Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » Runas Diferentes

Autor Tópico: Runas Diferentes  (Lida 3732 vezes)

Traffiy
Anão
**

Ver Perfil E-mail
Runas Diferentes
« em: Agosto 13, 2009, 12:55:30 am »
Eu sou praticamente uma leiga, mas gostaria de ouvir umas explicações de por que as runas inscritas em O Hobbit são diferentes daquelas de O Senhor dos Anéis - a mesma runa representa uma letra no primeiro livro e outra completamente diferente na triologia, a não ser pela excessão daquela uzada para representar o "z".

Fico a pensar em hipóteses, mas gostaria de algo mais concreto dos mais graduados...

(Talvez as runas de O Hobbit fossem as originais inglesas...)
"E agora todos os reinos deverão ser submetidos à prova, para resistir ou cair - sob a Sombra."

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
award13
Re: Runas Diferentes
« Resposta #1 em: Agosto 19, 2009, 01:00:57 am »
Traffiy, pelo que sei as runas usadas no Hobbit são runas reais, que foram usadas pelos povos germânicos e celtas. Já as usadas no Senhor dos Anéis são as crith inventadas pelo Mestre Tolkien...

Traffiy
Anão
**

Ver Perfil E-mail
« Resposta #2 em: Agosto 20, 2009, 01:17:05 am »
Humm...
Acho que tu estás certo, Anguirel.

Bem coisa do Tolkien mesmo...
Acho incrível o fato de ele ser um homem tão ocupado e ter achado tempo para escrever, ainda mais para criar crith e as línguas élficas e tantas outras...!
"E agora todos os reinos deverão ser submetidos à prova, para resistir ou cair - sob a Sombra."

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
award13
« Resposta #3 em: Agosto 20, 2009, 09:48:15 am »
É, realmente ele trabalhava muito, mas também na altura dele a vida andava mais devagar... A mim o que me impressiona é a complexidade do trabalho dele, se leres os livros do HoME é que tens a noção do desenvolvimento de tudo o que fez. No caso das Crith foram os Homens das três casas que as "trouxeram" até nós. Não se sabe quem as inventou, elas foram reorganizadas por Dearon para escrever em Sindarin, depois os Noldor adaptaram para o Quenya, através dos Noldor chegaram aos anões e aos homens das casa de Haleth, Beor e Hador. Estes homens trouxeram até nós na forma dos runas germânicas e celtas...   

Daedhel
Artífice do Tesouro
Maia

Nin estar Daedhel

Ver Perfil E-mail
« Resposta #4 em: Agosto 22, 2009, 01:58:45 pm »
O Cirth (e não Crith) foi criado por Daeron (e não Dearon). Cirth quando capitalizado é o sistema em si, sendo "as cirth" refere-se apenas a um conjunto de runas (singular certh). As runas do Hobbit são mais precisamente runas anglo-saxónicas. Só para clarificar e corrigir alguns typos. :closedeyes:
« Última modificação: Agosto 22, 2009, 02:16:04 pm por Daedhel »

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
award13
« Resposta #5 em: Agosto 22, 2009, 06:16:41 pm »
Obrigado Daedhel  :assob:

:bye1: