Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Perfil de Gimli » Mostrar Mensagens » Mensagens

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Gimli

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 88
31
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Cap. III - Três são Companhia
« em: Abril 12, 2018, 11:17:19 am »
Neste capitulo é onde a aventura de facto começa.

Frodo deixa Bag End. Temos mais umas descrições geográficas do Shire, mas um mapa como o Eru deixou dá sempre jeito para imaginar melhor por onde eles passaram  :thumbup:
Nesta altura Frodo já sabe que anda alguém à procura dele. Não sabendo ainda de quem se trata, mas sente que é de alguém com quem não se deva cruzar.

Let's the hunt for the ring begin :nazgul_b: :nazgul_b:

Encontramos uma bonita passagem sobre a "estrada" e o que esta representa:
Citação de: página 95

    Dizia muitas vezes que só havia uma estrada, que era como um grande rio: a sua nascente ficava a cada porta e todos os caminhos eram seus afluentes. «É uma coisa perigosa sairmos da nossa porta, Frodo», costumava dizer. «Entramos na Estrada e, se não dominamos os nossos passos, nunca se sabe para onde podemos ser arrastados. Já reparaste que este é o próprio caminho que atravessa a Floresta Tenebrosa e que, se o deixares, poderá levar-te para a Montanha Solitária ou até mesmo para lugares mais distantes e piores?»

Isto é quase o equivalente de "todos os caminhos vão dar a Roma"

Quando o cavaleiro e frodo se "cruzam" a primeira vez, não sei se o farejar (juntamente com a sensação do Frodo de colocar o anel) que é descrito, é só para nos fazer pensar que de facto este cavaleiro procurava o anel, como se o sentisse, ou se terá outro significado.
De acordo com o readers companion, este cavaleiro seria Khamul, que a seguir ao Rei Bruxo é o que mais pressente a presença do anel, mas que mais poder perde à luz do dia.

Os Elfos aparecem presentemente na narrativa, e é introduzido pela primeira vez uma frase completa em "Elfico" (Quenya, penso eu).
São retratados de forma um pouco diferente do que n'O Hobbit, já não cantam com os "trá lá lás" do costume.
E Frodo já detém algum conhecimento deles, pois sabe falar um pouco da Língua Antiga e identifica-os como Elfos Superiores, e o que eles poderiam estar ali a fazer.

Perto do final Gildor diz uma coisa muito interessante:
Citação de: página 107
Neste nosso encontro pode ter havido mais do acaso; mas o propósito não se me apresenta claro e receio dizer demasiado
Isto remete-nos novamente para a providência divina, que falámos anteriormente.
Outras duas situações acontecem também assim, "ao acaso": o salvamento por Tom Bombadill e o Conselho de Elrond.
Não me parece ser realmente acaso... Um dedo de Eru ou dos Valar?

Ainda antes disso, Frodo, ao identifica-los diz "que é deveras uma estranha coincidência"
E mais ainda vão aparecer.
De facto parece mesmo intervenção divina, dado que não "podem" mexer com a livre vontade de uma pessoa, vão mexendo com os acontecimentos.
Como não puderam obrigar Isildur a destrui-lo, criaram todo um conjunto de situações de modo a que fosse parar ás mãos de quem pudesse destrui-lo.

São especialmente proveitosos os "provérbios" aí partilhados  :lol: :lol: :lol:
Citar

    Não te intrometas nos assuntos dos feiticeiros, pois eles são subtis e zangam-se facilmente

Citar

    Não procures os Elfos para te aconselhar, pois eles dir-te-ão sim e não

Há um outro,que me chamou a atenção, que não é bem um proverbio, parece mais uma previsão
Citar
Outros aqui moraram antes dos hobbits, e outros aqui moraram de novo quando já não houver hobbits. O vasto mundo está todo à volta de vocês. Podem isolar-se dentro do Shire, mas não podem manter eternamente o mundo do lado de fora.

Posso estar a fazer uma alegoria errada, mas penso que isto poderia reflectir o receio de Tolkien da rápida evolução da sociedade, em que o campo perde o seu sossego característico, e que é impossível travar a evolução.

Desculpem o duplo post, mas esta ideia não me tem saído da cabeça... o Anel até podia tornar Frodo mais sensível, mas não "o avisaria" de nada...  :no: este pressentimento talvez fosse mais do que isso. Uma mensagem de Gandalf. Ele já estava prisioneiro nesta altura.


Acho que foi um pressentimento, e apenas isso... ou talvez a divina providência novamente  :P

32
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Cap. II - A Sombra do Passado
« em: Abril 10, 2018, 05:53:09 pm »
Excelente Post Gonçalo  :thumbup: :thumbup:
Não há muito para comentar (muito menos tão tarde). É um capitulo com muita informação para assimilar para poder perceber o resto da história...

Dado que já foi debatido muita coisa aqui, acrescento também algo que me chamou à atenção (mais enquanto lia o readers companion) e que me pus a divagar...

Gandalf diz que Smeagol, quando descobriu os poderes do Anel se tornou vivo de olho e de ouvido para tudo quanto era prejudicial. O Anel dera-lhe poder de acordo com a estatura. (pag.72)
Mais à frente quando Frodo oferece o anel a Gandalf (mais em jeito de pergunta, do que da forma retratada no filme), ele rejeita, dizendo que não deseja tornar-se como o Sr. das Trevas, apesar do caminho do anel para o seu coração fosse através da compaixão.

Sempre supus que Gandalf com o uso do anel, ficaria "mau", muito mau mesmo, com um "amor" á destruição ainda maior que Sauron. Mas no readers, diz que Gandalf seria superior a Sauron, e continuaria "justo" de uma forma hipócrita. Que continuaria a comandar as coisas pelo "bem" de acordo com os seus interesses e sabedoria, que permaneceriam grandes.

O Anel só tem poder para destruir, mas se dessem o Anel a Gandalf, as coisas acabavam por se compor... Saron era "destruído" e a Terra Média viveria sobre uma ditadura xD

33
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Março 28, 2018, 11:32:36 pm »
Uma substancia cristalina chamada Silma (it wasn't that hard  :daa: )

Onde e como estavam guardados os Silmarils, antes de Melkor os levar??

34
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Cap. I - Uma Festa Muito Esperada
« em: Março 27, 2018, 02:52:24 pm »
Então quer dizer que esses anéis menores, que teriam um puder muito menor, se calhar até insistente, podiam estar em qualquer lado. Dado que nunca foi descrito quantas tentativas foram feitas ou qual o destino deles.

35
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Março 27, 2018, 02:47:49 pm »
Cristais Swarosky??   :XD: :P

A resposta está dada mais acima, a não ser que esteja redondamente enganado, da luz das árvores Laurelin e Telperion.

36
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Cap. I - Uma Festa Muito Esperada
« em: Março 21, 2018, 07:36:35 pm »
Mais uma vez desculpem o atraso, sei que já passou um mês, mas queria ler o capitulo ao mesmo tempo que lia o correspondente ao Reader's Companion, mas esse é um livro que não atrevo a tira-lo de casa e por isso demorei mais.

De facto o capitulo traz inúmeras referencias ao Hobbit, pode-se considerar uma "ponte" entre O Hobbit" e o SdA. Ao contrario do prologo, não é necessário ler "o Hobbit" antes, mas percebemos que existe toda uma historia antes destes acontecimentos.

Aqui Tolkien dá-nos uma ideia de como é o dia a dia deste povo (ou Raça). Muito parecido a Inglaterra antes da revolução industrial e Grande Guerra. A preocupação com os campos, a alegria com o quotidiano, o "desprezo" para com os que estão fora das fronteiras, a forma simploria como levam a vida, os mexericos na "tasca" da aldeia, etc..

Agora respondendo ás questões...

Não encontrei nenhuma referencia para que a data seja a mesma, mas pelo que li, a ideia de terem os dois a mesma data, seria para tolkien fazer um trocadilho. Bilbo e Frodo, juntos faziam 144 anos, o que no Shire é uma "unidade de medida" uma grosa. Em inglês "gross" que é um nome que quer dizer 12 duzias, mas também é um adjetivo, de gordo, grosseiro ou pouco refinado... De certa forma, acho que Bilbo (tolkien) usou isto para insultar de uma forma inteligente os seus convidados. :evil:
Bilbo não podia ser mais diferente de um livro para o outro. Ele conheceu todo um mundo que existe para lá das fronteiras do Shire, e não suportava a falta de curiosidade e de conhecimento dos seus parentes, e há muito que tinha planeado isto. 

A festa introduz-nos varias personagens, nomadamente Frodo, Merry e um pouco do Sam, que serve de ponto de partida para começarmos a criar a personagem na nossa mente. Já Bilbo vemos que é completamente diferente desde o seu miraculoso reaparecimento, no fim de o" Hobbit". Ele quer voltar a ver montanhas, e no fim do capitulo ele diz
Citar
pag.52 ... fazer-me  outra vez à estrada com os anões. É isto que tenho desejado fazer à anos!
Demonstra a impaciência, e o facto de ele estar "farto" do Shire :bye1:

Acho que foi melhor Frodo ter ficado com o anel, apesar de Gandalf ter ficado com suspeitas e não saber do que tratava. Li algures que o anel ilude o coração dos mais sedentos de poder. Então deixar o anel nas mãos daquele hobbit foi a opção mais sensata. :yes:

Acho que o Gandalf de Peter Jackson sabe um pouco mais do que o de tolkien, ambos suspeitam, mas um parece mais desconfiado e amedrontado do que outro.
A tensão entre Gandalf e Bilbo é também mais intensa no livro
Citar
pag.50 "A sua mão pousou, como num gesto instintivo, no punho da sua pequena espada
Bilbo por momentos quis dar uma malha a Gandalf  :beat:

Agora ponho eu uma questão.
Gandalf diz que aneis magicos são raros. E que já andava intrigado da origem deste, mas só depois desta situação com o Bilbo é que ele vai procurar respostas.
Então de onde é que ele poderia achar que este anel tinha vindo?? Não era nenhum dos 3 dos elfos ou um dos nove. Será que ele achava possível que ele tivesse encontrado um dos sete? Ou haveria um ourives clandestino na terra média?  :P


 

37
Iniciativas / Re: Tolkien Reading Day 2018
« em: Março 16, 2018, 08:55:06 pm »
You have my axe  :gimli_b:

38
O Senhor dos Anéis / Re: Introdução e Prólogo
« em: Fevereiro 27, 2018, 09:08:46 pm »
De tudo o que li, prefiro acreditar que foi Iluvatar que os colocou na Terra Media, e que passaram despercebidos até então...
Obrigado pelo esclarecimento  ;)

39
Assuntos Portal e Página Facebook / Re: Problemas com o Portal
« em: Fevereiro 27, 2018, 09:05:35 pm »
Tenho uma pagina em branco quando tento abrir... Não sai daquilo...

40
O Senhor dos Anéis / Re: Introdução e Prólogo
« em: Fevereiro 23, 2018, 11:41:17 pm »
Peço desculpa pela demora, mas quando iniciaram a leitura eu andei numa fase de procrastinação aguda  :alcoholic: :XD:

Um pormenor que eu notei na introdução para além daqueles que já referiram, foi que Tolkien, para além se ser o crítico numero 1 e que reconhecia alguns erros, partilhava de uma opinião em conjunto com outros críticos, que o livro era demasiado curto.
Isto recorda-me uma passagem nos anexos da versão alargada do SdA, que quando Tolkien entregou o livro à editora, para ser um só volume, e eles acharem aquilo um exagero e terem sugerido dividir a obra em 3, coisa a que Tolkien se opôs inicialmente.

A respeito dos Hobbits, ele fala também da origem deles, as três grandes “espécies” (Harfoots, Stoors e Fallohides) e como elas se fixaram no Shire. A minha pergunta enquanto lia esta parte era, “mas como de facto eles surgiram??” Existe alguma teoria de como eles surgiram?? Sabemos como os elfos, homens, anões surgiram, mas dos hobbits (nesta introdução) ele não refere como surgiram.

Da parte do ordenamento, li com um certo livro ao lado (aquele cheio de mapas :P) só para melhorar a experiência

De resto, é interessante notar que só após os acontecimentos do SdA, é que os hobbits se preocuparam em terem registos de tudo o que aconteceu. É como se os eventos do final da era tivessem sido um marco quase tão importante como quando se fixaram no Shire e iniciaram a contagem dos anos no Calendário do Shire…

Lembro me quando li esta parte a respeito dos hobbits pela primeira vez, e por falar de acontecimentos que só se passaram após a narrativa, de me ter sentido muito confuso  :wacko: :P, pois foi o meu primeiro contacto com Tolkien… Esta introdução sobre os hobbits estava presente logo nas primeiras edições, ou foi adicionada mais tarde? :dunno:


Apesar disto, o SdA não deixa de levantar algumas temáticas que reflectem alguns aspectos da forma como Tolkien via o mundo e que passaram inevitavelmente para a sua obra. Acho que seria interessante irmos identificando e evocando essas temáticas ao longo da leitura.


Apesar de tolkien não apreciar que as pessoas fizessem esse tipo de alegorias ou comparações/relações, podia-se tentar fazer um apanhado   :thumbup:

41
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Janeiro 23, 2018, 08:27:00 pm »
É que eu acho que ele ainda deve ter mais uns quantos... naquela época ele era muito gozado e tinha muitas alcunhas xD

Segundo o Silmarillion, Nimloth era um rebento de um rebento de que árvores?

42
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Janeiro 22, 2018, 11:49:19 pm »
Nome original de Sauron enquanto maia de Aule: Marion
Outros nomes: Annatar, Artano, Gorthaur, Necromante, Black Hand e Senhor de Mordor
O gajo tem tantos que se calhar falta aqui algum...
Encontrei nomes do genero "sauron o grande" ou "o terrivel" também queres esses?


43
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Janeiro 14, 2018, 01:42:25 am »
Thats right ;)

44
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Janeiro 09, 2018, 10:20:30 pm »
O GPS?? :unsure:

Acho que foi um elfo naufragado, mas não me lembro do nome...

Edit: Voronwe

Edit2: Quantos e de quem eram os navios que escaparam à destruição de Numenor?

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 88