Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » Ante-estreia - Impressões

Autor Tópico: Ante-estreia - Impressões  (Lida 11959 vezes)

Arwen_Evenstar
Maia

... her dark hair were touched by no frost...

Ver Perfil WWW E-mail
Re: Ante-estreia - Impressões
« Resposta #30 em: Dezembro 13, 2012, 10:13:49 pm »
Bom, é a minha vez. Eu não me vou alongar muito, porque muito do que havia a dizer já foi dito. No entanto, acho que consigo falar do filme com distanciamento suficiente do livro, uma vez que apesar de conhecer a historia principal, há muitos pormenores que me escapam e muitos já não recordo. É talvez um bom pretexto para voltar a ler os livros de rajada.

Dito isto: escusado será dizer que adorei o filme. É longo? É. Já o LOTR é. E por mim, pode durar 4 horas se quiserem: o universo da Terra Média, os personagens e aquelas paisagens são - para mim - motivo suficiente para ficar agarrada.

Acho que o PJ conseguiu um equilibrio interessante entre fazer a ponte com o LOTR e permanecer fiel ao espirito do livro - mais orientado para a petizada, e dai toda  a cena Radagast, coelhinhos, a natureza, e olha ali mãe o dragão mau e aquele fantasma branco e aquele fantasma neeeegro e os anões a cantar que fofinhos e oh filho tá quieto, deixa a mãe apreciar o Thorin...

Os paralelismos com o LOTR são evidentes - a luta entre o Azog e Thurin em que este corta a mão ao orc bastava apenas trocar os personagens e estaria a ver o inicio do FOTR com o Isildur e Sauron. Mas eu acho que esta ligação é necessária pois os objectivos nos dois livros são paralelos: há dois herois (um natural e o outro não), uma demanda, um inimigo com comparsas, uma equipa para derrubar o inimigo e seus aliados.

Quanto á luta com o Azog, eu interpreto do seguinte modo: Thurin tem um medo de falhar tremendo - tal como o Aragorn, ele julga que é fraco - e isso traiu-o na altura H. E pronto, lá estava Bilbo para o safar. E com certeza que Thurin irá ter outra oportunidade para provar que consegue eviscerar um Orc branco.

E pelo que estive a ler de uma entrevista com o Lee Pace <Thranduil> preparem se porque parece que o nosso amigo Necromante vai andar a fazer das suas na batalha dos cinco exercitos...
Though here at journey's end I lie in darkness buried deep, beyond all towers strong and high, beyond all mountains steep, above all shadows rides the Sun and Stars forever dwell: I will not say the Day is done, nor bid the Stars farewell

Nesitaworldtour   para quem quer ir à descoberta

Arwen
Maia

Aiya Eärendil, Elenion Ancálima!

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
« Resposta #31 em: Dezembro 13, 2012, 10:30:04 pm »
E pelo que estive a ler de uma entrevista com o Lee Pace <Thranduil> preparem se porque parece que o nosso amigo Necromante vai andar a fazer das suas na batalha dos cinco exercitos...

A Batalha-dos-Cinco-Exércitos-Mais-Aquele-Marmanjo-Que-Não-Devia-Lá-Estar  :P Mas era de esperar, afinal quem não se lembra da cena extendida do Regresso do Rei com o Gandalf vs. Rei Bruxo

"Tinúviel elvanui Elleth alfirin edhelhael O hon ring finnil fuinui A renc gelebrin thiliol... "
Tinúviel [the] elven-fair, Immortal maiden elven-wise, About him cast [her] night-dark hair, And arms [like] silver glimmering..."

Gimli
Maia

That's still count as one

Ver Perfil E-mail
« Resposta #32 em: Dezembro 13, 2012, 10:48:09 pm »
Bem acho que no fim de tanta analise já não deve haver muito a acrescentar...

O que mais gostei e sem entrar em grandes detalhes:
- Erebor (ou Eriador, não sei, o meu mapa ainda está ao contrario) e Rivendel
- O jantar em casa do Bilbo, acho que é a cena que está mais fiel ao livro.
- A caracterização doa anões, mesmo que não saibamos os nomes, cada um tem um ou vários traços que permite identificar/referir
- A cena dos trolls tem a sua graça
- O jogo das adivinhas, interpretação brilhante daqueles dois (não desfazendo outras no geral)
- A banda sonora, mesmo contendo algumas faixas do SDA
- A batalha ás portas de Mória, (quero acreditar que me pareceu mais confusa por causa do 3D)
- Nunca mostraram o dragão todo, assim deixa sempre uma certa dose de ansiedade para ver como ele é realmente.
- E uma pitada de humor de vez em quando (ou então era eu que me ria de cada vez que via uma calinada)

Agora passando ao que não gostei, tentando excluir o facto de estar familiarizado com a obra, e tendo em conta que mais do que ser fiel ao livro, este filme (e os que se seguirão) tem como objetivo arrecadar umas estatuetas e ser um possível recordista de bilheteiras.

- O conselho branco... A barba de Sauruman, o branco estava mais preta do que outra coisa e a interpertação dele deixou-me um bocado  :neutral:, e Gandalf e Galadriel parece que tem um caso. (Elrond à caça?? :daa:)
- Radagast e os seus coelhos duracell,
- Azog... há demasiado disto no cinema, tudo o que não morre à primeira, aparece mais tarde e supostamente mais mais forte.
- Geografia... Pergunto-me se, os habitantes de Gondor ou Rohan por exemplo, o que é que eles chamariam a Dol Gudur? Monte Sul? Ou Monte Norte? E obrigado Eru por teres feito essa pesquisa da vista de erebor do ninho das águias.
- Os gigantes não eram gigantes, quando vi "aquilo" a primeira coisa que me veio à cabeça foi os titans da mitologia grega

Vou voltar a ver certamente, não em 3D, e em relação ao encontro de gandalf com Thrain, quando ele recebe o mapa e a chave vai ser esperar para ver. Pois eu achava que a cena que aparece no trailer do gandalf em "monte sul" seria dada em flash back, mas já abandonei a ideia, pois só agora é que gandalf tem "autorização" para lá ir, e a espada que ele tem é a glamdring.

BTW: O Gandalf fez a gentileza de mudar o meu nome antigo do forum (Zito) para Gimli, pois eu já tinha manifestado interesse nessa mudança ;)  :thumbup:
Lamento Azaghal, já não és o unico anão do forum :P

Brillyra
Elfo

Strike Against, Rise Anywhere

Ver Perfil E-mail
« Resposta #33 em: Dezembro 14, 2012, 05:04:04 am »
Hum, pois, basicamente o filme já foi criticado na generalidade, os pontos fortes e fracos e opiniões pessoais já foram postas em foco.

Quanto a mim

Pontos Fortes

- As actuações parecem-me todas muito boas, contudo parece que o Gandalf está melhor no SdA.

- O elo de ligação com o SdA está bom.

- Duvidei de algumas das caracterizações dos Anões, mas no overall gostei de ver. Se mudasse algum, só mesmo o Thórin para parecer mais "anão".

- Arquitectura - magnificente, principalmente Dale/Erebor, um abuso, simplesmente de cortar a respiração!

- Efeitos especiais estão óptimos como era de esperar.

- Música, apesar de ser em larga escala um aproveitamento, o que é novo está em perfeita sintonia com o que já existia, e ajuda a criar o ambiente da TM. A canção dos anões está muito boa!

- Cena do buraco do Bilbo está bastante próxima do livro, o que me leva a gostar. Só alguns detalhes poderiam ter sido acertados.

- Apesar do que todos dizem sobre os Gigantes de Pedra, até gostei dessa parte e da maneira como foram criados, nitidamente uma alusão aos titans da mitologia grega como já foi referido.

- Azanulbizar muito bom, excepto Azog não morrer às mãos de Dáin.

- Destruição de Dale/Erebor, sucinta, mas interessante.

Pontos Fracos

- Detestei o Radagast. Acho que ridicularizaram a personagem, eu até entendo que tenham querido atribuir um carácter algo lunático para suscitar o riso, mas o Radagast é SÓ um Istari.. Isto inclui toda aquela palhaçada com os coelhos e tal.

- Continuando no Radagast.. Uma descoberta tão importante como o mapa de Thrain, acho que não deveria ter sido tirado o protagonismo aqui a Gandalf, nem que fosse em flashback. Assim não compreendo o porquê de ter sido o Radagast a descobrir tal coisa.

- E já que estou em Dol Guldur.. acho que falhou um pouco o ambiente sinistro e macabro que Dol Guldur deveria emanar.. Um bocado um pouco como fez lembrar Minas Morgul no SdA.

- Já que estou em Dol Guldur como o Radagast, era pelo menos escusada aquela "pseudo-luta" com alguém parecido com o Rei Bruxo de Angmar.. E aquela sombra de Sauron aka Necromante também não me convenceu, como já disseram aqui, mais parece uma cena digna de Harry Potter :crazy:.

- Acho que tinham ficado mais a ganhar se tivessem feito o "rapto" nas montanhas mais fiel ao livro, aquele mecanismo do chão abrir parece-me muito sofisticado.

- O rei Gnomo, gostei da criação, exceptuando a voz, o que fez parecer que ele não era temível de todo, parecia mais um afectadinho.

- Clarão do Gandalf deslocado, ali no meio do nada, :glare: faz parecer que ele sozinho trata do assunto.

- Perdida e achado do anel - horrível!! É tudo aleatório, e ao mesmo tempo bastante sem importância.

- Fuga do túnel (Bilbo) - bah! Quase não se sente aquele sentimento de urgência e quase fracasso quando ele tenta fugir pela porta guardada por gnomos, depois de ter deixado o Gollum para trás. No filme até pareceu fácil.

- Também achei desnecessário aquela repesca da cena do Gandalf, quando se safa de Orthanc, tinha dado mais piada o aparecimento das águias ser imprevisível, num momento de desespero.

- Azog - what the fuck? Este não é o teu filme, sai. Se queriam que aparecesse um Orc-Vilão que fosse o filho dele, Bolg.

- A geografia  :thumbdown: parece que a Montanha Solitária é logo ali, diminuem MUITO a imensidão da TM.

- Conselho Branco parece pouco importante, e não gostei que fosse deslocado cronologicamente.. parece que tudo tem de acontecer ao mesmo tempo à medida que o guião se vai desenvolvendo.

- A cena dos Trolls acaba demasiado bruscamente, com o Gandalf a mandar o seu special trick "quebra-rocha". Ah, antes disso, também preferia a maneira como a cena está tratada nos livros: Gandalf engana os Trolls imitando as suas vozes.

- Também acho que o filme podia estar mais escuro nos túneis dos Gnomos.. parece pouco ameaçador e cheio de luz difusa, quando aquilo é breu.

- 48 fps.. não gostei muito sinceramente, nos close-ups acho que ficam demasiado rápido os movimentos. Mas ainda não sei bem, talvez seja por não estar habituado a ver assim.

- 3D - essa tecnologia só serve para encher os bolsos dos cinemas com uma taxa de +2,20€!! Excepto uns detalhes, não vale a pena de todo.

- Legendas lastimáveis, que falhas foram aquelas? :dunno: Se são profissionais que as fazem, podiam estudar um bocado a obra antes de as fazerem.. Que mania é esta agora de traduzir tudo? Dol Guldur = Monte do Sul?  :no: até faz parecer esse sítio inofensivo! Erebor = Eriador?! :wacko:  Esta mata todas! Até nas falas ser percebia perfeitamente E-R-E-B-O-R. Ao menos não apareceu Metadílio, que era a facada final..!

No fim de contas, gostei bastante do filme, não me surpreendeu muito, nem fiquei muito deslumbrado, mas secalhar eu (nós) é que já estamos demasiado exigentes.

Também é preciso ter em conta o modo como o livro está escrito, que o faz parecer menos sério que o SdA, apesar de ser uma estória importantíssima da história da TM! Com algumas partes infantis/divertidas, o filme ainda consegue parecer sério o suficiente, apesar de se notar a diferença para o SdA.
« Última modificação: Dezembro 14, 2012, 05:09:00 am por Brillyra »
Anar orta or ilyë I lumbi.

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #34 em: Dezembro 14, 2012, 08:53:09 am »
bem apontado, "Gimli", de facto o Gandalf ali na cena de Dol Guldur já tem a Glamdring na mão. Por isso será uma cena posterior e não em flashback :) portanto ficamos sem saber quando houve a entrega da chave e do mapa!  :poster_oops: Para não falar que está com um ar de Joker incrível (pelo menos nas imagens atrás)!

e como alguém referiu, gostei imenso também da cena inicial em que os filmes (H e SdA) começam "ao mesmo tempo" e se encontram, achei giríssimo.

bem lembrada tb a rocha à Indiana Jones para fazer bowling com os orcs  :daa: há uma série de métodos ali naquela fuga muito imaginativos, gostei especialmente dos orcs tarzan que ficam presos naquela estrutura que cai e fazem uma espiral lá à volta :D

ah, e é verdade... a barba do Saruman estava terrível!

João, e vão traduzir o "Deus" também (acho que era mais em "Valha-nos Deus", na cena dos Gigantes de Pedra)? :D Fiquei muito   :puke: :crazy: :no: :mad: :thumbdown: :glare: :huh: :blink: com essa! Ficaram de nos dizer alguma coisa antes de serem "libertadas" as edições digitais sobre isso?  :sign:
« Última modificação: Dezembro 14, 2012, 09:00:22 am por Mormegil »

Bijuca
Maia

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award13
« Resposta #35 em: Dezembro 14, 2012, 11:15:51 am »
Eu ADOREI o filme!!!!!!!! :clap: Acho até que superou as minhas expectativas!!!!Consegui sentir a magia da Middle Earth, ser transportada para ela e não me apetece nada voltar!!!!!! :lol: 

A cena que gostei menos, foi mesmo a dos gigantes de pedra....e o Azog era perfeitamente dispensável...aquela luta com o Thorin e depois a intervenção do Bilbo é um bocado parvinha!!!! Os anões estão muito fixes, embora alguns sejam demasiado lindinhos....!!!!!! Parecem mais humanos o que os descaracteriza um pouco....!!!

A geografia também podia ter sido mais bem tratada, mas só mesmo nós Tolkienianos é que topamos tais pormenores!!!!! Eu acho que este filme para quem não conhece os livros, está mais bem conseguido que o LotR!

Ah  também não gostei da maneira como o Bilbo saiu de casa....não percebo esta alteração, pois era muito fácil seguir o enredo do livro!

Quantoa ao que gostei mais....pois foi quase tudo!!! A musica, o Bilbo ( muito melhor que o Frodo!!!!), Bag End, Erebor....... tudo, quase tudo!!!! :wub:

Mas foram quase três horas de puro deliciamento ( nem sei se a palavra existe :lol:) e mal posso esperar para o ver outra vez!!!!  :w00t2: Se bem que o 3D também não me convence nada....dou por mim a ver tudo enevoado e sem grande definição em algumas partes de filme..

Quanto à legendagem, nem me apercebi de tudo, pois muitas vezes nem as leio, vou tomando mais atenção à fala dos personagens!!!!!

Maharet
Maia

Queen of the Damned

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award6
award12
« Resposta #36 em: Dezembro 14, 2012, 06:44:28 pm »
Acho que no fundo já foi quase tudo dito e estamos todos mais ou menos de acordo =p
Foram tomadas muitas liberdades e muitas delas eu diria que foi para aproximar a história ao senhor dos aneis (mas gostei que se note por todo o filme que esta tem um tom mais infantil) e por questões cinematográficas, aproveitar ter as personagens presentes para fazer as coisas mesmo que isso implique trocar a cronologia

a banda sonora é lindíssima. acho natural que vão buscar partes do senhor dos aneis, não deixa de ser tudo parte do mesmo. achei a cena da cantiga dos anões simplesmente arrepiante
o Martin Freeman deu um excelente Bilbo. eu já gostava imenso dele a fazer de Watson (Sherlock) portanto cheers a este excelente actor :toast:
o Gollum esteve espectacular, nuff said, e gostei imenso do visual do Balin
os efeitos especiais e os cenários são de babar, claro

do que não gostei mesmo
- a cena dos gigantes
- embora tenha gostado do design do rei gnomo, as piadas dele e a forma de falar estavam exageradas, em particular quando o Gandalf dá os seus golpes ou quando ele fala das espadas
- achei o tom das respostas de Saruman no CB um pouco demasiado cómicas
- a emboscada dos wargs

ainda que a história do azog tenha sido muito alterada, acho que temos que pelo menos concordar que a caracterização dele tá muito boa. eu pelo menos axo que é dos orcs com aspecto mais temível
o Thorin, o Fili e o Kili estão muito mais humanos que os outros, mas é um filme...

ah... e o 3D não faz mesmo falta nenhuma

(também quero ter assim vestidos compridos e depois rodar sob mim mesma a falar com as pessoas para ficar com uma espiral do vestido... pode ser? ou então nas reuniões andar com um vestido em volta da mesa com um ar magnifico... a sério, gostava. lol)

"Neste Jardim Selvagem, o lugar dos inocentes é nos braços do vampiro" - Anne Rice

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #37 em: Dezembro 14, 2012, 09:39:12 pm »

(também quero ter assim vestidos compridos e depois rodar sob mim mesma a falar com as pessoas para ficar com uma espiral do vestido... pode ser? ou então nas reuniões andar com um vestido em volta da mesa com um ar magnifico... a sério, gostava. lol)

Apoiadíssima! babei com o detalhe! :)

Arwen
Maia

Aiya Eärendil, Elenion Ancálima!

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
« Resposta #38 em: Dezembro 14, 2012, 11:17:05 pm »

Apoiadíssima! babei com o detalhe! :)

Ainda bem que não fui a única, caras vampira e Rainha do Mal  :lol: Foi absolutamente invejável

"Tinúviel elvanui Elleth alfirin edhelhael O hon ring finnil fuinui A renc gelebrin thiliol... "
Tinúviel [the] elven-fair, Immortal maiden elven-wise, About him cast [her] night-dark hair, And arms [like] silver glimmering..."

Saruman
Humano

Ver Perfil E-mail
« Resposta #39 em: Dezembro 16, 2012, 11:13:39 am »
Subscrevo os posts anteriores, sobretudo Brillyra, Eru e Azaghal.

Em relação à barba do Saruman, tenho impressão que era branca com madeixas pretas.

Já no Conselho Branco, não é nesta reunião que o Gandalf se põe a fumar cachimbo e a mandar os famosos "anéis" de fumo para dar a entender ao Saruman que o anel lhe escaparia se ele quisesse apanhá-lo? Há esta versão do Conselho Branco nos contos inacabados salvo o erro mas não sei se é nesta reunião que está também deslocada no tempo. Pensei que seria bom colocarem esta parte, uma vez que já fica patente nesta reunião que Saruman está já a evitar que as atenções se concentrem em Dol Guldur.

De resto, está tudo referido, os pontos fortes e fracos. No geral, uma apreciação bastante positiva da minha parte para o filme, pese embora as invenções e distorções.
O que mais gostei foi a cena das adivinhas e o que menos gostei foi a caracterização de Redagast.
Dai-me um ponto de apoio e moverei o mundo.

(Arquímedes)

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #40 em: Dezembro 16, 2012, 11:18:47 am »

E a nossa opinião sobre os efeitos giratórios do vestido da Galadriel, não?  :blink: tá mal!!!!  :beat: insensível!!!  :twisted:

Saruman
Humano

Ver Perfil E-mail
« Resposta #41 em: Dezembro 16, 2012, 11:21:55 am »

E a nossa opinião sobre os efeitos giratórios do vestido da Galadriel, não?  :blink: tá mal!!!!  :beat: insensível!!!  :twisted:

Ahahahah :D Eu nunca gostei da Galadriel como sabeis. Ela sempre foi mais pelo Gandalf  :grin:

(Arquímedes)

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #42 em: Dezembro 16, 2012, 11:39:42 am »
 :devil: boa!  :devil:

(e, sim, a barba do Saruman era muito fashion, com madeixas negras... este fds dediquei-o a ver as versões extended do LOTR, com as miúdas - hoje vamos para o Regresso do Rei - ontem foi tarde e noite!)
« Última modificação: Dezembro 16, 2012, 11:42:47 am por mellon-fa »

Saruman
Humano

Ver Perfil E-mail
« Resposta #43 em: Dezembro 16, 2012, 11:41:40 am »
Esses serões são sempre bem passados  :)

(Arquímedes)

Théoden
Artífice do Tesouro
Maia

Westu Théoden hál!

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award1
award4
award9
award12
award13
« Resposta #44 em: Dezembro 17, 2012, 10:27:31 pm »
Agora sou eu!  :D

Fui ver o filme sexta-feira passada (em 2D, porque não gosto de filmes 3D  :puke:). E tenho de dizer que no geral, não gostei. Já esperava algumas "liberdades" do PJ, mas acho que em vários pontos ele passou dos limites.

Mas vamos pela ordem dos acontecimentos.

- A parte que conta a história de Erebor está muito bem feita; serviu para contextualizar bem o filme. Acho somente que poderiam ter feito algo para localizar melhor a Montanha, para aqueles que não estão familiarizados com a Terra-Média; uma mera passagem pelo mapa da TM foi muito pouco, podiam ter contextualizado o caminho usando os cenários já conhecidos dos filmes do LOTR (Rivendell, Moria, etc.).
- O início do filme, após esse prólogo, é sensacional, muito fiel ao livro; a referência ao início do LOTR, com o Frodo pregando a placa no portão, ficou ótima. Justamente a parte na toca de Bilbo, que tantos têm criticado por ser infantil demais (eu não achei) é a que está mais próxima ao que Tolkien escreveu. A reunião dos anões estava deliciosa, e aqui o Peter Jackson merece os parabéns por ter conseguido, desde o início do filme, dar certa individualidade aos anões (não é fácil fazer um filme com 15 personagens principais!). Gostei do pormenor da empatia que surge desde o início entre Balin e Bilbo; no livro vemos que é justamente Balin o membro da comitiva dos anões de quem Bilbo se torna mais próximo; tanto que no final do livro, é Balin que visita Bilbo acompanhando Gandalf.
- O jeito como Bilbo sai de casa, ávido por aventuras e não "empurrado" por Gandalf, não é de todo grave, embora eu duvide que um Baggins fosse sair gritando Condado afora "I'm going to an adventure!"  :glare:, já que mesmo os Tûks eram bem discretos quanto a isso. Essa parte não foi mais que um prenúncio de uma mudança radical (essa sim, bem mais grave) na postura do Hobbit ao longo do filme. Gandalf diz na noite do encontro com os anões que se Bilbo voltasse, não seria mais o mesmo; mas nesse filme, ao sair correndo porta afora "para uma aventura", Bilbo já não é mais o mesmo, já não é o que se espera de um hobbit. Faltaram as muitas menções ao segundo café-da-manhã, as referências à chaleira chiando no fogo, a vontade de voltar para casa... a mudança na postura de Bilbo é muito mais paulatina no livro. Estão querendo fazer dele um herói, mas no livro ele é um anti-herói: assim como Frodo no LOTR, ele se mete quase sem querer numa missão para a qual não serve e é só através de um (lento) crescimento pessoal que ele acaba se tornando a peça-chave para o final feliz. Posso conceber Bilbo matando um lobo quase sem querer, só de segurar a Sting apontada contra ele; mas um hobbit depois atacando frontalmente um outro orc do porte de Azog é algo difícil de imaginar para mim. Bilbo é um burglhobbit, não um guerreiro.

Mas vamos adiante.
- A cena dos trolls me pareceu ter sido modificada para dar mais dramaticidade ao evento (e também mais destaque ao Bilbo, já com intenção de torná-lo o herói da comitiva); mas eu considero a cena original, do modo como está descrita no livro, até mais dramática, já que a comitiva está toda ensacada, sem perspectivas de escapar. O modo como Gandalf chega e resolve a situação é muito mais dramático e inesperado na história original do que no filme. Mas tudo bem, foi uma mudança menor para dar mais visibilidade ao Bilbo. Daí para frente é que a coisa desandou.
- A batalha de Azanulbizar, do ponto de vista visual, foi tremendamente bem feita; porém eu acho que ressuscitar Azog foi um pouco demais da parte do PJ. Concordo com os que disseram que ele poderia ter sido substituído por Bolg (que, pelo andar da carruagem, talvez nem apareça, sendo substituído por Azog na Batalha dos Cinco Exércitos -  meu palpite é que ele estará lá e ele e Thorin matarão um ao outro).
- Radagast estava ridículo. Como já disseram, apesar de excêntrico ele é um Istar. Mesmo assim, duvido que o verdadeiro Radagast se interessaria o bastante pela "escuridão" que caía sobre Floresta das Trevas a ponto de entrar em Dol Guldur; e mesmo que ele o fizesse, e descobrisse o Necromante, não sei se Radagast se daria ao trabalho de atravessar as Misty Mountains para avisar quem quer que fosse. Sabemos que ele sempre permaneceu afastado dos grandes problemas da TM. Ainda assim, supondo que Radagast de fato se envolvesse dessa maneira, por que o Conselho Branco foi realizado sem ele, que é um Istar e foi quem achou o Necromante? Não dá para entender.
- Sobre a perseguição dos wargs e a chegada em Rivendell: não vejo tanto problema no fato dessa perseguição não estar no livro; porém acho difícil que 13 anões e um hobbit conseguissem escapar a pé de um bando de orcs montados em wargs, mesmo tendo Radagast como boi de piranha para atrair a atenção. Tudo bem, uma licença poética perdoável. Também achei toda aquela animosidade entre elfos e anões desnecessária, pelo menos agora; acho que ela poderia ter aparecido após os anões recuperarem o tesouro, mas como ainda faltam dois anos para isso acontecer...  :glare:

- A cena dos gigantes de pedra ficou muito forçada. Como pode eles se balançarem por centenas de metros, em cima de braços de gigantes brigando, sem cair? E ainda por cima caírem no mesmo lugar em seguida, só com alguns arranhões? Cena digna de um episódio de McGyver.
- A fuga das montanhas podia ter sido muito melhor desenvolvida; o PJ esticou o caminho entre o Shire e as Montanhas e encurtou a passagem pela base orc, que aliás ficou parecendo filme do Indiana Jones. No livro essa fuga é muito mais dramática e demorada.

- A cena onde Gollum perde o anel, é para mim a maior falha do filme. O jeito como Gollum perde o anel não está em desacordo somente com o livro, está em desacordo inclusive com o prólogo do LOTR:
http://www.anyclip.com/movies/the-lord-of-the-rings-the-fellowship-of-the-ring/bilbo-baggins-takes-the-ring/
Mas não só isso: todos nós sabemos que o Anel deixou Gollum. Isso é mencionado várias vezes nos filmes e nos livros, e é um fato importante: o Anel tem vontade própria. A cena no filme do Hobbit fez parecer que a perda foi por acaso. Não gostei.
- Já a cena que vem em seguida, das adivinhas, é provavelmente a melhor do filme (mesmo que algumas adivinhas tenham ficado de fora), como já disseram. E a cena que vem após essa, de Bilbo se apiedando de Gollum e se recusando a matá-lo, além de ter ficado muito boa, é muito importante para a história do Anel como um todo. Palmas para o PJ que tomou o cuidado de incluí-la.
- Sobre a última cena, já falei: ridículo um hobbit como Bilbo enfrentar um orc como Azog de uma forma que muitos homens e anões não ousariam.

Acho que escrevi demais.  :lol: Mas está aí meu parecer. Visualmente o filme é muito bom, mas para quem tem uma ligação afetiva com a história do livro, deixou muito a desejar. As três coisas que não consigo engolir de modo algum são o Bilbo virando "herói" ao sair porta a fora, Azog ressuscitado e Gollum perdendo o Anel por acaso.

Who shall gather the smoke of the dead wood burning,
Or behold the flowing years from the Sea returning?
LoTR - Book III - The King of The Golden Hall

Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » Ante-estreia - Impressões