Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » O aspecto de Gollum

Autor Tópico: O aspecto de Gollum  (Lida 1356 vezes)

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
O aspecto de Gollum
« em: Janeiro 06, 2013, 05:58:43 pm »
 :hmm: Uma questão que o meu filhote levantou depois de ver o filme (ADOROU, claro  B)) foi o aspecto de Gollum.

No Senhor dos Anéis vemos que Bilbo, enquanto esteve com o Anel, ficou "muito bem conservado"... penso que isso não quer dizer que não envelheceu nada, mas que afastou dele a velhice, e assim que deixa o Anel envelhece com alguma rapidez. Perfeitamente aceitável.

Já o Um Anel consumiu Gollum completamente, transformou-o (a ponto de já nem se lembrar do nome) e penso que, se não fosse um Hobbit já o teria transformado num espectro.
No entanto, ao estar separado do Um por 60 anos, isso não devia ter provocado nele grandes alterações a nível físico? Ou até mesmo a morte? Ou ele já estava tão ligado ao Anel que também preduraria enquanto o Um existisse?
Opiniões  :)
Lacho calad! Drego morn!

Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

Túrosto, i anvorima Valakhosta

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award7
award10
award12
award13
Re: O aspecto de Gollum
« Resposta #1 em: Janeiro 06, 2013, 07:05:26 pm »
Muito boa questao.

Vejamos o que sabemos (ou o que me lembro).
O anel transforma todos menos o seu legitimo dono em espetros. Isto e dito por Gandalf no livro, creio que após o ataque dos espetros no vau do Bruinen. Isto é aceite por mim como sendo uma regra.

Bilbo teve o anel muito pouco tempo comparado com Gollum, mas também o utilizou muito menos vezes o que o ajudou a manter o "aspeto" jovem.

Outra coisa que creio foi Gandalf que disse  é o tipo de "coração" de quem o detem. A maldade do anel é mais visivel se o utilizador for mau e menos se for bom, sendo que no fim todos são subjugados à maldade intrínseca do anel.

Em relação a Gollum e o seu aspeto.

Sendo ele um hobbit alguma bondade teria no fundo do seu coração, senão como se explica a forma como lidou com Bilbo (o ter acabado de comer não me chega como justificação). Quando perdeu o anel ainda demorou um tempo até ter coragem de sair das montanhas, e penso que o desejo de voltar a ter o seu "precioso" fez com que não morresse assim que o perdeu. Isso e a sua fome de vingança em relação ao ladrão. Ele só vivia em função do anel e foi isso que ajudou a manter o aspeto que tinha, ainda por uns valentes anos. Outra questão. Porque não se transformou em espetro? Para mim é lógica pura. Gollum encontrou o anel quando Sauron mais não era que um espírito sem poder e perdeu-o no momento rm Sauron voltava o seu pensamento para o seu maior tesouro.

Tudo isso pode ajudar a aceitar a falta de mudança de aspeto do Gollum.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Re: O aspecto de Gollum
« Resposta #2 em: Janeiro 06, 2013, 07:35:55 pm »
Meu caríssimo Mestre Azaghal, vós devíeis saber que os aneis de poder não transformavam Anões em espectro  ^_^  Aulë fê-los bem resistentes, até mesmo ao poder de Morgoth, por isso nenhum se transformava em espectro  B) apenas fazia os seus corações ficarem ainda com mais desejos de riqueza, o que também era mau  :( penso que foi a fama da riqueza de Erebor  que atraíu Smaug para lá.

Por acaso gostei muito desta parte do filme, penso que dá para perceber que Thrain tinha um dos Sete Aneís dos Anões  :)

Mas os Anões não se transformavam em espectros e isso deixava Sauron furioso  :evil: há qualquer coisa sobre isso nos Contos, tenho de procurar.
Lacho calad! Drego morn!

Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » O aspecto de Gollum