Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » As Runas da Andúril :)

Autor Tópico: As Runas da Andúril :)  (Lida 3899 vezes)

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
As Runas da Andúril :)
« em: Janeiro 09, 2007, 08:24:08 pm »
 :w00t: :w00t: :w00t:

E aqui está a famosa folhinha feita pelo Aldarion, com a inscrição que está na sua espada Anduril  :w00t: :w00t: :w00t:

Como referencias, posso dizer que a primeira palavra é ANAR e a última ITHIL  :) a inscrição está em Quenya e algumas palavras "cortadas" pelas estrelas (7 ao todo :)) Deixo também a "tabela das Cirith de Doriath" que usamos para decifrar a inscrição, pois estava convencida que a inscrição seria em Sindarin  :blink: a partir daqui terão de fazer a correspondencia para o valor em Quenya  :)

Fica o desafio  ^_^ Eu segunda feira posto os "nossos resultados"  :)

Um agradecimento à minha colega MAJ, que fez a digitalização   ^_^  :hug:
« Última modificação: Janeiro 09, 2007, 08:32:18 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Samanír
Visitante

Re: As Runas da Andúril :)
« Resposta #1 em: Janeiro 09, 2007, 09:44:40 pm »
Parecem mais dificeis que o que são... Vou elaborar um rascunho, vamos ver no que vai dar. :blink:

Bons esforços... :D

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #2 em: Janeiro 10, 2007, 07:49:15 pm »
 :ph34r:

Há uma palavra que eu não encontro  :unsure: LERCA???  :blink: no futuro, lercuva, será isto?? Mas não encontro Lerca nos meus dicionários  :crying: Alguém conhece a palavra? Calculo o que seja pela frase, e hoje encontrei TERCA com esse sentido  :ph34r: a runa poderá estar errada?  :ph34r:

E eu não quero saber do que anda por aí pela net  :glare: só para a semana, se não conseguirmos  :glare: Bah!  :glare:
Lacho calad! Drego morn!

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #3 em: Janeiro 10, 2007, 09:25:37 pm »
Posso dar uma ajuda nisso, mas só a lê quem precisar :)

lercuvanten  v.  'they will flee from me'; future tense of *lerca- 'flee' (reconstruction after Sindarin drega- 'flee', *DERĒK-): lerc-uva-nte-n  'flee-will-they-me'.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #4 em: Janeiro 11, 2007, 05:56:03 pm »
 :wacko: Finalmente!!

LARCA: "swift, rapid".

Obrigada pelo excelente dicionário, Samanír.

Afinal parece que as runas não estão erradas... :grin:  excepto o A???  :blink: mas porquê aquela  escolha?  :unsure:  No Apendice E diz que as cirth nºs. "39, 42, 46 e 50 eram vogais, e vogais permaneceram em todos os aperfeiçoamentos posteriores" (pág. 435).  Ou seja, o I(y); U; E; e O. Na Tabela do Apendice, está a certh 48 como um A; porquê a mudança?? Tolkien mencionou alguma coisa sobre isso, no modo Quenya? Alguém sabe?  :unsure:

:wacko: E ainda temos melhor! em "Anar" e "Anduril" usam uma certh para o A, mas depois em "Narsil", "macil" e "lercuva" usam a "certh correcta"  :ph34r: Porquê???  :unsure:

E se aquela primeira certh foi definida como um A (por quem?), porque a usam depois (correctamente) como um D para Mordorëo???  :blink:

-----------------------------------------

O que consegui: (tenho pena de não poder postar a folha)

ANAR - NANYE - ANDURIL I - NË NARSIL - I MACIL - ELENDILO -
Sol - Eu sou - Anduril que - foi Narsil - a espada - de Elendil -

LERCUVA - NTEN I MÓLI - MORDOREO - ISIL
andarão rapidamente - eles os escravos - de Mordor - Lua  :lol: ou por outra, os escravos de Mordor que se cuidem  :evil:

Continuo sem perceber o porquê da mudança das runas  :blink: e a pensar que há um explicação  :ph34r: POrquê só em Anar (Sol) e Anduril (Chama do Ocidente) se usa aquela runa para o A??? Nas outras palavras usa-se a runa "normal"  :unsure: Haverá ligação???  :blink:
« Última modificação: Janeiro 16, 2007, 09:13:30 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Linguística » Alfabetos » As Runas da Andúril :)