Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » Ante-estreia - Impressões

Autor Tópico: Ante-estreia - Impressões  (Lida 11958 vezes)

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
Re: Ante-estreia - Impressões
« Resposta #15 em: Dezembro 13, 2012, 04:15:35 pm »
com jeitinho essa visita de Gandalf é a imagem do teu avatar e tudo, Roger... :)

tive a investigar agora mais um pouco... e parece que essa visita de Gandalf surge num trailer (!?)

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #16 em: Dezembro 13, 2012, 04:20:27 pm »
Pois... eu também tinha a impressão que tinha visto Gandalf, ao que parecia, em Dol Guldur...  :yes: mas onde ficou essa cena, então? Num próximo filme?
Lacho calad! Drego morn!

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #17 em: Dezembro 13, 2012, 04:27:58 pm »
Sim Morm'! O meu avatar é uma imagem do John Howe da entrada o Gandalf em Dol Guldur! ( http://www.john-howe.com/portfolio/gallery/details.php?image_id=327 )
E a cena do trailer é do 2º filme... Claramente! Até porque ele diz que tem de ir lá invesigar (incentivado pela Galadriel...).
Portanto, ao invés de atacarem DG depois de ele deixar os anões aposto que irá apenas "investigar" nesse momento.
E o encontro com Thrain? Não sei se o farão sequer...
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 04:29:32 pm por Eru »

Silmarien
Editor de Conteúdos
Humano
*

Mad in Middle Earth

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #18 em: Dezembro 13, 2012, 04:29:02 pm »
Gostei muito! Mas acho que fazer nove horas de filme (e vão ser mais, esperem pelas Extended) vai ser esticar um bocado a corda.

Eu devia ter voltado a ler o livro, porque já não me lembrava de várias partes. É que a dada altura já deitava orcs, gnomos e trolls pelos olhos.  :rolleyes:

Menos:

1) Não gostei muito da parte do Necromante em Dol Goldur. Não transmitiu, minimamente, a sensação de poder e ameaça de Sauron... E desgostei, em especial, daquela névoa negra que quase se transforma numa figura humana... aquilo estava mais para Voldemort que para Sauron!!!  :eye_b: Claro está, pode argumentar-se que tal se deve ao facto de o seu poder estar ainda a aumentar aos poucos...

2) O Radagast e os bichos... não apreciei muito o lado cómico colocado nesta personagem. Nem comento o trenó puxado a coelhos Duracell!  :hmm: Mas dou nota positiva àquela cena com o ouriço-cacheiro. Chamem-me lamechas, sim, mas eu fiquei seriamente emocionada com o destino do bicharoco!

3) O Azog... fraquinho, fraquinho. Para além de tudo o que aqui já foi dito, não tem qualquer carga dramática, está mesmo um vilão construído "a martelo"  :smash:

4) Não se percebe a caracterização do Thranduil enquanto personagem, o que provavelmente se deve à divisão em três filmes. Da maneira que está, aquilo parece mais um "ah, acabei de lavar o cabelo no milénio passado, não vou agora meter-me numa batalha, ai que maçada"  :thumbdown:

5) Já agora, acho que descobri o que se passa com a geografia. Eles estão a usar a nova app de Mapas do iPhone  :lol: :lol: :lol:

Mais:

1) Eu já apreciava o Martin Freeman da série Sherlock e do filme The Hitchhiker's Guide to the Galaxy. Mas fiquei absolutamente maravilhada! Concordo a 100% com o Mormegil, dá um hobbit bem melhor que o Elijah Wood!

2) A Galadriel impressionou-me. Achei-a muito mais expressiva que na trilogia O Senhor dos Anéis (onde sempre me fez espécie, que uma actriz tão boa como a Cate Blanchett parecesse tão... fria). Adorei a cumplicidade dela com o Gandalf no Conselho Branco.

3) A MÚSICA!!!  :w00t2:

4) Embora ainda não esteja a conseguir atribuir os nomes certos a todos, gostei muito dos anões e de como cada um deles tem uma personalidade... adorei aquele momento em que um deles se despede do Bilbo na caverna, mesmo antes de serem apanhados pelos gnomos! Gostei muito do Fili e ainda...

5) Achei o Thorin fantástico!!!  :wub: Os paralelismos com o Aragorn estão um bocadito evidentes (o príncipe exilado, etc. e tal) e não me lembro de ele ser tão amargo no livro, mas o Richard Armitage conseguiu mesmo dar uma vida ao personagem... o flashback da batalha, quando ele pega no tronco e enfrenta o Azog, é de arrepiar (claro que isto só contrasta em como é fraca a cena mais à frente, em que o Azog lhe dá um sopapo e ele cai imediatamente).

E agora:

MAIS UM ANO?! MAIS DOIS ANOS?! AAAH!!!   :crazy: :censored: :crazy:
"No tempo de Tar-Elendil o seu primeiro descendente foi uma filha, Silmarien, mãe de Valandil, primeiro dos Senhores de Andunie, no Ocidente da terra, famosos pela sua amizade com os Eldar. Dele descenderam Amandil, o último senhor, e o seu filho Elendil, o Alto."

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #19 em: Dezembro 13, 2012, 04:29:59 pm »
supostamente ali nas fotos, aquele que parece o Joker, é o Thráin!
mas então quando é que lhe deu a chave?

Silmarien
Editor de Conteúdos
Humano
*

Mad in Middle Earth

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #20 em: Dezembro 13, 2012, 04:31:25 pm »
E o encontro com Thrain? Não sei se o farão sequer...

Acho que me recordo de a dada altura dizerem que após a morte do rei, Thrain enlouqueceu. Não me lembro se é isto que está no livro...
"No tempo de Tar-Elendil o seu primeiro descendente foi uma filha, Silmarien, mãe de Valandil, primeiro dos Senhores de Andunie, no Ocidente da terra, famosos pela sua amizade com os Eldar. Dele descenderam Amandil, o último senhor, e o seu filho Elendil, o Alto."

Eru
Moderador Global
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #21 em: Dezembro 13, 2012, 04:51:41 pm »
supostamente ali nas fotos, aquele que parece o Joker, é o Thráin!
mas então quando é que lhe deu a chave?
AH!!! Bem, se é está mt estranho...
Thrain enlouqueceu sim, e foi apanhado pelo Necromante porque tinha um dos 7 anéis dos Anões! Daí que tenha sido aprisionado em Dol Guldur e torturado!
Gandalf encontra-o lá um bom par de anos antes da aventura e é quando recebe, das suas mãos, no meio da sua loucura, a chave e o mapa.
No filme... Não sei!  :comfort:

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #22 em: Dezembro 13, 2012, 04:55:21 pm »
só se foi filmado e depois mudaram de ideias para conseguirem encher chouriço no filme à conta de todo melodrama com o Radagast.
porque se contarem a história da visita de Gandalf no 2º filme em jeito de flashback, então não faz sentido ele ter ficado surpreso com o relato de Radagast. Só se fizerem querer parecer que quando Gandalf lá foi, não pressentiu coisa alguma.

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #23 em: Dezembro 13, 2012, 05:02:19 pm »
só se foi filmado e depois mudaram de ideias para conseguirem encher chouriço no filme à conta de todo melodrama com o Radagast.
porque se contarem a história da visita de Gandalf no 2º filme em jeito de flashback, então não faz sentido ele ter ficado surpreso com o relato de Radagast. Só se fizerem querer parecer que quando Gandalf lá foi, não pressentiu coisa alguma.

Exato.
E é uma pena, pois é um evento com muito potencial e do qual poderiam extrair (sem fugir ao enquadramento da obra) muita emoção.
Concordo com as apreciações do Morm em relação ao Radagast. Sabemos que era um tanto "especial", mas era um Maia, merecia outra dignidade, a meu ver.

Por acaso, acho que este filme tem demasiados "piscar de olho" para o público infanto-juvenil.

Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

Túrosto, i anvorima Valakhosta

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award7
award10
award12
award13
« Resposta #24 em: Dezembro 13, 2012, 05:52:22 pm »
Após uma noite mais ou menos bem dormida, acho que estou em condições de fazer a minha avaliação.

Começando pelo filme como obra cinematográfica.

1 - Estamos perante mais uma obra de referência do cinema, tal como o "Senhor dos Aneis" o foi, no que respeita a cinema de fantasia.
2 - 3D nunca mais. Pelo menos para mim. por muito que espere um filme, posso já dizer que se não encontrar um cinema 2D na minha zona não irei ver os outros 2.
3 - O ritmo do filme é muito bem explorado. Começa com uma cena para nos agarrar (ataque a Dale e a Erebor), depois deixa-nos respirar e até envolver nas personagens (reunião em casa do Bilbo) e depois volta a aumentar o ritmo para nos manter de olhos pregados no filme.

Em relação à adaptação tenho que dizer o seguinte antes de fazer o top+ e o top-. Considerando que o "Hobbit" é a obra infantil de Tolkien não me incomodou nada que os anões sejam retratados como algo "divertidos", até porque vemos nos livros que algumas atitudes dos anões são um pouco "apalermadas". A imagem geral que retenho do filme e aquilo que mais tem incomodado algumas pessoas é precisamente o lado infantil do filme e isso é aquilo que mais me agradou.

Passemos ao top e seguindo a cronologia do filme

+
1 - O ataque a Dale/Erebor (apesar do 3D e  a minha inaptidão para ver filmes nesse formato me impedir de ver alguns pormenores)
2 - A Transição temporal entre o Bilbo antes da festa de aniversário e o bilbo antes de conhecer a pandilha de anões.
3 - A reunião dos anões em casa do Bilbo. Talvez a cena mais "fiel" ao livro
4 - Os trolls, mesmo tendo em consideração as liberdades artísticas do PJ.
5 - Rivendell e o CB. Embora me cause alguma confusão forma como a própria reunião é conduzida (muito formalismo para o meu gosto). Já não leio os livros à muito mas penso que é descrito que Saruman se opõe firmemente a um ataque a Dol Guldur e isso não se vê. Também não falam do anel e acho que esse foi outro dos assuntos tratados.
6 - O Rei Gnomo (gostei bastante da figura do rei Gnomo (até me parece que já vi uma imagem do John Howe em que é retratado como no filme - Grande, gordo e um pouco Néscio)
7 - As adivinhas no escuro. Gollum fenomenal e Bilbo em grande estilo. Só tive pena da forma como Bilbo descobre o poder do anel.
8 - As águias. Tal como no Senhor dos Aneis, quando as águias surgem é um alívio tão grande. Acho que o dramatismo da sua chegada seria melhor se não vissemos Gandalf a mandar recado por aquela traça/borboleta.
9 - Narina e olho de Smaug, o magnífico

-
1 - A confusão geográfica que se vê ao longo do filme. Imagino que para quem não conheça a Terra Média esteja tudo muito bem mas para mim não está. No Senhor dos Aneis senti algum cuidado redobrado com esse ponto.
2 - Thraduil presente no ataque de Smaug junto a Dale. sabe-se que ele chegou a Dale algum tempo depois desse ataque e que até ajudou alguns dos sobreviventes. Não sei como o PJ vai explicar os anões no seu palácio (no livro Thranduil não reconhece Thorin e no filme parece-me que ele conhece-o bem)
3 - A forma como Bilbo decide partir atrás de Thorin e companhia (nem me parece que fosse tão difícil retratar essa cena como no livro)
4 - Orcs e Wargs tão perto de Rivendell. Apesar de compreender essa liberdade por motivos de dramatismo penso que era desnecessário.
5 - Radagast. Esperava um pouco mais de um dos Istari, apesar dos cogumelos realmente poderem ter alguns efeitos secundários.
6 - A perseguição dos Orcs aos anões e Radagast a correr com eles em volta do grupo. Essa cena é uma das que menos gostei.
7 - A passagem nas montanhas nebulosas. Gigantes de pedra tão "gigantescos" e por qualquer golpe de sorte ninguém morre (esta foi a cena que menos gostei)
8 - As cavernas dos Gnomos. Como conseguiam os Gnomos ter uma residência tão elaborada se é descrito no livro que eles só tinham inteligência para criar algumas ferramentas simples.
9 - A fuga dos Anões. Mais parecia um jogo de video (aqui concordo com os críticos que dizem isso mesmo)
10 - A luta "final" entre Thorin e Azog.

Considerações finais.
No geral gostei bastante do filme e vou voltar a vê-lo em 2D para atentar nos pormenores que me escaparam. não me incomodam as 3 horas do filme (ficava mais 3 no cinema se mais 3 houvessem). Os pontos negativos têm mais a ver com liberdades do PJ do que com o filme que será mais uma vez um dos grandes filmes deste ano (e candidato a limpar mais uns quantos óscares - Categorias técnicas de certeza e quem sabe um oscarzito para Serkis)

Eru
Moderador Global
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #25 em: Dezembro 13, 2012, 06:13:56 pm »
Concordo com grande parte das afirmações Azaghal! E vão ao encontro de alguma das minhas.

Sim, esqueci-me da forma como o Gollum perdeu o anel: não gostei! Não gostei mesmo! Parece que foi completamente acidental, quando sabemos que o anel tinha praticamente vida própria...

Quanto à reunião do CB: Saruman não se opõe quando percebe que é mesmo Sauron o Necromante! Porque ele não o quer à procura do Anel naquela zona - quando ele já o procura nesse tempo!!! Ele defende sim que o Anel já se perdera há muito, pelo rio abaixo...

JoaoFA
Elfo

Ver Perfil E-mail
« Resposta #26 em: Dezembro 13, 2012, 06:28:45 pm »
Olá A todos,

Várias considerações!

Gostei muito mais do filme a 2 D do que a 3 D!

As emendas a nível de legendas não vão ser feitas para o filme! Só para os DVD e para a televisão. Os filmes já estavam a ser feitos e não era possivel parar.

Quando foi fazer a legenda e informei a ZOn dos erros principalmento do Eriador - Erebor, o tradutor que estava ao lado ficou tudo azedo e disse que era assim que estava no livro da Europa- AMérica e portanto estava a dizer que o livro estava mal. Tive de fazer um mapa à mão para ele e o director da ZOn perceberem a extenção da calinada.

Em relação ao filme. Agora já posso falar.

O melhor:
 Bilbo
 Gollum
 O conselho branco - principalmente Galadriel
 Imagens de rivendel
 O inicio - Erebor nos seus tempos de gloria.
 A música de Howard Shore.
Duração. Desculpem os que não concordam mas para mim quanto mais melhor!

O Pior:
 O rei Gnomo (é da Disney?)
 Thranduil ir prestar vassalagem aos anões. Isto não admito! Não havia necessidade!
A figura do Thranduil!!! Louro? Achava que os teleris tinha cabelos escuros e eram os Vanyar que eram louros.
 Mudarem a história do Azog
 Catorze anões e um istari fugirem de uma meia duzia de gnomos e wargs
 A cena dos gigantes da montanha. Está a mais!
 Thorin é derrubado à primeira por Azog!!!!!!!!!!! Acha que os anões eram rijos e resistente? Para mim o Thorin era mais velho e mais rabugento!
A história de Azog ainda estar vivo, quando é morto por Dain às portas leste de Mória. Podiam pôr o filho Bolg!
Radagast! Tipo desenhos animados!

Acho que no segundo filme vai haver muitas cenas da Colina a Sul, desculpem Dol Guldur!!!! :w00t2:

E a batalha dos 5 exercitos pode vir a ser a melhor de sempre a nível de filmes  de Tolkien, se não a fizerem a confusão que fizeram na cidade dos orcs.
Saudações Tolkienianas

Utúlie'n aurë! Aiya Eldalië ar Atanatári, utúlie'n aurë!

Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

Túrosto, i anvorima Valakhosta

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award7
award10
award12
award13
« Resposta #27 em: Dezembro 13, 2012, 07:21:22 pm »
Quando foi fazer a legenda e informei a ZOn dos erros principalmento do Eriador - Erebor, o tradutor que estava ao lado ficou tudo azedo e disse que era assim que estava no livro da Europa- AMérica e portanto estava a dizer que o livro estava mal. Tive de fazer um mapa à mão para ele e o director da ZOn perceberem a extenção da calinada.

Que livro é que ele estava a falar? Não me recordo de no livro trocarem Erebor por Eriador!!!! Acho que o tradutor tem muita consideração por si próprio. :beat:

Os livros têm erros de tradução, como nós bem sabemos. se eu estivesse no teu lugar tinha dito isso mesmo. :mellow:

Batalha dos 5 exércitos? Só em 2014. tanto tempo de espera.
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 07:23:08 pm por Azaghal »

Arwen
Maia

Aiya Eärendil, Elenion Ancálima!

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
« Resposta #28 em: Dezembro 13, 2012, 10:07:23 pm »
Bem eu vinha deixar as minhas impressões mas já está tudo basicamente dito por quem pode ver o filme ontem  :P Saí à bocadinho dele, em 2D

Gostei em geral, teve umas liberdades extra mas pronto nem vou pegar por aí. Até já fui mentalizada que ia ver uma adaptação à SdA do Hobbit e não o livro, portanto foi para aproveitar o filme! O Martin Freeman, abençoado seja o senhor, está perfeito, e a sua linguagem corporal em tudo enriqueceu o papel. A cena com o Gollum foi genial genial genial  :clap: A banda sonora nem é preciso dizer  :bowdown: E a parte inicial foi especialmente bem intercalada com as referências do Senhor dos Anéis. Puseram também bastantes extractos e frases portanto daí não há queixas.

As coisas que mais me incomodaram:
- problemas de legendagem (de cada vez que diziam Erebor e no ecrã aparecia Eriador roia-me toda por dentro. E Dol Guldur sempre traduzida...)
- Radagast. Tudo bem a introdução a este mas de repente já havia um trenó e aranhas e Dol Guldur e o ouriço a morrer e uma lâmina Morgul... acho que se esforçaram demasiado aqui (aproveitando para encher chouriços)
- mudanças de ambiente inconstantes. Novamente acho que se esforçaram um bocado demais. Como exemplo pegar na cena da festa inesperada super descontraida e logo a seguir o Thorin a dizer "não serei responsável pelo seu destino" e voltar outra vez para a comic relief. No entanto foi uma falha menor, sinceramente, e não me estragou em nada o ritmo e apreciação geral.
- o Kili ser basicamente o Legolas 2. Tudo bem, queriam dar-lhe destaque e ter um anão com uma carinha bonita, nada contra, mas precisavam mesmo de o pôr a desparar setas constantemente? Para mim teria sido muito mais impressionante personalizarem-no doutra maneira (até podia ser um machado todo 'quitado').
- Porque mudaram o nº de dentes do Gollum? Parece um bocado desnecessário. Sei que para o filme em si é indiferente, mas pareceu-me ridículo darem-se ao trabalho de mudar o número para nove  :mellow:
- A geografia...

Também achei que a parte nas Montanhas podia ter sido um pouco menos semelhante a Moria em termos de acção mas teve o efeito desejado; e que não precisavam de ter alterado o final da cena dos Trolls. Mas os Trolls em si estavam muito bons!
Azanulbizar foi uma boa adição para explicar a backstory. Também acabou por não me incomodar por aí além o Conselho Branco, mesmo alterando a cronologia.

Resumindo, com as suas falhas, esperadas como eram, foram na mesma umas horinhas extremamente bem passadas, com muito boas actuações, fantasia, acção e momentinhos bem tirados do livro para o ecrã para aquecer o coração. :D

"Tinúviel elvanui Elleth alfirin edhelhael O hon ring finnil fuinui A renc gelebrin thiliol... "
Tinúviel [the] elven-fair, Immortal maiden elven-wise, About him cast [her] night-dark hair, And arms [like] silver glimmering..."

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #29 em: Dezembro 13, 2012, 10:13:10 pm »

- o Kili ser basicamente o Legolas 2. Tudo bem, queriam dar-lhe destaque e ter um anão com uma carinha bonita, nada contra, mas precisavam mesmo de o pôr a desparar setas constantemente?

Foi exatamente o que pensei! temos aqui um Legolas, com carinha gira e bom coração incluídos  :photo:

Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » Ante-estreia - Impressões