Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Geral » Off-Topic » Arte dos Utilizadores » Uns poemazitos

Autor Tópico: Uns poemazitos  (Lida 12867 vezes)

Silvara
Elfo

Gelo no abraço da Chama

Ver Perfil E-mail
Re: Uns poemazitos
« Resposta #60 em: Junho 01, 2007, 12:25:52 am »
Um belo poema sem duvida, mas relendo "criticas" passadas, devo concordar que sinto as palavras fechadas em formas fixas. Não percebo nada de métrica, confesso, uma vez que toda a poesia que escrevo é livre (e que se lixe a métrica, peço perdão, mas é assim que penso!) mas talvez por escrever mais livre, sinto que estas palavras, apesar de belas e com muito signficado a meus olhos (vá-se lá saber porquê que eu gosto de poesia de batalha!), estão enfiadas numa forma para bolos. Será que nunca transborda?

Mas adiante, continua. Agradar gregos e troianos é um milagre que nem os deuses da época conseguiram fazer. :)

Daedhel
Artífice do Tesouro
Maia

Nin estar Daedhel

Ver Perfil E-mail
« Resposta #61 em: Junho 13, 2007, 03:05:58 am »
Mais um ano passa
É uma pétala caída
A flor que desgraça
A flor que é querida

Nunca fizemos nada
Para arrependimento
Vem saltar da estrada
Dentro dum momento

Abrir os braços e voar
Perder o poder pensar
Ignorando toda a dor

Subir até ao infinito
Ser estrela em grito
Deixar brilhar o amor!

Arwen
Maia

Aiya Eärendil, Elenion Ancálima!

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award8
« Resposta #62 em: Junho 13, 2007, 11:33:07 am »
Não percebo nada de métrica, confesso, uma vez que toda a poesia que escrevo é livre (e que se lixe a métrica, peço perdão, mas é assim que penso!)

subscrevo inteiramente  ^_^
e também acho que os poemas perdem um bocado por estarem presos à métrica, a uma forma pre-definida. às vezes é preciso "sair da rotina"  :)

"Tinúviel elvanui Elleth alfirin edhelhael O hon ring finnil fuinui A renc gelebrin thiliol... "
Tinúviel [the] elven-fair, Immortal maiden elven-wise, About him cast [her] night-dark hair, And arms [like] silver glimmering..."

Ordie
Visitante

« Resposta #63 em: Junho 13, 2007, 01:08:26 pm »
o verdadeiro uso da métrica jaz em usá-la a) ao serviço do poeta principalmente (o que justifica  quebrá-la para melhor servir o poema...) e b) tão habilmente que o poema não pareça de maneira alguma forçado. obviamente que, pelo menos para mim, tal simplesmente demasiado difícil, e portanto cinjo-me também ao verso livre. *cough*  :mellow:

http://www.usask.ca/english/prufrock/reflect.htm

Daedhel
Artífice do Tesouro
Maia

Nin estar Daedhel

Ver Perfil E-mail
« Resposta #64 em: Junho 13, 2007, 08:17:12 pm »
Eu gostava de saber porque falam tanto aqui de métrica se eu não sigo nenhuma. Não faço contas nenhumas, palavra de honra que o feedback se está a tornar maçador e sem motivos para isso.

Simbelmynë
Elfo

wants chocolate.

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award8
« Resposta #65 em: Junho 13, 2007, 08:48:03 pm »
não era feedback, era só mesmo falar de métrica, acho eu. a não ser que estivessem a falar de o tamanho dos teus versos ser talvez demasiado regular, e é, como tu próprio disseste, para não ficares uns versos mais curtos e outros mais longos, e para isso não é preciso contar sílabas =P

I'm addicted to the shutter button.

Silvara
Elfo

Gelo no abraço da Chama

Ver Perfil E-mail
« Resposta #66 em: Junho 13, 2007, 09:10:05 pm »
Com todo o respeito, se expôes os teus trabalhos sujeitas-te a todas as criticas que te possam chegar aos olhos. Maçadoras ou não.

:ph34r: Somos livres de dar a nossa opinião, não é?  :unsure:

Quanto a falarem de métrica (e eu falei nela na minha critica anterior, concordando com o que li de outros membros do forum e por analise estrutural (e não temática) dos teus poemas), creio que é mesmo o teu tipo de escrita que assim é, parece metida numa forma, há quem goste à primeira, há quem aprenda a gostar, há quem nunca vá gostar deste tipo de escrita. Não é própriamente que andes a contar silabas, mas quase parece de tão "certinho" que os teus versos parecem bater.

Escreve como te apetece e como te sentes melhor. E é tudo.
« Última modificação: Junho 13, 2007, 09:12:31 pm por Silvara »

Tulkas_Astaldo
Vala
*

We have lumps of it down the back

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #67 em: Junho 13, 2007, 10:11:28 pm »
confeso que ate hoje ainda nao tinha lido os teus poemas  :blush:
li os ultimos 4 e posso dizer que gostei muito do do cavaleiro.

Escreves bem na minha opiniao mas tirando alguns versos que nao me entram tao bem os teus poemas têm algo que eu acho um bocado desgastante, é que nao usas pontuaçao. Se estiveres a ler um poema dá um aspecto de ser tudo seguido, na minha humilde opiniao acho que isso dá um ar mt maquinal e artificial ao poema, o que "destroi" mt da beleza de alguns dos teus versos.

sobre a metrica...concordo com o ordie...a metrica esta ao serviço do poeta e so deve existir se servir bem o poema e o poeta, ou seja é uma ferramenta não um fim.
nao te vejo a contar a metrica nao mas existe uma certa razao para falar de estruturas nos teus poemas, talvez fosse o que queriam dizer ao falar de metricas, é apesar d so ter lido os ultimos 4 com atençao dei 1 vista d olhos em todos os teus poemas e todos têm a mesma estrutura, todos têm o mesmo esquema rimatico (nao me certifikei mas pareceu-me que sim).

Num comentario a mellon disse
creio que a tua racionalidade tolhe mais altos voos... tenta libertar o teu verso! Dá asas à razão e solta a loucura! Sinto os teus versos muito espartilhados...
eu concordo mt com ela e creio que terias mais a ganhar em soltares mais a poesia e o sentimento que queres transmitir pelo poema em si.Pareces sempre mt limitado aos sonetos de versos curtos sem pontuaçao...
espero que nao me interpretes mal, isto é apenas a minha opiniao,  citando mais uma vez a mellon na poesia nao ha mal ou bem, esta é a tua poesia e o importante é que gostes dela, a sintas e a continues a fazer e se possivel partilhar conosco   :)

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #68 em: Junho 13, 2007, 11:18:17 pm »

espero que nao me interpretes mal, isto é apenas a minha opiniao,  citando mais uma vez a mellon na poesia nao ha mal ou bem, esta é a tua poesia e o importante é que gostes dela, a sintas e a continues a fazer e se possivel partilhar conosco   :)

Não podia estar mais de acordo  :) (eu, que nada percebo disto  :ph34r: e se soubessem as coisas que olho e acho poesia   B)  como é estranha para mim toda essa conversa de métrica, sílabas e sei lá que mais   :blink: 

Só sei que gosto da tua poesia, Daedhel  :)  E que o importante (na minha opinião) é sentires-te bem com ela, libertares-te através dela (pois ela é uma parte de ti)  ^_^ e sim, se possível... continuares a partilhá-la connosco  :w00t: :w00t:  Sobe até ao infinito, Sê uma estrela em grito, deixa brilhar a tua poesia  :) e deixa-nos brilhar com ela  ;)

:hug:
« Última modificação: Junho 16, 2007, 10:50:18 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

mellon-fa
Vala
*

Ver Perfil E-mail
« Resposta #69 em: Junho 14, 2007, 05:13:38 pm »
 :sly: Que bem, eles andam a citar-me!  :evil: :evil: :evil:

Quanto à questão, não posso acrescentar nada mais à questão... tudo tem a ver com "estilo pessoal"! E, tal como na música, podemos reconhecer talento ao artista. embora não consigamos aderir à obra em si. Talento e sensibilidade não faltam ao Daedhel e o equilíbrio formal é uma marca do seu estilo, tal como de muitos outros poetas consagrados.

Talvez por incapacidade mesmo, eu não consigo versejar assim... a minha mente é muito desordenada. Se tivesse o equilíbrio que o daedhel consegue transmitir nos seus poemas conquistaria o mundo!  :devil:

Daedhel
Artífice do Tesouro
Maia

Nin estar Daedhel

Ver Perfil E-mail
« Resposta #70 em: Julho 09, 2007, 03:09:34 am »
Diria alguma coisa aqui
Se soubesse quem sou
Quem afinal eu esqueci
Num passado que voou

E sendo assim levado
Perdi o meu caminho
Da estrada desviado
Fiquei triste e sozinho

Tudo é desconhecido
Eu sinto-me perdido
No meio deste escuro

O destino anda perto
Escondido no deserto
Onde estás meu futuro?

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #71 em: Julho 09, 2007, 08:57:27 pm »
 :) Citando a Mellon ( :hug:) talento e sensibilidade (ou poesia  :laugh: ) não te faltam  ^_^ Continua a partilhá-la connosco  :)

E que este "cantinho" seja sempre uma casa para nós   ^_^  mesmo quando tudo o mais falhar.
« Última modificação: Julho 09, 2007, 08:59:11 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #72 em: Julho 10, 2007, 01:16:07 pm »
quando tudo o mais falhar, é melhor ter um frasquinho da Galadriel à mao!

Anglachel
Artífice do Tesouro
Maia

Where all begins and all ends.

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award12
award13
« Resposta #73 em: Novembro 19, 2007, 01:18:42 pm »
Bem vou tirar o topico do gelo :D

Eu sei que nao ta grande coisa, mas e o que da estar em aulas teoricas de estruturas discretas em que so a primeira fila ouve a prof...
Fiquem bem :D

edit:

Agora que tive a ver os posts parece que so o Daedhel e que punha, se nao quiserem este post aqui digam que eu ponho noutro lado  :P

Edit2: Moved  :P
« Última modificação: Novembro 19, 2007, 11:49:59 pm por Anglachel »
My MTG Blog          O meu Blog

Daedhel
Artífice do Tesouro
Maia

Nin estar Daedhel

Ver Perfil E-mail
« Resposta #74 em: Novembro 19, 2007, 05:39:45 pm »
Mas é um bom incentivo a começares o teu próprio tópico, apesar disto ser um Daedhel & friends! ;)

Fórum Tolkienianos » Geral » Off-Topic » Arte dos Utilizadores » Uns poemazitos