Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Transversalidades » Melhor esquema para ler Tolkien

Autor Tópico: Melhor esquema para ler Tolkien  (Lida 18780 vezes)

RuiConceiçãoSilva
Humano

Ver Perfil E-mail
Melhor esquema para ler Tolkien
« em: Janeiro 04, 2010, 08:21:27 pm »
Olá a todos   :)

Tenho andado a reler toda a obra de Tolkien, seguindo uma ordem de leitura sugerida por um user do forum Valinor.
E, na verdade, julgo ser uma ferramenta muito útil para quem quiser "estrear-se" no legendarium de Tolkien.  :bowdown:

A sequência de Leitura sugerida foi:

- Ler o "Ainulindalë" (Silmarillion)
- Ler o "Valaquenta" (Silmarillion)
- Ler "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar" (Silmarillion)
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e da sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até ao fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até ao fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron, até à penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até ao Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos Contos Inacabados.
- Prosseguir nos apêndices do SdA a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "À Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Irmandade do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até ao encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Regresso do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Tenho seguido esta sequência (vou no Hobbit) e julgo que está correcta.

Ainda assim, gostava que a lista pudesse ser melhorada ou corrigida.
Aceitam-se contribuições.

Um abraço para todos   ^_^

Rui
Beiras - Portugal

Eru
Administrador
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
Re: Melhor esquema para ler Tolkien
« Resposta #1 em: Janeiro 04, 2010, 09:27:02 pm »
Lembro-me de ver uma ordem muito parecida uma vez na antiga e saudosa Ordem de Ëa...
E passava grosso modo por toda essa interligação de textos.

Penso que é uma maneira fantástica e muito completa (só falta no final de tudo, a série HoME). Mas para quem se quer estrear em Tolkien não... Acho que é demasiado pesado!
Por mim uma leitura "simples" pelas obras clássicas e depois sim, esta.

Ah, e agora podemos trocar o capítulo Narn i hîn Húrin pela obra Os Filhos de Húrin... Fica mais completo, mais organizado =)

RuiConceiçãoSilva
Humano

Ver Perfil E-mail
« Resposta #2 em: Janeiro 04, 2010, 09:34:00 pm »
Si, tens razão Eru  :)

Sendo assim, trocando o Narn i hîn Húrin pela obra, ficaria então a seguinte ordem:

- Ler o "Ainulindalë" (Silmarillion)
- Ler o "Valaquenta" (Silmarillion)
- Ler "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar" (Silmarillion)
- Ler "Os Filhos de Húrin"
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e da sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até ao fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até ao fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron, até à penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até ao Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos Contos Inacabados.
- Prosseguir nos apêndices do SdA a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "À Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Irmandade do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até ao encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Regresso do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Rui
Beiras - Portugal

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #3 em: Janeiro 05, 2010, 12:42:50 pm »
Credo! Isso pode ser uma leitura cronológica, mas não é de todo bom para alguem que se "estreia". Nem para ninguém, diria.

A leitura que eu recomendaria sera uma top-down. Começar com as "obras", seguindo depois para anexos, apontamentos, textos, curiosidades. Aprofundar à medida que se avança.

Até porque algures a meio fica-se demasiado absorvido pelo manancial de informação, o que não é produtivo para uma agradável leitura, que é o que se pretende.

Olórin
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award12
« Resposta #4 em: Janeiro 05, 2010, 12:56:54 pm »
Bem... eu já andava a pedir um "pretexto" para reler tudo... este só pode ser um sinal  :w00t2:
Eu já li tudo, muitas das coisas mais de 3 vezes, algumas delas bem mais do que isso mas nunca segui ordem nenhuma, até porque o primeiro livro que li de Tolkien foi o Hobbit. Vou tentar seguir esta ordem... tentar...
Ed' i'ear ar' elenea!
Aa' lasser en lle coia orn n' omenta gurtha !!!  
Tenna' ento lye omenta!

Portal Tolkienianos / Tolkienianos 4ª Era / Galeria Tolkienianos

Brillyra
Elfo

Strike Against, Rise Anywhere

Ver Perfil E-mail
« Resposta #5 em: Janeiro 07, 2010, 09:08:37 pm »
Também não aconselharia este tipo de leitura cronológica a quem vai começar, agora para reler deve ser interessante, faltando os HoME a permeio
Anar orta or ilyë I lumbi.

Eru
Administrador
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #6 em: Janeiro 07, 2010, 09:59:46 pm »
Também não aconselharia este tipo de leitura cronológica a quem vai começar, agora para reler deve ser interessante, faltando os HoME a permeio

Lembrei-me de trazer os HoME à baila, mas acho que ficaria demasiado "pesado" (é irónico mas...). A questão dos HoME é que é muitas versões de muita coisa - as obras "normais" têm uma edição base muito anotada (veja-se os Contos Inacabados).
O esquema apresentado vai trazendo mais pormenores à história, sem suscitar grandes dúvidas...

Olórin
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award12
« Resposta #7 em: Janeiro 08, 2010, 12:47:12 pm »
Sim sim Eru, e sem confundir... tambémm acho que ficaria uma leitura pesada de mais com os HoME.
Ed' i'ear ar' elenea!
Aa' lasser en lle coia orn n' omenta gurtha !!!  
Tenna' ento lye omenta!

Portal Tolkienianos / Tolkienianos 4ª Era / Galeria Tolkienianos

Eru
Administrador
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #8 em: Dezembro 16, 2013, 02:02:51 pm »
Reavivei este tópico por ter encontrado estas sugestões: http://tolkienbrasil.com/noticias/diversas/ordem-de-leitura-dos-livros-de-j-r-r-tolkien

Aquilo que falámos aqui é o nível 2.
O nível 3 é, a meu ver (e como comentámos), exagero por integrar a série HoME e os seus textos incompletos e afins!

----
Link corrigido pelo aviso do Rucagorn!
« Última modificação: Dezembro 16, 2013, 02:31:03 pm por Eru »

Rucagorn Rotsac
Editor de Conteúdos
Maia
*

Rucagorn Rotsac The White Guardian

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award11
award12
« Resposta #9 em: Dezembro 16, 2013, 02:13:21 pm »
O link abre o mail em vez de ligacao  :assob:
Ui isso aí e que é uma leitura bem definida, Eu acho que me fico pelo 1 hehe  :grin: , talvez daqui a uns anos salte para 2.

Tulkas_Astaldo
Vala
*

We have lumps of it down the back

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #10 em: Dezembro 16, 2013, 03:23:10 pm »
Acho que o link que o Eru colocou diz tudo.

Sobre o nível 3, os volumes da The History of middle Earth, não inclui também várias versões diferentes das mesmas coisas? Coisas que o Tolkien escreveu mas "deitou" fora etc?

Eu já fiz ao longo dos anos a leitura nivel 1 várias vezes lol e a de nivel 2 fiz uma vez sem os complementos. E agora que penso nisso não tinha visto um guia em lado nenhum (teria facilitado), apenas agarrei em todos nos livros editados pela europa-américa e segui a ordem cronológica.  (sem os Filhos de Hurin, ainda não tinha saido).

Isto ja foi a uns anos. Ja não leio nada tolkieniano desde 2007.  Agora o meu plano é ler o Hobbit + Lord of the Rings na edição inglesa. Aos livros da europa-américa juntei estes a minha colecção:

Só não comecei ainda a ler (reler) o Hobbit em inglês porque se eu já não me lembrando de certos pormenores fico "aborrecido" com algumas coisas, nem quero imaginar se tivesse acabado de ler de novo a história :P

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #11 em: Dezembro 16, 2013, 05:22:42 pm »
É melhor só leres em 2015, Tulkas  :rolleyes:
Lacho calad! Drego morn!

Tulkas_Astaldo
Vala
*

We have lumps of it down the back

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #12 em: Dezembro 16, 2013, 05:42:51 pm »
 :lol: de facto sim.

por outro lado já levei uma tareia tão grande com este filme que mais vale borrifar a cena e ler o livro a mesma xD

A Silvara conseguiu gozar muito mais o filme porque chegou a meio e pensou, ok vamos ignorar o livro, isto é uma coisa totalmente diferente. Acho que tenho de entrar na mesma atitude.

Eru
Administrador
Vala

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #13 em: Dezembro 16, 2013, 07:12:23 pm »
Sim Tulkas, HoME contém versões iniciais, descartadas, corrigidas, etc, por isso é que me parece que não faz grande sentido pois coloca mais dúvidas que certezas!

A Silvara conseguiu gozar muito mais o filme porque chegou a meio e pensou, ok vamos ignorar o livro, isto é uma coisa totalmente diferente. Acho que tenho de entrar na mesma atitude.

Foi o que eu fiz!!! O ano passado reli o livro uma semana antes e achei (a 1ª vez) incrivelmente mau! E muito longe do que esperava!
Este ano não li e pensei precisamente que era algo diferente! E gostei muito :thumbup:

Aulë, o Valar
Humano

Pai dos Anões

Ver Perfil E-mail
« Resposta #14 em: Dezembro 16, 2013, 11:53:24 pm »
é a ordem correcta... acho bem :D

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Transversalidades » Melhor esquema para ler Tolkien