Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » Ante-estreia - Impressões

Autor Tópico: Ante-estreia - Impressões  (Lida 11708 vezes)

NightShadow
Humano

Ver Perfil WWW E-mail
Ante-estreia - Impressões
« em: Dezembro 13, 2012, 01:04:35 am »
O filme é fantástico... tem as suas liberdades artisticas, mas tal como a primeira trilogia o Peter a Phillipa e a Fran souberam fazer uma adaptação soberba!

Do ponto de vista técnico, consegue ser ainda melhor que o Senhor dos Anéis, o que é dizer muito!

Não vou revelar detalhes, mas podem ir ver à confiança. Está mesmo muito bom.

Bruno Fonseca
---------------------------------

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
Re: Ante-estreia - Impressões
« Resposta #1 em: Dezembro 13, 2012, 08:48:34 am »
O filme tá óptimo, tá uma adaptação soberba sem dúvida, todas as partes do livro estão fantasticamente transportadas. Há umas quantas liberdades escusadas que eram dispensáveis, mas pronto, também não vamos por aí.

Artisticamente impressionante, a música pega bastante do SdA, as interpretações não comprometem.

Nota MUITO MUITO positiva para Martin Freeman, está UM EXCELENTÍSSIMO hobbit, melhor que qualquer um dos do SdA (sim, ofusca um Elijah). Ian McKellan está óptimo mas tem muita vez tanta coisa a tapar a cara que às vezes nem se vê, e no meio de tanto personagem fica um tanto ofuscado por vezes.

Os anões estão bem, gostava de ver o Thorin mais anão, parece demasiado "humanizado". Os elfos ficam mais uma vez "mal" na figura como quem precisa de um par de estalos de vez em quando. Gostava de ter visto mais do Shire e dos hobbits. Orcs, gnomos e wargs estão bem.

Nota para a tradução, não sei se é a versão pré ou pós João-FA, mas parece-me que ainda ficou muito por "mexer"... Especialmente a "confusão" entre Erebor (a montanha) e Eriador (toda a zona a oeste das Montanhas Nebulosas).

Por agora só isto :)

Parabéns à ZON por toda a pompa e circunstância que dedicou ao evento, o "recinto" dos cinemas esta muito bem apetrechado de cenários alusivos. A senhora do marketing, que me esquece agora o nome, foi muito simpática e veio ter connosco no final já pela meia-noite e meia com os filhos e dedicou-nos uns minutos e deu-nos um pequeno acesso VIP e tudo. :)

E obrigado aos que vieram de fora, Coimbras e Algarves!

ps: serviu tambem para ver como já estava esquecido do livro. Já nem me lembrava da batalha de Azanulbizar em detalhe, e o Azog então estava no completo oblívio (aqui houve algumas alterações ao livro, reparei agora)!
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 10:16:59 am por Mormegil »

Miss Tolkien
Elfo

Ver Perfil E-mail
« Resposta #2 em: Dezembro 13, 2012, 10:27:47 am »
Bem eu não achei assim tão exuberante como o Mormegil, mas acho que sim, que está uma boa adaptação, recria bem as cenas do livro, fora uma ou outra coisa lá está!

Gosto muito da parte como começa, o momento que precederia o início de LOTR.
O que gostei menos foi a luta das montanhas, foi muito, muito estranho.

Já não me lembro bem do livro mas era dada assim tanta relevância à disputa entre Thorin e Azog? De qualquer forma, acho que ficou bem!
Concordo que alguns anões estão demasiado "bonitos" e que os elfos são um bocado parvos, lembro me de ter ficado exactamente com essa ideia deles quando li o Hobbit.

A cena do conselho branco pareceu um pouco pequena e pouco importante mas tb já não me recordo bem do que aconteceu realmente!

Algumas cenas lembravam me muito LOTR, como quando estão a fugir da montanha parece que andavam a fugir de Moria...

As legendas, acho que foi por preguiça que não as terão mudado se acordo com as sugestões do Joao FA, mas pronto...

Estava à espera dum pouco mais, mas deve ser aquela coisa que acontece sempre que um livro que se gosta é adaptado a filme!

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #3 em: Dezembro 13, 2012, 10:38:44 am »
sim, já tive a investigar e o que se passou Azanulbizar (e o resto do enredo envolvente) e a relação entre Thorin e Azog não é bem aquela (pessoalmente - e vergonhosamente - nem me lembrava do Azog e do Rei Gnomo)...

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #4 em: Dezembro 13, 2012, 01:16:44 pm »
Lamentavelmente, não fiquei tão entusiasmada como vocês.
Será pelo que representou, será pela própria obra, não me tocou como alguma vez o LOTR o fez.

Gostei da ligação, no início, com o LOTR.
O Bilbo está, de facto, fantástico.
Gosto dos anões, também.
A música, excecional! otema das Misty Mountains, arrepiante.
A parte das adivinhas, fabulosa. Aliás, o Serkis superou-se. Assombroso.

De resto... há ali cenas excessivas. Podemos estar num mundo fantástico, mas deve sempre haver um cuidado com a verosimilhança....
A batalha dos gigantes de pedra, a fuga da caverna dos Gnomos, até o ataque final do Azog...  :glare:
Depois... o 3D. Desgraça! Detesto aquilo (e julgo que o nosso filme estava a 48 fps). Nos grandes planos nota-se uma grande profundidade, sim, mas retira qualidade nos planos de fundo (a meu ver) - ficam a parecer "décors".
Nos planos gerais, não ficava nítido. Nada nítido (ou então a projeção estava a ser mal feita, deve haver máquina a ter que ser afinadas, sei lá). Nas cenas de batalha, ficava tudo extraordinariamente confuso.
Que vontade tenho de o rever, mas sem mariquices  :sly:
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 04:25:22 pm por mellon-fa »

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #5 em: Dezembro 13, 2012, 02:29:23 pm »
Acho que a falta de entusiamo não comparável ao SdA é que o filme segue totalmente o "aspecto" geral dele. Não é uma revolução, é uma continuação, até da equipa artística. Por isso falta esse deslumbre do SdA. Para mim é isso, senti que estava a ver a "nova temporada" da mesma série.

o 3D por acaso achei óptimo, não notei falta de nitidez (excepto em alguns close-ups do Gandalf), mas alguns planos mais longínquos (nomeadamente em Rivendell) pareciam claramente décors, sim!

os gigantes de pedra, epa, estavam DEMASIADO GIGANTES! que era aquilo? eram as próprias montanhas?!!? sempre achei que eram da altura de Ents...

e a batalha com Azog? eis que surge Thorin Escudo-de-Carvalho da árvore em chamas, o herói, espadaúdo aparentando uns 3 metros, confiante, enfrenta o seu arqui-rival, avizinha-se batalha épica, música crescendo em acordo, câmara lenta, olhos raiados de sede vingativa, um Anão poderoso... começa o frente a frente e... é derrubado logo com uma patadinha do warg, vai ao chão, pumba. Era mito aquilo da força e rigidez dos Anões. Parece um palerma!

e Radagast e o seu trenó duracell? que anedota! mais o seu animal de estimação "Sebastian". o que era aquilo?

e uma legendagem a dizer "pelo amor de Deus". Deus? Ali? Onde? Nem no original era assim! Duplo erro!

e para rir... "RUN!!!! - We can't!!! They stole our ponies!!!!"

Miss Tolkien
Elfo

Ver Perfil E-mail
« Resposta #6 em: Dezembro 13, 2012, 02:49:03 pm »
Eu gostei do Radagast, apesar de ele estar demasiado excêntrico.
Deviam querer realçar a ideia que para ele os animais são muito mais importantes que os assuntos dos humanos, mas Sebastian parece um nome muito pouco tolkieniano! Podiam ter escolhido outra coisa ao menos.

Não reparei nessa do "pelo amor de Deus!"  De facto, muito descontextualizado! :crazy:

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #7 em: Dezembro 13, 2012, 02:51:56 pm »
sim, excêntrico é o termo. percebi. se não fosse o trenó duracell com os coelhos epilépticos e o melodrama com o Sebastian, achava óptimo!

Rucagorn Rotsac
Editor de Conteúdos
Maia
*

Rucagorn Rotsac The White Guardian

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award11
award12
« Resposta #8 em: Dezembro 13, 2012, 03:02:17 pm »
Adorei, 10/10  :thumbup:

Estou no entanto entusiasmado para ver em 2D, para mim a minha imagem ficou um pouco escura e em partes como logo no início perdi alguns dos detalhes enquanto me estava a habituar... Pergunto-me o que virá nas versões extendidas!  :dribble:

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #9 em: Dezembro 13, 2012, 03:23:45 pm »
Ora bem!

Gostei, no geral, do filme. Foi um belo regresso ao mundo "desenvolvido" anteriormente.
Caracterização, banda sonora, cenários, efeitos especiais - tudo de topo! Achei o 3D fantástico - por vezes subtil mas muito bem enquadrado!
Está um belo filme de massas - acção, aventura, etc. :thumbup:

Agora quanto a adaptação da obra de Tolkien... Mas que adaptação!!!!!!!
Confesso que espumei muitas vezes durante o filme. Mesmo muitas.  :beat:
Compreendo a necessidade de se adaptar de forma a criar uma ligação com o público, mas francamente alteraram coisas desnecessárias!
O facto do LotR ter resultado bem com filmes de 3h não é suficiente para justificar a mesma coisa no Hobbit! O filme é demasiado comprido!!! E porque algumas coisas são apenas para "encher chouriços"!

E vamos lá à análise quase "cena a cena":
- O início está fantástico! A narração de Bilbo (acabando no início do filme da Irmandade) está perfeita.
- Erebor está... UAU! Grandioso!!! Mas talvez demasiado grandioso... Agora que penso nisso tudo aquilo me parece coisas do Del Toro (é a mesma "arquitectura" que aquela usada no Hellboy 2!)! E porque aquele portão gigantesco não corresponde ao livro - é algo mais pequeno - quer através das descrições como da "minha" visão! :innocent:
- Qual a necessidade de colocar o Thranduil como "inimigo"?! A prestar vassalagem??? A não ajudar os anões??? Bastava dizerem que elfos e anões não se entendiam, tal como acontece no LotR!!!
- O "novo" Bilbo está fantástico! Mas não gostei dele "aceitar" por si a aventura. Ele é quase empurrado pra ela no livro! Ele mal tem tempo para pensar! E isso confere outra piada à coisa.
- Wargs e orcs/gnomos perto de Rivendell?????????? Não!!!!
- A cena dos Trolls está engraçada, mas prefiro a versão literária - Gandalf a confudi-los (e não o próprio Bilbo). Mas ficou consideravelmente aceitável.
- A perseguição dos anões (pelas planícies de Rohan!!!!!!!) foi... bem...
- Radagast... Sim senhora, mas... mas... coelhinhos a puxar o trenó... E primeira questão de geografia: ele atravessou as Montanhas Nebulosas, teoricamente pelo Sul, passando por Isengard, NUM INSTANTE??? Uma caminhada que demora MESES à Irmandade no LotR é feita tão rapidamente???
Já pra nem falar na sua ida a Dol Guldur! E um fantasma/morto como os do Juramento do RotK?!
- Mas continuemos! Perseguição por uma vasta planície até Rivendell... que surge DO NADA num vale! DO NADA! Por um caminho bem duvidoso... Claro que a reconstituição da Última Casa Rústica está fantástica!  :yes: Mas o Elrond a regressar de uma caçada (de orcs)?...
- Deus! Eu quero uma mesa daquelas de cristal para ler as runas lunares! De certeza que foi comprada na Vista Alegre :santa: Acho que conferia outra piada à coisa ele seguir o livro: levantar o mapa até a luz revelar as runas  :D
- Mas que reunião do Conselho Branco foi aquela?! Claro que o melhor foi a cena da Galadriel Ninja - "aqui estou Gandalf! Pumba! Já não me vês!" :lol:
- Os gigantes de pedra foram consideravelmente exagerados. Eles estão ali para guardar a passagem contra os gnomos - o próprio Gandalf refere que pos lá alguns! Daí que a cena esta "de mais"! Não era preciso tanto...
- O "reino" gnomo está fantástico!!! E o rei deles também!
- Não gostei da forma como o Bilbo encontra o Gollum - cai por ali por acaso, a Ferrão apaga-se como se faltassem as pilhas... Mas a cena das adivinhas está MUITO BOA! Palmas para o trabalho dos dois actores que se entregaram de corpo e alma.  :clap: Estava muito curioso para ver como é que o PJ ia retratar o Bilbo com o anel colocado, mas funciona bem.
- A fuga dos tunéis (que não são túneis!) está boa. Algumas vezes exagerada - aquela pedra que o Gandalf solta para levar tudo à frente é... caricato!
- A luta seguinte entre Azog & friends e o grupo era... desnecessária? Claro que já nem refiro o facto deles também terem atravessado as montanhas num ápice, como se nada fosse (na realidade não sei como é que não chegaram a Erebor ao final de 2 semanas, a esta escala!!!). Sim, a luta entre Thorin e Azog é fraca - ele leva e cala!
- E por falar em Azog: PORQUÊ????? Não percebo porque raio recorreram a esta personagem que estava morta, enterrada e em pó aquando da expedição dos 14 magníficos!!! MUITO rebuscado. Sim, porque agora conseguem adivinhar quem será o grande inimigo de Thorin na Batalha dos Cinco Exércitos!!!
- Que artimanha repetida a de Gandalf recorrer novamente a algo (borboleta? passarito? etc.) para chamar as Águias... A mesma cena que em Orthanc, com direito à mesma banda sonora e tudo... PJ! Por favor! Mais imaginação!
- Que geografia é a deles??? Carrock ali no meio de mais montanhas??? Não!!! E o caricato de Carrock é precisamente estar no meio do nada! E o facto de eles verem a Montanha Solitária... Eu também gostava de ver o Algarve ao longe a partir aqui de Coimbra, mas não consigo!!! Como é que conseguem ver algo a mais de 400km??? (sim, eu fui confirmar ao Atlas! :D :sniff: http://galeria.tolkienianos.pt/details.php?image_id=3948 )
- Claro que a cena final vale por muito... Aquela narina e o olho de Smaug já prometem muito!!!

Em suma: o filme está muitíssimo bom, e estas são notas soltas acerca da "adaptação" a partir da obra do Mestre, o que não retira valor ao filme enquanto obra cinematográfica! E claro, irei ver uma 2ª vez! Infelizmente ontem não foi a 48 frames - e não terei essa oportunidade, visto que aqui em Coimbra não existe (e também não o passaram a 48 em Cascais, segundo uns amigos meus que foram) mas teria curiosidade em saber como fica - os que irão sábado em Encontro hão de partilhar a experiência.

O que se espera do 2º filme? Beorn! Aranhas! Thranduil! Dol Guldur? Não sei se não inventam mais um pouco e põe Azog&Friends a perseguir a companhia algures na Floresta Tenebrosa. E também não me espantaria colocarem o Gollum algures...

A melhorar: legendas! Algumas já referidas: Eriador = Erebor, Monte do Sul = Dol Guldur!!!, Floresta Sombria = Floresta TENEBROSA!

E só a última pergunta: a edição especial terá mais 25 minutos. Mas O QUE É QUE VÃO POR EM MAIS 25 MINUTOS???????????????? :lol:
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 03:32:12 pm por Eru »

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #10 em: Dezembro 13, 2012, 03:47:07 pm »
Roger, Roger... aquele trenó alimentado a duracell claramente que passa por cima das montanhas. ainda para mais um dos lados é a descer :D e cada coelho vale por 10 Shadowfax...

e muito bem por esses apontamentos todos, Roger, muitos passaram-me :)

já agora, quando os Anões visitam Rivendell, Aragorn não é suposto estar por lá? Podiam ter feito um cameo :D

e alguém se lembra em que altura é que o Gandalf vai a Dol Goldur descobrir que o Necromante é Sauron? Faz parte dos livros ou dos anexos?
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 03:52:07 pm por Mormegil »

Eru
Moderador Global
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #11 em: Dezembro 13, 2012, 03:51:55 pm »
Roger, Roger... aquele trenó alimentado a duracell claramente que passa por cima das montanhas. ainda para mais um dos lados é a descer :D e cada coelho vale por 10 Shadowfax...

e muito bem por esses apontamentos todos, Roger, muitos passaram-me :)

já agora, quando os Anões visitam Rivendell, Aragorn não é suposto estar por lá? Podiam ter feito um cameo :D

já agora, alguém se lembra em que altura é que o Gandalf vai a Dol Goldur descobrir que o Necromante é Sauron? Faz parte dos livros ou dos anexos?

Aragorn já por lá andaria, eventualmente - mas francamente não sei se há época estaria ao serviço de Gondor ou Rohan (como bem sabemos que andou!)

Gandalf descobre que o Necromante é Sauron quando lá entra o pai de Thorin, Thrain! E ele informa o Conselho Branco, que passa a definir um plano para o expulsar daí! Quando Gandalf deixa a Companhia à porta da Floresta Tenebrosa é porque vai atacar a fortaleza juntamente com os outros membros do CB - e Sauron retira-se para Mordor, visto que já lá tem tudo preparado.
Aquelas dúvidas todas da existência de um necromante naquele CB não fazem sentido, conforme as obras. É sim adaptação livre da obra!

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #12 em: Dezembro 13, 2012, 03:56:16 pm »
eu tinha ideia que era Gandalf, e não Radagast, que lá tinha ido espreitar. e que isso tinha acontecido antes destes eventos... e era esse alarme que ele ia levar ao conselho branco.

fui agora ver do Aragorn. Ele nasceu em 2931 e ficou em Rivendell até aos 20 anos, portanto 2951. Os eventos do Hobbit são em 2941, portanto Aragorn tem 10 anos. Realmente não podia aparecer :D Só em 2957 entra ao serviço de Rohan (portanto com 26 anos).

ah e também gostei muito de ver a "caçada" aos Orcs, tipo D. Dinis em Leiria :D  :beat:
« Última modificação: Dezembro 13, 2012, 04:02:27 pm por Mormegil »

Eru
Moderador Global
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #13 em: Dezembro 13, 2012, 04:05:58 pm »
Ora enganei-me Morm! Escaparam-me as teclas!

O que eu queria dizer: Gandalf descobre que o Necromante é Sauron quando lá ENCONTRA o pai de Thorin, Thrain - quando investiga a fortaleza e sai lá por muito pouco!!!

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #14 em: Dezembro 13, 2012, 04:11:08 pm »
Bem, eu ainda estou a levitar pela Terra Média  :P já calculava que havia adaptações e liberdades artísticas e resolvi curtir ao máximo o filme não estando sempre a fazer comparações. ADOREI, e tirando uma ou outra coisinha que me pareceram exageradas , tive pena que não fosse explorada a investigação que Gandalf fez a Dol Guldur (Monte Sul??  :wacko: estive algum tempo tão perpelexa que nem percebi bem do que se falava) quando encontra Thráin e recebe a chave. Era uma parte da história que gostava de ver explorada e acho que ficava muito bem no filme e que seria bem interessante.
Lacho calad! Drego morn!

Fórum Tolkienianos » Os Filmes e Séries » O Hobbit » Uma Viagem Inesperada » Ante-estreia - Impressões