Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Hobbit » Cap. X - Caloroso Acolhimento

Autor Tópico: Cap. X - Caloroso Acolhimento  (Lida 3415 vezes)

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
Cap. X - Caloroso Acolhimento
« em: Março 08, 2004, 06:01:13 pm »
Até que enfim que os nossos amigos têm uma refeição decente, na Cidade do Lago! :lol: Coitados, já estavam tão fraquinhos (principalmente os Anões) depois de todas aquelas peripécias!!! E chegaram mesmo numa altura boa!!!  B)

Está muito engraçado, este capítulo, gostei muito do regresso triunfante de Thorin e companhia, só foi pena a forte constipação de Bilbo, que está cada vez mais sensato! Gostei muito de ver como os sentimentos dos Anões para com Bilbo se fortalecem cada vez mais!!! Não gostei muito foi do Senhor da Cidade do Lago!  :glare:

Há uma passagem curiosa, na pág. 166:

“A estrada élfica através da floresta, que os Anões tinham seguido a conselho de Beorn, chegava agora a um fim duvidoso e pouco usado na orla oriental da floresta. Só o rio oferecia um caminho seguro dos arredores da Floresta Tenebrosa, no norte, para as planícies sombreadas pelas montanhas, e o rio era guardado pelo rei dos Elfos da Floresta.
Assim, como vedes, Bilbo acabara por seguir a única via com alguma utilidade. Poderia ter sido de algum conforto para o Sr. Baggins, a tremer nos barris, se ele soubesse que notícias do sucedido tinham chegado ao conhecimento de Gandalf, que se encontrava muito longe, e lhe haviam causado grande ansiedade, e que ele estava a despachar os seus outros assuntos (que não fazem parte desta história) e a preparar-se para ir em busca da companhia de Thorin. Mas Bilbo ignorava-o.”

Kido Gandalf!!!  :crying: Sempre atento e preocupado, nunca abandonou, de facto, os seus amigos!!!

E… já viram, foi uma sorte os Elfos terem capturado os Anões, assim como Bilbo ter descoberto a única saída possível para chegarem a bom porto!!! Mais um acaso, como diria Gandalf  :blink: Que pensam disto???
« Última modificação: Março 08, 2004, 06:03:01 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Guest
Visitante

« Resposta #1 em: Março 09, 2004, 08:52:58 am »
penso que não foi acaso nenhum e que os elfos estavam a par de tudo. PRevidente como Gandalf era? eh eh eh

Olórin
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award12
« Resposta #2 em: Março 09, 2004, 04:04:04 pm »
A maneira como a companhia saiu do palácio foi pura sorte... um verdadeiro acaso :) Gandalf em nada interferiu. Mais uma ve o factor "sorte" a favor de Bilbo ;)
« Última modificação: Março 09, 2004, 04:04:17 pm por Olórin »
Ed' i'ear ar' elenea!
Aa' lasser en lle coia orn n' omenta gurtha !!!  
Tenna' ento lye omenta!

Portal Tolkienianos / Tolkienianos 4ª Era / Galeria Tolkienianos

annawen
Elfo

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award9
« Resposta #3 em: Março 09, 2004, 05:07:14 pm »
E nessa citação também se diz que   "notícias do sucedido tinham chegado ao conhecimento de Gandalf" . Quem teria avisado Gandalf?

Também detesto o Senhor do Lago. Tem uma visão das coisas muito pequenina, pensa como um merceeiro. Só pensa no lucrozinho. Com o Dragão ali ao lado mas ele está convencido que está em segurança.

Incanus
Maia

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #4 em: Março 09, 2004, 05:52:07 pm »
Não sabia q Guests podiam postar... :huh: Bem, creio ter sido coincidência mesmo... Ainda não li o capítulo, qd ler eu posto minha imprssões... ;)
Alma minha gentil, que te partiste
tão cedo desta vida, descontente,
repousa lá no Céu eternamente
e viva eu cá na Terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,
memória desta vida se consente,
não te esqueças daquele amor ardente
que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
alguma cousa a dor que me ficou
da mágoa, sem remédio, de perder-te,

roga a Deus, que teus anos encurtou,
que tão cedo de cá me leve a ver-te,
quão cedo de meus olhos te levou.

Luís de Camões

Arwen_Evenstar
Maia

... her dark hair were touched by no frost...

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #5 em: Março 09, 2004, 09:28:57 pm »
Fui eu que postei, apareceu Guest não percebo porquê...mas pronto.

E o objectivo foi levantar discussão, mas há qq coisa ali que me faz parecer que os elfos sabiam qq coisa...não sei o que...
Though here at journey's end I lie in darkness buried deep, beyond all towers strong and high, beyond all mountains steep, above all shadows rides the Sun and Stars forever dwell: I will not say the Day is done, nor bid the Stars farewell

Nesitaworldtour   para quem quer ir à descoberta

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #6 em: Março 10, 2004, 12:32:38 am »
:evil: tentou lançar a discusão entrando aqui disfarçada, né, menina Arwen??? :lol:

A minha opinião é que os Elfos não sabiam de nada!  :blink: Só que todos aqueles acontecimentos...  :glare: já estavam mais ou menos... programados!!!  :blink: Não é bem isto o que quero dizer...

Conhecendo os diversos personagens da história, era previsível que determinadas coisas acontecessem! Era natural que os Elfos ouvissem os Anões (barulhentos como eles eram  :rolleyes: ) e os aprisionassem, era natural que Bilbo se escondesse, uma vez que tinha consigo um anel mágico, e era natural que mais cedo ou mais tarde, ele encontrasse a única saída possível! Penso que aí, não houve nenhuma interferência, pois da forma como as coisas corriam, era natural que tudo aquilo acontecesse!

A verdadeira interferência já tinha acontecido, quando Bilbo  :) cuja presença naquela expedição Gandalf sentia ser tão importante, praticamente tropeçou no anel  :P Acho que essa foi a única interferência, de facto. Depois disso, se nenhum dos elementos da história se desviasse das suas maneiras de ser naturais, as coisas aconteceriam assim, como aconteceram :)

Alguém está a perceber o que quero dizer???  :blink: Acho que não me estou a conseguir explicar  bem...  :wacko:

Quanto a Gandalf, penso que ninguém lhe disse nada, ele persentiu os acontecimentos!!! Ele teve que se afastar, por motivos que nós já sabemos  :P mas o seu pensamento estava sempre com os seus companheiros, estava sempre preocupado com eles, também! E acho que ele presentiu que eles tinham sido capturados pelos Elfos, e naturalmente ficou preocupado, pois, ligado como estava a um corpo, ele não sabia tudo!!! A ideia dele é que eles deviam seguir pela estrada, e ficou preocupado por terem sido capturados pelos Elfos!!! Não pensou na possibilidade de... isso ser o mais natural  :rolleyes: ao atravessarem os seus domínios!

:blink: Mas eu hoje estou mesmo com pensamentos confusos...  :wacko:
« Última modificação: Março 10, 2004, 12:33:58 am por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Olórin
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award12
« Resposta #7 em: Março 10, 2004, 12:40:33 am »
:lol: Acho que percebi o que estavas a tentar dizer Gwen :lol:

Em relação aos acontecimentos também acho que os Elfos não sabiam nada mas assim que deram conta da fuga dos prisioneiros não devem ter demorado a saber como tinham escapado (excepto da presença de Bilbo) e certamente arranjaram maneira de avisar Gandalf...
Ed' i'ear ar' elenea!
Tenna' ento lye omenta!

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #8 em: Março 10, 2004, 12:57:38 am »
Mas como é que eles sabiam que Gandalf tinha interesse neste grupo???  :blink: Quero dizer, se eles soubessem, não os tinham mantido prisioneiros???  :blink: Tinham-lhes indicado a saída da Floresta!!!  :blink:  
Lacho calad! Drego morn!

Guest
Visitante

« Resposta #9 em: Março 10, 2004, 08:59:24 am »
se calhar eles sabiam do Bilbo e queriam ver como ele se "desnrascava"??? Não acredito que os elfos não sobessem completamente que ele estava ali, não sei porquê, mas pelos menos poderiam-no "pressentir"? ^_^  

Arwen_Evenstar
Maia

... her dark hair were touched by no frost...

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #10 em: Março 10, 2004, 09:02:43 am »
Desculpem lá, mais uma vez fez asneira. HÁ ALGUEM QUE ME QUER KIKAR DO FORUM, NÃO??? podiam ser mais diretos!
Though here at journey's end I lie in darkness buried deep, beyond all towers strong and high, beyond all mountains steep, above all shadows rides the Sun and Stars forever dwell: I will not say the Day is done, nor bid the Stars farewell

Nesitaworldtour   para quem quer ir à descoberta

Olórin
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award12
« Resposta #11 em: Março 10, 2004, 12:03:58 pm »
Mas como é que eles sabiam que Gandalf tinha interesse neste grupo???  :blink: Quero dizer, se eles soubessem, não os tinham mantido prisioneiros???  :blink: Tinham-lhes indicado a saída da Floresta!!!  :blink:
Talvez Gandalf tivesse conseguido alertar os Elfos que talvez passasse um grupo de Anões por aquela bandas... e se tal acontecesse seria porque o grupo se teria desviado da estrada, o que não era bom, e talvez Gandalf tivesse pedido que os Elfos os mantivessem lá. Ora, a única maneira de manter o grupo de Anões num palácio Élfico contra a sua vontade...
Em relação a Bilbo não sei se os Elfos suspeitariam de alguma coisa, este é o ponto que faz (ou me leva a pensar) com que a teoria acima referida caia por terra. Se Gandalf tivesse pedido aos Elfos que os "guardassem" até ele chegar teria faldo certamente do Hobbit...

Ed' i'ear ar' elenea!
Tenna' ento lye omenta!

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #12 em: Março 10, 2004, 06:44:23 pm »
:blink: Pessoalmente, não me parece viável que os Elfos estivessem a "guardar" os Anões!!! Eles foram feitos prisioneiros, mesmo!!!  :blink:

E também não fiquei com a impressão que soubessem da presença de Bilbo, ficaram bastante espantados com ele na Cidade do Lago!  :closedeyes:
« Última modificação: Março 10, 2004, 06:45:12 pm por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Olórin
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award12
« Resposta #13 em: Março 11, 2004, 12:27:01 am »
Por isso é que digo que a minha teoria não faz sentido.
Ed' i'ear ar' elenea!
Tenna' ento lye omenta!

Bijuca
Maia

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award13
« Resposta #14 em: Março 28, 2004, 02:03:16 pm »
Então vamos lá por os capitulos em dia!!!!!!!

Este capitulo para variar.... :D  também está muito engraçado!!!!!! os anões depois de bem alimentados e mais confortados lá se lembram de agradecer ao Hobbit!!!!!!! :rolleyes:  :D  :rolleyes:  ( mas em breve começarão com a resmunguice habitual...!!!!!!)

Quanto aos elfos acho que eles tinham mesmo os anões presos, não os estavam a guardar!!!!! E se calhar Gandalf ficou a saber do sucedido, pois uma fuga duma fortaleza élfica é obra!!!!!! E as noticías devem ter-se espalhado rápidamente......e ao sabê-los já tão perto da Montanhia Solitária, pensou que o melhor era despachar-se e ir ter com eles!!!!!!! :D  
« Última modificação: Março 28, 2004, 02:06:35 pm por Bijuca »

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Hobbit » Cap. X - Caloroso Acolhimento