Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Perfil de Gimli » Mostrar Mensagens » Mensagens

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Gimli

Páginas: [1] 2 3 ... 88
1
Notícias & Links / Re: Today is Tolkien Reading Day!
« em: Abril 02, 2019, 12:40:01 am »
Épa, só agora é que reparei que está a versão de "O Gnomo" atrás na estante  :lol: :lol: :lol:

2
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Março 06, 2019, 08:13:21 pm »
Atão, uma facil para isto não parar muito

Oromë tinha um cão-lobo... Como se chamava e a quem foi dado?

3
O Senhor dos Anéis / Liv. II - Capitulo III - O Anel Viaja para Sul
« em: Março 05, 2019, 08:21:00 pm »
Ora então o anel volta a dar um passeio, desta vez para sul.

Depois de um capitulo com muita informação, temos um capitulo um pouco mais "leve".
Ao contrario do filme, eles não se põe logo a viajar, há todo um compasso de espera.
  • Saem os batedores para procurar pistas do inimigo.
  • Tem que esperar pelo fim do Inverno para partirem.
  • A espada de Aragorn é de novo forjada.
Durante este tempo pergunto-me... O que foi feito do Anel? Estava à mesma à guarda de Frodo? Quem o tinha?

A forma como Merry e Pippin se juntam à irmandade é qualquer coisa.  :XD: Parece uma birra de crianças: "Hobbit- mas nós queremos ir", "Elrond - É melhor não, não sabem no que se estão a meter", "Hobbit - mas nós queremos na mesma", "Elrond - está bem"

Temos uma noção de como a irmandade vai equipada. E temos mais umas referencias ao Hobbit, principalmente através do equipamento do Frodo.

Cito as frases que provavelmente me fez começar a gostar do Gimli: "Desleal é aquele que se despede quando a estrada escurece" "Palavra jurada fortalece o coração hesitante", e raios parta o Elrond que estava sempre a manda-lo abaixo  :ranting:

Eles finalmente saem, e aqui pedia ao nosso criador para colocar um print daquele livro que ele tem  :) :blush: para termos um noção melhor por onde eles passaram.
Quando eles vão em viagem, e passam por Hollin, Eregion, senti falta de mais uma nota historica sobre quem habitou aquela zona  :neutral: mas isto se calhar tornava o capitulo muito extenso.
E o que marca o regresso à ação é a passagem dos crebain, e de seguida a tentativa falhada de passar Caradhras. No livro ficamos mesmo com a sensação que de facto a montanha tem vontade propria, e não é Sauruman que lhes bloqueia a passagem. E após a tentativa falhada, é aragorn e não Gandalf que teme a ida por Khazad-Dum.



E desculpem novamente a demora  :(

4
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. II - Capítulo II – O Conselho de Elrond
« em: Fevereiro 26, 2019, 07:18:23 pm »
É de facto um capitulo com muita informação mesmo. Relatos, introdução de novos personagens e viagens no passado. Tanta informação que, segundo o readers companion, Tolkien apercebeu-se que certas datas no relato de Gandalf não batiam certo com outros acontecimentos, e teve que fazer correções.
O relato de Elrond leva-nos a uma viagem ao passado, mais ainda do que aquela que Gandalf contou no segundo capitulo.
Gloin traz noticias de muito longe, Bilbo conta o que de facto se passou com o achado do anel, Frodo relata as aventuras que passou até chegar a Rivendel, Boromir procura o significado de um sonho e fica a saber o que é um halfling, Legolas vem comunicar a fuga de gollum e Gandalf… bem, o relato de Gandalf podia ser um capitulo só por si. E quase se poderia fazer debate só com as informações que ele dá. Sauruman que antes era branco e aliado e por causa dos fumos da forja se tornou de muitas cores e inimigo.

Aliás… Acho que cada relato daria. Pois cada um refere locais e pessoas que ou não aparecem na história, ou que só aparecem mais à frente.

Tal como disse o Eru, todos se encontraram por mero acaso.
Até mesmo o acaso quis que fosse Boromir a estar presente e não Faramir, apesar de o sonho ser dele. Quão diferentes poderiam ser os acontecimentos daqui para a frente.  :hmm:

Aragorn dá se a conhecer, e diz que já cruzou montanhas e vales e que viajou para Rhun e Harad, onde as estrelas são estranhas. (possivelmente será aqui que vem “buscar” material para fazerem a dita serie :hmm:)
Acho que com isto tudo se desenhava um mapa da Terra Média.

Depois de tudo isto, o debate de como destruir o anel. Aqui não há Gimli à machadada, de uma forma muito característica.  :brutallsabre: :gimli_b:
Mas percebe-se bem a "ignorância natural" de quem desconhece o que tem pela frente e o que isso pode fazer.
Deixar o anel em rivendel, deixa-lo com Bombadil, atira-lo ao mar, usa-lo como arma, ou por fim destrui-lo.

Acho que neste concelho não se nota o efeito que o anel faz sobre os corações mais desejosos de poder, como por exemplo ao Boromir.
Nem discutem todos na parte final o que leva Frodo a assumir o cargo. Acho que são as únicas coisas que prefiro do filme ao livro.

E peço desculpa pela demora :(

5
Iniciativas / Re: Desafio de conhecimento
« em: Fevereiro 18, 2019, 07:26:37 pm »
Isto anda meio morto...  :unsure:

Não tenho a certeza da resposta, mas eu diria Oromë  :dunno:

6
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. II - Capítulo I – muitos Encontros
« em: Fevereiro 11, 2019, 11:11:44 pm »
Há uma passagem em que Gandalf diz "E há igualmente poder, mas de outra espécie, no Shire" Procurei no readers companion, mas não encontrei nenhuma anotação.
A que é que Gandalf se refere? Ele já prevê daqui o capitulo "flagelo do shire"?  :hmm:

Obrigado Eru pelas correções e imagens  :bowdown:

7
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Janeiro 27, 2019, 08:33:30 pm »
Posso ser eu  ;)

8
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Janeiro 15, 2019, 11:10:12 pm »
Sim, vamos a isto,  :thumbup: outra vez  :P

9
Uma questão/curiosidade que me esqueci de colocar...
Para quem tem a versão original do livro... qual é a expressão que o Cachola disse ao Sam ao sair de Bree?
Em português é "maçãs para caminhar e um cachimbo para sentar"

Só para ver que tipo de tradução eles fizeram  :)

O meu teclado nao esta  a escrever algumas  letras , isto  vai ficar estranho e difícil a partir de agora!  :(

Já lhe deste pancada?  :ko: :beat:

10
O Senhor dos Anéis / Liv. 1 - Capítulo XI – Uma faca na escuridão
« em: Julho 18, 2018, 12:32:54 am »
Uma faca na escuridão



Um capitulo que começa e acaba com facas...

Começa com o retorno à Bucklandia, que já tinha ficado esquecida devido aos acontecimentos que precederam desde então. Três Nazgul (khamul um deles) forçam a entrada na cova dos grilos só para descobrirem que o anel já não la estava. Ao mesmo tempo a estalagem do garrano empinado é atacada. Frodo e companhia passam incolumes...

Destaco neste capitulo o sentido de humor dos hobbits, mesmo quando a situação possa ser adversa: Merry que pode tomar o pequeno sentado, Sam que acerta com uma maça na cara de Bill Fetoso e depois lamenta a perda, Pippin e Sam a atravessar os pântanos, e Frodo que diz que se vai tornar num espectro se continuar a emagrecer  :XD:

Bem como as referencias à segunda era, quando falam em Amon Sul/Weathertop e Gil Galad (aqui Aragorn fala em Bilbo como se o conhece-se e ninguém parece admirar-se  :P)
E à primeira quando Aragorn decide, entre tantas contar a historia de Tinúviel. Que apesar de tudo os hobbits ainda não fazerem (se é que ficam todos a saber) a minima ideia o quanto esta historia significa para Aragorn
https://www.youtube.com/watch?v=ufrvPD-SY50
E não se limita a conta-la, depois disso ele dá uma breve explicação inserindo a no contexto histórico dos acontecimentos da primeira era. De uma forma muito resumida, é certo, mas de forma clara de modo a que o leitor perceba que há muito mais na historia da Terra Média para ser explorado.

Ficamos a conhecer mais sobre, Aragorn em especial, as suas capacidades de descobrir pistas, ler a situação em que se encontra e a forma de agir...

E por fim a forma genial como Tolkien em menos de duas paginas nos tira do conforto de ouvir uma narrativa de tempos passados para um ataque súbito por parte do inimigo, "uma faca na escuridão" que finalmente consegue causar estragos, para nos deixar agarrados ao livro para saber como é que as personagens se vão safar de semelhante aperto

Peço desculpa pela demora, mas estava a tentar com a ajuda do readers companion fazer um resumo do movimento dos cavaleiros negros entre a cova dos grilos, Bree, e Weathertop com os dias incluidos, mas para isso precisava de um pouco de mais tempo e sossego. Não que seja essencial para o entendimento da historia, mas ajuda a enriquecer a narrativa... Como por exemplo a luz que Frodo e Aragorn veem no quarto dia é de facto Gandalf à porrada com os Nazgul em Weathertop :ko: :nazgul_b: :gandalf_b:

Por ultimo gostava de pedir ao Sr. Eru se pode colocar o mapa relativo ao percurso de Frodo desde Bree até Weathertop, do livro "journey of Frodo"  ^_^ eu juro que um dia ainda compro esse livro :D


11
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Capítulo X – Passo de Gigante
« em: Julho 12, 2018, 04:09:16 pm »
Algumas das tuas perguntas são respondidas no LotR Reader's Companion, Mestre Anão :P

Para além dos fragmentos de Narsil - que deviam ser bom para palitar os dentes :lol: - ele andava com outra espada, completa e mais útil, certamente :P

Precisamente... no readers diz que presumivelmente andaria com outra, se bem que nunca é mencionado...

12
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Capítulo X – Passo de Gigante
« em: Julho 11, 2018, 08:52:01 pm »
E quem diria que esta personagem estranha e misteriosa é o último herdeiro de Isildur :P
Pois... mas ainda não sabemos isso nesta altura  :XD:

Este capitulo vem nos dar algumas resposta relativas aos capitulos anteriores...
Sabemos mais sobre Passo de Gigante, Aragorn, verdadeiro nome... ele diz que é mais velho que parece mas não sabemos o quanto, nem que isso é devido à sua raça...
Duas curiosidades... podemos admitir que Aragorn não se sente tentado pelo anel? Ele tem no ali à "mão de semear", ele proprio diz que se quisesse poderia te-lo já... mas como conhece bem os malefícios de tal objecto procura cumprir a sua missão rigorosamente...
A outra, é referido que ele tem a espada partida com ele e que será forjada novamente, mas ele não menciona qualquer outra arma que ele possa ter... um caminhante que andou à caça de gollum não deveria andar melhor armado??  :hmm:


A aventura de Merry na escuridão faz-nos perceber o quanto o inimigo está próximo e o perigo que corrrem os nossos queridos Hobbits.  :unsure:  Ainda bem que Passo de Gigante está com eles!  ^_^

E que afinal os espectros não farejam só ou mandam gritos de arrepiar...
Aragorn conhece bem os cavaleiros negros... diria eu que já os teria defrontado no passado, ou que lhe causaram qualquer tipo de sofrimento. Na pagina 198 depois de Aragorn dizer que eles são terríveis a citação é a seguinte:
Citar
Os hobbits olharam-no, e notaram, surpreendidos, que tinha o rosto contraido, como se sofresse dores, e as mãos fechadas com força nos braços da cadeira

E de uma forma resumida, todas estas aventuras seriam evitadas se o Carrapiço tivesse feito o que lhe fora pedido... :ranting:

13
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Julho 05, 2018, 11:20:37 pm »
Sim mal possa comento o capitulo da gwen e posto o meu ;)

14
Notícias & Links / Re: New Lord of the Rings board game due out
« em: Julho 03, 2018, 11:20:32 pm »
Desde que não seja tão dificil de jogar como o War of the Ring  :XD:

15
Ficamos a conhecer mais um canto (no sentido literal da palavra) da Terra Média, pois não há mais nenhuma povoação nos arredores...
É um povo alegre e bem disposto e.... desconfiado de coisas misteriosas

É engraçado ver o medo do Sam da gente grande, e como Frodo se apercebe que afinal "Underhill" não foi propriamente uma boa escolha :poster_oops: e acaba por ter que inventar uma historia para se poder integrar, mas que não corre lá muito bem...
E é bom recordar a versão original de como o Frodo mete "o dedo na argola"

No entanto também tem umas partes misteriosas, logo após eles passarem o portão
Citar
Mal virou as costas, um vulto escuro saltou rapidamente por cima da porta e dissolveu-se nas sombras da rua da aldeia
Quando li isto supus que fosse um "caminhante" mas o Readers diz que de facto é Aragorn, que certamente já os viria a seguir desde que sairam da zona das antas... ou foi mero acaso "cruzarem-se" ao portão.

Uma coisa engraçada que eu li no Readers foi que pelos vistos não era para ser o Passo de Gigante aquela figura junto à parede... mas sim um hobbit (Peregrin Boffin) Só depois mais tarde Tolkien mudou a descrição da figura para um homem ainda sem saber que seria Passo de Gigante :XD:

Esta personagem é na altura bastante enigmática, pois parece demasiado bem informada, mas como nunca agiu contra os hobbits (suponho que com a informação que tinha sobre os hobbits seria facil rouba-los se assim o quisesse) o mistério prende-nos um bocado a ele...

Com este acontecimentos todos o Merry acaba por ficar esquecido (a um canto)...

Gostei das tuas imagens Ysgrimir,
Aproveito para deixar algumas do altas





Acredito que o Sr. Eru nos poderá presentear com algumas do "Journey of Frodo"  :P



Páginas: [1] 2 3 ... 88