta, então que se conte essa história, e que se resista a tentação de vou mexer na história porque sim, tenho o poder para isso, a não ser que seja para permitir que essa história faça sentido em cinema.

Para mim é sempre preferível seguir a história que se está a adaptar sempre que possível. Por exemplo eu achei muito bem o que o Spielberg fez com o final de Guerra dos Mundos. Ele foi muito criticado porque seguiu nesse caso o final do livro (que na altura fazia muito sentido, mas que hoje pode parecer parvo), mas aquela era a obra que ele estava a adaptar, aquele foi o final escolhido.

Brillyra
Elfo

Strike Against, Rise Anywhere

Ver Perfil E-mail
« Resposta #8 em: Dezembro 19, 2013, 06:52:24 pm »
Cinema é cinema, e literatura é literatura de facto, mas se é para contar uma história que alguém teve o trabalho a escrever, e que muita gente gosta, então que se conte essa história, e que se resista a tentação de vou mexer na história porque sim, tenho o poder para isso, a não ser que seja para permitir que essa história faça sentido em cinema.

Concordo. Fiquei tão desapontado com o primeiro filme do Hobbit que ainda nem fui ver o segundo. Vou ver, claro, mas com as expectativas no mínimo, até porque pelos spoilers que já vi, o fosso em relação ao livro aumenta.
Anar orta or ilyë I lumbi.

Aulë, o Valar
Humano

Pai dos Anões

Ver Perfil E-mail
« Resposta #9 em: Dezembro 20, 2013, 03:54:52 pm »
Lá está, como eu já disse, na minha opinião é preferível ter os filmes como eles estão a não ter nenhum filme! E temos que perceber que estes filmes não são feitos para os fãs de Tolkien exclusivamente, sendo que a percentagem de pessoas que vêm estes filmes e nem sabem quem é o seu autor é muito maior do que as que sabem. Estes filmes vendem muito, não devido aos fãs de tolkien, mas devido aos fãs de cinema. Tudo gira á volta do dinheiro, e num filme com budget de 300 milhões ainda mais.

Tulkas_Astaldo
Vala
*

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #10 em: Dezembro 20, 2013, 06:20:33 pm »
Certo, mas o que eu disse é que se podia obter algo que podia ter sucesso comercial, e ser mais fiel ao mesmo tempo.

Aulë, o Valar
Humano

Pai dos Anões

Ver Perfil E-mail
« Resposta #11 em: Dezembro 20, 2013, 07:04:41 pm »
O problema é que o sucesso comercial pretendido para este tipo de filmes tem que ser elevado ao máximo.... e vão sempre estar lá coisas de que nao gostamos :S

Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

Túrosto, i anvorima Valakhosta

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award7
award10
award12
award13
« Resposta #12 em: Dezembro 20, 2013, 10:59:26 pm »
Entendo a tua posição caro criador de tão excelente raça mas não me parece que algumas das coisas que vi fossem necessárias, seja em relação à velocidade do filme, seja em relação à fidelidade para com a obra.

Não tem sentido algum criar um pseudo-triângulo amoroso entre 1 anão, 1 elfo e 1 elfa. Não tem sentido "separar" o grupo apenas para justificar a presença da dita elfa. O Hobbit não é uma história de "amor". É uma aventura. Trocava de bom grado essas cenas por outras que dariam ao filme uma profundidade maior. Não entendo como ninguém se insurge com  forma como os anões estão retratados neste filme. Para mim até é o que mais me incomoda. De todo o grupo só consigo mesmo "bater palmas" ao Bilbo (Martin Freeman é excelente).

Aulë, o Valar
Humano

Pai dos Anões

Ver Perfil E-mail
« Resposta #13 em: Dezembro 20, 2013, 11:20:12 pm »
eheheheh  :gimli: :bowdown:

pois, mas sabes que a quantidade de pessoas que adora a tauriel e o kili é gigantesca...
para mim a tauriel nem deveria existir, e o kili como está é horrivel (muito humano), mas eu, chegando ao facebook do filme e vendo os comentários, fico surpreendido com a quantidade de gente que gosta deste romancezeco da treta... eu sei que estraga o filme para fãs como nós, mas é a vida  :neutral:

Brillyra
Elfo

Strike Against, Rise Anywhere

Ver Perfil E-mail
« Resposta #14 em: Dezembro 21, 2013, 02:30:41 am »
Blockbuster fans  :thumbdown:

Sinceramente, eu acho que só pela marca que o Hobbit já tem, por si só, dava o hype mais que necessário para vender bilhetes aos milhões.. não precisavam de argumentos de circo, totalmente exagerados, manipulados e a milhas da obra.

Mas pronto, vivemos no capitalismo, prioridade é toda do lucro, o resto é secundário.  :sign:
Anar orta or ilyë I lumbi.

Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » A Desolação de Smaug » The Hobbit a desolação de Smaug