Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » Uma ajudinha...

Autor Tópico: Uma ajudinha...  (Lida 3584 vezes)

Silmarien
Editor de Conteúdos
Humano
*

Mad in Middle Earth

Ver Perfil WWW E-mail
Uma ajudinha...
« em: Novembro 21, 2007, 07:02:44 pm »
Será que alguém me podia confirmar que estas transcrições do nome André estão correctas? Fiz em casa e depois passei no Tengscribe. Isto é para uma pessoa amiga que quer fazer uma tatuagem, por isso convém não me enganar... :assob:

"No tempo de Tar-Elendil o seu primeiro descendente foi uma filha, Silmarien, mãe de Valandil, primeiro dos Senhores de Andunie, no Ocidente da terra, famosos pela sua amizade com os Eldar. Dele descenderam Amandil, o último senhor, e o seu filho Elendil, o Alto."

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
award13
Re: Uma ajudinha...
« Resposta #1 em: Novembro 22, 2007, 01:51:21 pm »
Para te dizer a verdade o Tengscribe usa as tengwa para escrever na lingua que escolhes, como escolhes-te o modo quenya e os dois modos sindarin e a palavra está em portugues lamento dizer que estão as três mal.

Para usares o Tengscribe das duas um ou arranjas o modo em portugues ou traduzires o nome para quenya\sindarin, qualquer uma das hipoteses é bastante complicada.

Qualquer uma das transcrições que fizes-te estaria bem se o nome estivesse em quenya ou em sindarin. podes sempre pedir a alguem que traduza o nome para uma dessas linguas...

:bye1:

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #2 em: Novembro 22, 2007, 02:53:56 pm »
No Modo POrtuguês penso que ficaria assim:

suporte curto com A /  tengwa Ando com Til / tengwa Ore / suporte longo com E.

Para a tradução do nome, recorri ao excelente blog de Mestre Slicer  ^_^

ANDRÉ — Q. Vëon, S. Bellon
Do gr. Andreas “masculino”. O feminino acima significa “donzela homem”, um dos nomes de Galadriel.

http://slicer.neosys.com.br/blog/nome-elfico/#andre

:)
« Última modificação: Novembro 22, 2007, 03:37:27 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Silmarien
Editor de Conteúdos
Humano
*

Mad in Middle Earth

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #3 em: Novembro 22, 2007, 03:09:54 pm »
Obrigada caros.. eu sabia que me faltava alguma coisa!  :blush: Encontrei as traduções dos nomes também no nosso Fórum (everything I needed to know, I learned from Tolkienianos! :D)  no tópico dos Nomes em Élfico http://www.tolkienianos.pt/forum/index.php?topic=619.0 e deu-me a mesma coisa (ou muito semelhante, pois nesse tópico o Eru propõe a tradução Sindarin Bennon).

Voltarei num instante ao tópico depois de fazer as apropriadas transcrições para as tengwar (sem a folhinha que a Gwen me deu não faço nada...) 
 ^_^

"No tempo de Tar-Elendil o seu primeiro descendente foi uma filha, Silmarien, mãe de Valandil, primeiro dos Senhores de Andunie, no Ocidente da terra, famosos pela sua amizade com os Eldar. Dele descenderam Amandil, o último senhor, e o seu filho Elendil, o Alto."

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #4 em: Novembro 22, 2007, 03:18:23 pm »
Eu penso que a "nasalização" "AN" - fica assim no Modo português, ou seja, omitindo-se o N, que fica o Til (A+til=AN)  :) mas gostava de ouvir outras opiniões...  :unsure:

--------------------------

E este tópico lembrou-me duma conversa que tivemos e do teu enorme jeito para a escrita élfica, Silmarien  :w00t: aqui está o link dos textos já terminados em quenya do Parma Aranion  :)

http://www.tolkienianos.pt/forum/index.php?topic=2297.0
« Última modificação: Novembro 22, 2007, 03:41:14 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Silmarien
Editor de Conteúdos
Humano
*

Mad in Middle Earth

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #5 em: Novembro 22, 2007, 03:54:14 pm »
E este tópico lembrou-me duma conversa que tivemos e do teu enorme jeito para a escrita élfica, Silmarien  :w00t: aqui está o link dos textos já terminados em quenya do Parma Aranion  :)

http://www.tolkienianos.pt/forum/index.php?topic=2297.0

Ah! Estava mesmo para te perguntar onde isso andava... já estou em cima do acontecimento. ;)

Anguirel
Artífice do Tesouro
Humano

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
award13
« Resposta #6 em: Novembro 23, 2007, 09:21:45 am »
Eu penso que a "nasalização" "AN" - fica assim no Modo português, ou seja, omitindo-se o N, que fica o Til (A+til=AN)  :) mas gostava de ouvir outras opiniões...  :unsure:

Segundo o Modo Tengwar Português, que tem uma nova versão, dos nossos amigos do outro lado do grande Mar, sim está correcto.
Quem quiser a versão nova Mtp3 RC3 é só descarregar daqui:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=54336
Este modo é para escrever à mão e não para aplicar no programa Tengscribe  :vela:

:bye1:

Arwen
Maia

Aiya Eärendil, Elenion Ancálima!

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
« Resposta #7 em: Dezembro 02, 2007, 05:57:49 pm »
Eu também escreveria como a Gwen ^_^

Anguirel, Hantalë pela versão actualizada do modo tengwar português  :hug:
« Última modificação: Dezembro 02, 2007, 06:09:55 pm por Arwen, a Estrela Vespertina »

"Tinúviel elvanui Elleth alfirin edhelhael O hon ring finnil fuinui A renc gelebrin thiliol... "
Tinúviel [the] elven-fair, Immortal maiden elven-wise, About him cast [her] night-dark hair, And arms [like] silver glimmering..."

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » Uma ajudinha...