Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » Ajuda com tengwar

Autor Tópico: Ajuda com tengwar  (Lida 3036 vezes)

comunistalado
Visitante

Ajuda com tengwar
« em: Janeiro 25, 2006, 02:15:17 pm »
Olá venho atraves dessa dizer que, estou a presisar da ajuda de vc's. a dois dias iniciei o aprendizado na maravilhosa encrita tengwar, porém pesso encarecidamente ajuda dos ilustres senhores e senhoras, elfos, gnomos, hobbits, os ents e até msm aos ardas a muitos esquecidos da terra média, para que possam me dizer se estou correto com a minha escrita elfica. escrevi o meu nome DANILO DA CRUZ LIMA, note que usei um supote para o i pois DAnilo tem som nasal graças a regra de portugues q diz c A antes de N então é som nasal ou algo do genero, entao pensei q essa regra nao se aplicaria na escrita elfica, e isso me fez usar o suporte para o i para q possa nazalizar o N. por favor me respondam o mais rapido possivel  

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Ajuda com tengwar
« Resposta #1 em: Janeiro 25, 2006, 03:56:51 pm »
:P Bem... já há muito tempo não escrevo em tengwar, mas também escreveria assim  :) penso que está correcto, comunistalado, ou pelo menos percebe-se bem. Eu pessoalmente não usaria a nasalização, que penso não se justificar neste caso. Como escreveria Danilo seria:

tengwa Ando com tehta correspondente ao A + tengwa Númen com tetha correspondente ao I + tengwa Lambe com tehta correspondente ao... U :P

No entanto, esta é a minha maneira de escrever, não quer dizer que esteja correcta.  :P Mas tenho a mania de colocar as tehtar com o som que representam, e não como escrevemos em Português (o que já deu boas discusões...  :rolleyes: )
Lacho calad! Drego morn!

comunistalado
Visitante

Ajuda com tengwar
« Resposta #2 em: Janeiro 25, 2006, 04:33:04 pm »
agradeço a obs da nazalização. porém acredito eu q não se aplique a regra de som nazal tanto para portugues como tengwar por isso escrevo dessa maneira, mas tb nao sei c está certa essa maneira.
obrigado pssoal, fui muito bem acolhide aki.  

Glorfindel
Humano

Ver Perfil E-mail
Ajuda com tengwar
« Resposta #3 em: Janeiro 25, 2006, 11:10:03 pm »
Quer dizer... andei eu a fazer um modo português para o TengScribe para quê? :D

OK, aqui fica a minha opinião.... o "a" em Danilo não é nasal. Na pronúncia brasileira claramente não é!! Na pronúncia de Português europeu é mais discutível mas eu também acho que não há ali nasalação nenhuma. A nasalação não ocorre sempre que há um N a seguir a uma vogal. Apenas ocorre quando ambas estão na mesma sílaba, o que não é o caso. Podíamos fazer uma análise espectral (gravando o som e analisando no computador) mas penso que não há nasalação.

Outro erro é o uso do suporte de tehta separado em Danilo. Mesmo que o "a" fosse nasal, podias ter o símbolo de nasalação por baixo da tengwa e a tehta por cima.

Outra diferença que vais notar é que o "z" está representado por uma tengwa diferente do teu. Nunca poderia ser a tengwa que usaste. Essa tengwa (Esse Nuquerna) representa o som Z mas apenas se usa quando tens uma tehta por cima. Se não houver tehta, deves usar a tengwa Esse!!

O som no final de "Cruz" pode ser de facto representado pela tengwa Esse na pronúncia brasileira. Como o modo tengscribe foi feito para a pronúncia europeia, então o som representado é o "sh". A pronuncia europeia é "krúsh".

Dúvidas?
« Última modificação: Janeiro 25, 2006, 11:11:45 pm por Glorfindel »
Aurë Entuluva -- A sila calë! A willa mornië!

.  .  .  .  .  .    .  .  .  .  .  .

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Ajuda com tengwar
« Resposta #4 em: Janeiro 26, 2006, 12:53:54 am »
Nenhumas pela minha parte, Glorfindel  :P  Fui ver aos meus apontamentos da escrita Tengwar (que aprendi contigo) e tens razão, lá está a Tengwa Aha = s final ou ch  :P ou sh  :P esqueci que nós falamos ashim  :P

Eu sei que o modo TengScribe respeita as vogais que usamos  :) mas... o que te parece de, neste caso (e em outros) em que apesar da última vogal ser O, nós lemos U??? Na escrita à mão, não será mais correcto usarmos o tetha que corresponde ao U???  :huh: Nós escrevemos Danilo mas lemos e dizemos Danilu  :huh: e a escrita Tengwar é uma escrita fonética. Tal como usas o Aha para o nosso "Z", também não deviamos fazer o mesmo com as tehta???
« Última modificação: Janeiro 26, 2006, 01:01:06 am por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Glorfindel
Humano

Ver Perfil E-mail
Ajuda com tengwar
« Resposta #5 em: Janeiro 26, 2006, 08:59:08 pm »
Xiça foram precisos 2 anos para alguém descobrir um gralha no modo do TengScribe. É para ver o uso que lhe dão!! lol

Ora bem, sim, tens toda a razão. Logo que puder altero o modo para contemplar essa situação.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Ajuda com tengwar
« Resposta #6 em: Janeiro 26, 2006, 11:40:25 pm »
É que a maior parte das pessoas usam as tethar como se escreve em Português  :) Eu é que escrevo como lemos  :P Faço o mesmo quando o E se lê I :P

O TengScribe está EXCELENTE, Glorfindel  ^_^ e ainda bem que vais alterar essa situação  :w00t: [size=8](claro que depois são capazes de dizer que está a dar erro, como por vezes me dizem a mim   :P  )[/size]
« Última modificação: Janeiro 26, 2006, 11:42:24 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Glorfindel
Humano

Ver Perfil E-mail
Ajuda com tengwar
« Resposta #7 em: Janeiro 28, 2006, 05:00:38 pm »
As pessoas que usam tengwar como se escreve em português fazem-no claramente mal, porque as tengwar são um alfabeto fonético. Dá-lhes na cabeça e mostra-lhes a luz!!!!  :P  

Tar-Aldarion
Humano

Ver Perfil WWW E-mail
Ajuda com tengwar
« Resposta #8 em: Março 13, 2006, 12:44:02 am »
Naquele exemplo de escrita no inicio do Post não consuigo identificar o 8ºtengwa etambém n conheço a utilização daquele theta no centro do 9º Tengwa.

Pelos vistos falta alguma coisa nos meus apontamentos...
Onde é q posso arranjar um "alfabeto"completo de Tengwar e Thetar?  
Lantenya nauva elyë
Melmenya nauva milyë
Ma nauvalyë i ristanya
yarnya sirë an yéni únótimë

-Nightwish, Ghost Love Score

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Ajuda com tengwar
« Resposta #9 em: Março 13, 2006, 06:49:22 pm »
Em Português (do Brasil):

http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/...a_Tengwar_1.htm

No entanto, há algumas diferenças entre algumas tengwar que utilizamos.

Se a tua dúvida é sobre o 1º post, penso que a tengwa que referes corresponde a um L, com um pontinho no meio que é um I.  :huh: Ou estás a contar o "suporte" como uma tengwa???  :huh: Agora fiquei baralhada!!!  :P  
« Última modificação: Março 13, 2006, 06:54:49 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Tar-Aldarion
Humano

Ver Perfil WWW E-mail
Ajuda com tengwar
« Resposta #10 em: Março 13, 2006, 06:56:47 pm »
Ah! então é um sistema de escrita adaptado... como por exemplo usarmos o nosso alfabeto para escrer palavras árabes....assim utilizam eles tengwar para escrever palavras portuguesas. :w00t:  
Lantenya nauva elyë
Melmenya nauva milyë
Ma nauvalyë i ristanya
yarnya sirë an yéni únótimë

-Nightwish, Ghost Love Score

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Ajuda com tengwar
« Resposta #11 em: Março 13, 2006, 07:11:01 pm »
Vou ver se consigo passar-te a minha "tabelinha" das Tengwar Modo Português  :P  
Lacho calad! Drego morn!

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » Ajuda com tengwar