Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Hobbit » CAP. VIII - Moscas e Aranhas!!!

Autor Tópico: CAP. VIII - Moscas e Aranhas!!!  (Lida 4662 vezes)

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
CAP. VIII - Moscas e Aranhas!!!
« em: Fevereiro 27, 2004, 01:42:26 am »
:ph34r: E lá estão os nossos pobres amigos a atravessarem a Floresta Tenebrosa  :ph34r: e sem o nosso querido Gandalf, ainda por cima!!!  :(  :(  :(

Confesso que ainda não acabei de ler o Capítulo, mas a aventura está mesmo a aquecer  :unsure: e o nosso querido Bilbo revelou-se de facto uma excelente escolha, se não fosse ele... coitadinhos dos Anões, tinham ficado prisioneiros das Aranhas!!!  :mad: Bilbo foi muito esperto, corajoso e valente!!!  ^_^  ^_^  ^_^

E ficamos a saber porque decidiu Bilbo dar aquele nome à sua espada :evil: Ferrão!!!  :brutallsabre:  :brutallsabre: E também reparei numa coisa...  :blink: quando Bilbo põe o Anel, para se aproximar dos Anões que estavam prisioneiros das Aranhas, bem, ele fica invisível e... percebe a fala ads Aranhas!!!  :blink: Então, o Um Anel também funcionava como um tradutor!!!  :blink:

Achei muita graça à canção que Bilbo inventou para irritar as Aranhas :evil: já está na nossa Istya  :) é O MÁXIMO!!! :lol:

Velha aranha gorda numa árvore a tecer,
velha aranha gorda não me podes ver!
Aranha, aranhona,
Não páras, glutona,
Não páras de tecer para me procurar?

Velha aranha manhosa, só corpanzil,
Velha aranha manhosa, espiar-me não podes!
Aranha, aranhona,
Caí daí abaixo, glutona,
Nunca me apanharás a subir à tua árvore!

A perguiçosa Bola e a doida Bolona
Tecem teias para me apanhar.
Sou muito mais tenro do que a outra carne,
Mas não me conseguem encontrar!

Aqui estou, mosquinha atrevida;
Vocês são gordas e indolentes.
Não conseguem apanhar-me, embora tentem,
Nas suas loucas teias de aranha.

E agora uma pergunta... quem é aquele rei élfico???  :) Quem sabe???  :P
« Última modificação: Fevereiro 27, 2004, 01:43:02 am por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #1 em: Fevereiro 27, 2004, 01:48:25 am »
Thranduil, pai de Legolas?

aproveito e meto o poema em inglês, que tem sempre mais piada.

Old fat spider spinning in a tree!
Old fat spider can't see me!
Attercop! Attercop!
Won't you stop,
Stop your spinning and look for me!

Old Tomnoddy, all big body,
Old Tomnoddy can't spy me!
Attercop! Attercop!
Down you drop!
You'll never catch me up your tree!

Lazy Lob and crazy Cob
are weaving webs to wind me.
I am far more sweet than other meat,
but still they cannot find me!

Here am I, naughty little fly;
you are fat and lazy.
You cannot trap me, though you try,
in your cobwebs crazy.
« Última modificação: Fevereiro 27, 2004, 01:54:17 am por Mormegil »

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #2 em: Fevereiro 27, 2004, 02:01:55 am »
:w00t: Boa, Mormegil  :) Já coloquei na nossa Istya, também a versão Inglesa  :P A Mellon-fa há-de fazer o scaner do livro de Poemas do Hobbit, que está em Inglês  :) mas até lá coloco todas as versões!!!  :P

http://istya.tolkienianos.pt/index.php?view=1294

Sim, penso que o rei élfico era Thranduil  :) o que quer dizer que Legolas também já devia andar por lá...  :blink: será que ele participou na Batalha dos Cinco Exércitos???  :blink:

E agora reparo... no capítulo anterior, discutimos o facto de não se mencionar o nome do rei das Águias... e aqui não é mencionado o nome do Rei Élfico da floresta!!!  :blink: No entanto, sabemos que o rei é Thranduil, portanto, a águia também deve ser Gwaihir  :blink: o que acham???  :blink:
« Última modificação: Fevereiro 27, 2004, 02:04:02 am por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #3 em: Fevereiro 27, 2004, 02:09:24 am »
Mas eu tenho o Hobbit em e-book (assim como todos os outros livros).
Se a ideia é apenas fazer um apanhado dos poemas em ingles, isso faz-se num instante sem ser preciso scannar nada.

A águia deve ser Gwahir, pois Thorondor só aparece na 1a Era.

edit: POSTING FREAK!!!!!!!!  :w00t: será isto bom ou mau sinal ? :blink:  
« Última modificação: Fevereiro 27, 2004, 02:09:56 am por Mormegil »

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #4 em: Fevereiro 27, 2004, 02:21:21 am »
:w00t: Mas isso é muito bom  :w00t:  :w00t:  :w00t: Podes fazer um apanhado de todos os Poemas do Hobbit, em Inglês, e enviares para mim???  :) Quando puderes, claro.  :) Assim, eu coloco na Istya, e a Mellon escusa de se estar a preocupar com isso  :) e, é claro, vou colocando semanalmente os poemas em Português  ^_^ afinal de contas, este é um Fórum e Portal em Português!!!   ^_^

:lol: Posting Freak!!!  :evil: :lol: Eu acho que é um BOM SINAL!!! ;)
Lacho calad! Drego morn!

Mormegil
Vala
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award5
award12
« Resposta #5 em: Fevereiro 27, 2004, 02:41:04 am »
ok, amanhã faço uns quantos capítulos ;)

Eru
Moderador Global
Vala

Abram alas ao Criador de Arda!

Ver Perfil WWW E-mail

Conquistas

award2
award4
« Resposta #6 em: Fevereiro 27, 2004, 09:39:28 am »
:P Bem (não ando a ler ao mesmo tempo que vocês...) o rei da floresta é sem duvida alguma Thranduil, pai de Legolas... O rei das aguias é capaz de ser Gwaihir pois não ha mais nenhum...

Bijuca
Maia

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award4
award13
« Resposta #7 em: Fevereiro 27, 2004, 10:41:19 am »
Também inda não acabei de ler este capítulo....mas realmente está muito animado!!!!! E fico sempre cheia de fome .......só de pensar no desconforto e falta de comida......E é muito engraçada a maneira como Bilbo se vai revelando tão destemido!!!!!!  Ele é o primeiro a surprender-se!!!!

Bom vou acabar de ler e depois acabo o comentário!!!!

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #8 em: Fevereiro 27, 2004, 07:37:37 pm »
:w00t:  :w00t:  :w00t: E já temos todos os Poemas do Hobbit, em Inglês, na nossa Istya  ^_^  ^_^ Como podem verificar  :closedeyes: OBRIGADA, MORMEGIL!!! :) :)

http://istya.tolkienianos.pt/index.php?view=1416   :closedeyes:

Bem, finalmente acabei de ler este capítulo  :) E tenho uma pergunta:  :P

As Mansões de Thranduil, o rei da floresta... quem as terá construído??? Faz-vos lembrar alguma outra construção??? Gostaria de saber a vossa opinião  :closedeyes:

"Diante das suas enormes portas de pedra corria um rio vindo das alturas da floresta, o qual ia desaguar nos pântanos da base das altas terras arborizadas. Esta grande caverna, na qual incontáveis outras mais pequenas se abriam de todos os lados, penetrava muito debaixo da terra e tinha muitos corredores e grandes salões..." - (pág. 146)

Lacho calad! Drego morn!

kAmIkAzEr
Maia

Ver Perfil WWW E-mail
« Resposta #9 em: Fevereiro 27, 2004, 08:17:34 pm »
Um pequeno aparte... :grin: Mormegil, mau sinal! Muito mau sinal! :grin:

Ouve a voz da experiência :ph34r: :P

annawen
Elfo

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award9
« Resposta #10 em: Fevereiro 28, 2004, 03:34:50 pm »
A partir do momento crucial em que mata a Aranha, há uma nova atitude em Bilbo. Descobre a coragem que estava escondida. Torna-se um novo hobbit.

Este capítulo é muito sombrio. Acho as aranhas mesmo repelentes. Parece que o Tolkien escreveu-o porque o filho dele, Michael, tinha muito medo de aranhas.

Tolkien aqui usa a expressão "Reino das Fadas" para se referir a Eldamar.

O Rio Encantado faz-me lembrar o Rio Lethe, o rio do esquecimento, na Mitologia Grega. Todos os mortos tinham de beber deste rio para esquecerem a vida terrena.

Gwen:
As Mansões de Thranduil, o rei da floresta... quem as terá construído??? Faz-vos lembrar alguma outra construção??? Gostaria de saber a vossa opinião :closedeyes:

Não sei quem construiu, mas faz-me lembrar Menegroth, a fortaleza de Thingol, em Doriath. "Menegroth" significa "as mil cavernas". O rio que corria ao pé era o Esgalduin. Menegroth foi construida pelos anões. Se calhar o palácio do rei elfo do Hobbit também.  

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #11 em: Fevereiro 28, 2004, 03:42:58 pm »
:) Foram os próprios Elfos da Floresta que construíram o palácio, mas à semelhança de Menegroth  :)

(Olorin)
... quando eram passados mil anos da terceira era e a sombra se abateu sobre a Floresta Verde, a Grande, os Elfos Silvestres, governados por Thranduil, retiraram dela, à mediada que alastrava sempre para norte, até que, por fim, Thranduil estabeleceu o seu reino no Nordeste da floresta e escavou lá uma fortaleza e grandes palácios subterrâneos. Oropher era de origem Sindarin e sem dúvida Thranduil, seu filho, seguia o exemplo do rei Thingol, muito antes, em Doriath, embora os seus palácios não podessem ser comparados com Menegroth. Não tinha as artes, nem a riqueza, nem a ajuda dos Anões

Já uma vez, na 2ª Era, tinhamos discutido este assunto  :) aqui fica o link ;)

http://www.neojag.net/tolkien/phpBB/viewtopic.php?t=422

Lacho calad! Drego morn!

annawen
Elfo

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award2
award9
« Resposta #12 em: Fevereiro 28, 2004, 03:53:22 pm »
Obrigada, Gwen! Acabei de ler o tópico. Realmente o meu calcanhar de Aquiles são mesmo os Contos Inacabados. Um livro tão interessante, e eu ainda só o li uma vez.

Lá também se dicute a desavença entre elfos e anões por causa de um pagamento. Um acho que  essa desavença se refere a Thingol e não a Thandruil.

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

Ver Perfil E-mail

Conquistas

award4
award9
award12
award13
« Resposta #13 em: Fevereiro 29, 2004, 03:54:44 am »
Neste capítulo, pelo menos, penso que essa história se refere ao rei Thandruil.

"Em tempos antigos, tinham travado guerras com os Anões a quem acusavam de roubar o seu tesouro. Justo é dizer que os Anões apresentavam uma explicação deiferente e diziam que só tinham tirado o que lhes era devido, pois o rei élfico contratara com eles para moldarem o seu ouro e a sua prata em bruto, e depois recusara-se a pagar-lhes. Se o rei élfico tinha um fraco, era por riquezas, sobretudo de prata e pedras preciosas brancas; e embora o seu tesouro fosse rico, estava sempre ávido de mais, visto não ter um tesouro tão grande como os de outros senhores élficos de antigamente." (Pág. 147)

Fiquei pois com a ideia de que esta história se refere a Tharundil, apesar de, quando comecei a ler, também ter pensado em Thingol.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2004, 03:56:27 am por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Fórum Tolkienianos » Os Livros » Grupo de Leitura » O Hobbit » CAP. VIII - Moscas e Aranhas!!!