Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Perfil de Eru » Mostrar Mensagens » Mensagens

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Eru

Páginas: [1] 2 3 ... 324
1
Grupo de Leitura / Re: Leitura Conjunta - O Senhor dos Anéis
« em: Abril 16, 2019, 12:29:00 pm »
Olá pessoal.
Peço imensa desculpa por não estar a conseguir acompanhar a leitura, aliás, nem estou a conseguir ler.
Também já estou atrasada com os "meus" capítulos, o IV (que pertenceria à Bijuca) e o V (meu). Eru, uma vez que a Bijuca não mostrou mais disponobilibade, é melhor não "contarmos" com ela para esta leitura conjunta.
Vou fazer todos os possíveis para postar o Cap. IV antes do fim de abril. Haverá alguém que possa ajudar e ficar com o Cap. V?
Mais uma vez peço desculpa pessoal, isto aqui está mesmo apertado com o tempo.
 :bye1:

Gwen, vê bem o calendário, porque viste o do Livro I e não II  :P
Ainda não tens mais nenhum capítulo atribuído - poderás ficar com o VII se quiseres, mas está tudo tão atrasado..

2
O Silmarillion | Outros / Re: A Queda de Gondolin
« em: Março 14, 2019, 10:04:06 am »
"orque" ??? gobelim ???
Sim. É estranho mas são palavras que JRRT queria que se adaptassem, dentro da medida do possível.
Estamos é habituados ao original e à "nossa" tradução" (que só traduziu as coisas metade) - como disse, respeitando a própria vontade do autor, a coisa ficaria muito diferente.

3
O Silmarillion | Outros / Re: A Queda de Gondolin
« em: Março 10, 2019, 10:45:28 pm »
Se a EA não está na falência está próximo disso... Já nada publica. As últimas coisas que adquiriu e traduziu de Tolkien foram aquelas últimas obras relativas à sua própria área de estudo e afins - a História de Artur, Kullervo, etc.
Esta Planeta aproveitou e vazio e depois de Beren e Lúthien lá publicam A Queda.

O que é excelente - pode querer dizer que haverá mais obras inéditas ou que eventualmente haja novas traduções das obras clássicas (se bem que é perigoso! No Brasil a coisa está a ferro e fogo porque os novos tradutores decidiram ter alguma liberdade face à tradução "clássica" anterior; daí que orc passa a orque e goblin a gobelim (é igual foneticamente, mudando apenas a forma de escrita).

Aqui uma nova tradução seria também muito problemática... Porque na realidade, seguindo as instruções do próprio JRRT (e que a EA não cumpriu), tudo deveria ser traduzido, como Rivendell, etc etc

4
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Fevereiro 03, 2019, 11:52:32 pm »
Posso também ficar com o próximo! Desculpem a demora
Arrematado! Lothlórien ;)

5
O Senhor dos Anéis / Liv. II - Capítulo II – O Conselho de Elrond
« em: Fevereiro 03, 2019, 04:34:54 pm »
Ora, chegamos finalmente ao GRANDE capítulo d'O Conselho de Elrond.
Grande pelo tamanho - porque é um dos maiores da obra - e pelo conteúdo - são dados tantos detalhes, introduzidas tantas personagens, que precisamos de ler isto tudo e digerir devagar para conseguirmos acompanhar cada fio da historia :D B) :rolleyes:

Há tantos pormenores que nem sei por onde começar :D :lol:
O primeiro caso, que já foi falado aqui anteriormente, é a questão de que todos os presentes não terem sido convocados mas se encontrarem no sítio certo, à hora certa. Ou seja, há sempre alguma intervenção "divina". Alguma coisa que os levou a tal. Eru? Os Valar? Isso agora...

A historieta de Glóin dá-nos logo uma ideia do alcance de Sauron - tentado jogar em vários tabuleiros. É interessante ele propor a oferta de um Anel dos Anões, visto que apela à "gula" destes por ouro, e pelo regresso a uma suposta época de grandeza.

A lembrança de Elrond da Última Aliança, e aquele viajar nas memórias, é fantástico por, mais uma vez, nos remeter para a Primeira Era e para a sua antiguidade. Ele fala da Dagor Dagorath, onde derrotaram Morgoth, mas não esqueçamos que esta "batalha" na realidade durou 47 Anos!
E o próprio cerco a Barad-dûr durou 7 anos... Tudo operações demoradas, que requereram muita organização :closedeyes:

O papel de Boromir, e a sua reacção a Aragorn, são interessantes porque dão-nos logo o contraste das personagens. Mas vejam que aumentaram muito mais esse contraste nos filmes. Boromir aqui acaba por aceitar Aragorn e esperar que este o acompanha até Minas Tirith, coisa que ele só faz nos seus últimos momentos, no filme.
É também relevante vermos que Boromir pergunta porque é que não usam eles o Anel... E voltamos à velha questão de que ninguém é poderoso o suficiente para o usar sem se corromper a si próprio... Tal como Galadriel irá acabar por cair na real, mais à frente.

Gandalf leva-nos atrás ao narra tudo o que lhe aconteceu. Breve nota: é dito no Reader's Companion, seguindo um manuscrito do Mestre, que o ataque na Floresta Tenebrosa, para liberta Gollum, foi liderado por 1 ou 2! Nazgûl :nazgul_b: :eye_b: :ph34r:
A traição de Saruman é um pesado farto, mas ainda pior poderá ser a sua feitura de um Anel (e a mudança de cor para cores)! Sim, está lá que ele possuía um, o que mostra que ele tentou imitar Sauron. Mas não lhe deve ter ampliado os poderes por aí além, visto que conhecemos o seu desfecho  :P :lol:

E lá Frodo acabou por se oferecer, como que cumprindo um propósito mais alto. Parece lhe estava "destinado" - mais uma vez o dedo de Eru? :P

Já agora: prefiro esta versão do que a do filme, que é encurtada ao máximo, mistura ali personagens, põe o debate noutros contornos, etc etc

Fica a famosa ilustração de Alan Lee do Conselho, com a representação de Gollum na dita árvore da Floresta Tenebrosa.


6
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Janeiro 31, 2019, 06:06:58 pm »
Posso ficar com um dos restantes  :toast:
Ficas com o 4.º capítulo do Livro II. Vou já actualizar a lista! :clap:

Update:
O Gonçalo ofereceu-se para o cap. 5 :)

7
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Janeiro 27, 2019, 11:12:12 pm »
Posso ser eu  ;)
Arrematado! :D :lol:
Agora é só "botar" comentário nos últimos dois capítulos :P :clap: :lol:

8
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. II - Capítulo I – muitos Encontros
« em: Janeiro 27, 2019, 04:32:10 pm »
E estamos de regresso :D ;) :laugh:

O capítulo é excelente por nos dar uma ponte entre o capítulo (e livro) frenético anterior, em que cavalgamos com Frodo para escapar dos Nazgül, para este momento de pausa e de verdadeiro reencontro.
E é realmente impressionante como Tolkien consegue criar uma obra tão complexa que só realmente compreendemos o seu alcance depois de várias leituras - as referências à história da Primeira e Segunda Eras são muitas, mas tão subtis que passam ao lado de quem lê a obra pela primeira vez. Há menções indirectas ao Anel Élfico que Elrond possui, ao passado dos elfos, etc...

Há vários pontos interessantes que realço:
- Gandalf diz que conhece o percurso do grupo pelas antas através dos sonhos de Frodo e porque "não me foi difícil ler-te o pensamento e a memória".
Há estas pequenas pérolas que mostram a real natureza de Gandalf :)

- Quando falaste agora de "elfiformes" fiquei a ver passar navios Gwen! :wacko: A tradução portuguesa de "elfiformes" está completamente errada! E só agora me aprecebi dela visto que estou a ler em inglês! No original está "elven-wise" que deve ser traduzida mais ou menos como os "Elfos Sábios".
Repare-se no texto: "os Elfiformes, senhores do Eldar, de além dos mares mais longíquos"; no original: "the Elven-wise, lords of the Eldar from beyond the furthest seas". Gandalf está a falar dos Noldor, que estavam em Aman e vieram do lado de lá do Oceano. E a tradução de Noldor é literalmente "sábios" - veja-se o apêndice de índice de nomes d'O Silmarillion, p. 363.

- A forma de Glorfindel é interessantíssima! Gandalf diz que Frodo o viu "como ele é do outro lado". Lembremos que Frodo, a desfalecer no vau, viu "uma cintilante figura de luz branca". Como disse no último capítulo, Glorfindel é realmente um dos grandes entre os Elfos. É o próprio de Gondolin, renascido e regressado à Terra-Média para ajudar no combate contra Sauron! :super:

O jantar é também interessante por aquilo que aprendemos através de Glóin e pelas figuras que passamos a conhecer - Elrond, Arwen, e pelo regresso de Bilbo. Ficamos ficamos a saber por onde andou - Rivendell, Dale, e de volta para a casa de Elrond ^_^

Outro pormenor relativo à nossa tradução, explicado no Reader's Companion:
- Na p. 266 Glóin descreve o desenvolvimento de Dale a Frodo, e diz que este devia ver "as montanhas e as lagoas". Ora, na realidade Tolkien escreveu "as fontes e as lagoas". A alteração de fontes para montanhas deveu-se a um erro de impressão da 2ª edição do LotR, donde foi feita a nossa tradução! :P

Sobre Rivendell, é difícil imaginarmos a sua representação sem ser como aparece nos filmes - desenvolvida por Alan Lee.
Mas a descrição que JRRT dá Última Casa Acolhedora a leste do Mar é muito mais modesta... Aliás, o desenho dele, publicado em "O Hobbit", mostra o vale e a casa lá presente. Os irmãos Hildebrandt, nos anos 70, já davam a visão de uma simples casa. A famosa primeira ilustração de Alan Lee também mostra a casa de Elrond; tal como John Howe mostra um palacete mais do tipo de castelo (que é capa da nossa "A Irmandade do Anel". Ted Nasmith redesenhou o vale inteiro, onde se vê a casa no fundo, mas numa outra ilustração mostra também a mansão de Elrond num estilo mais próximo daquele idealizado por Tolkien.

Por fim, deixo apenas um apontamento sonoro:
- A versão dos Tolkien Ensemble do poema de Bilbo sobre Eärendil: https://www.youtube.com/watch?v=ezt7KucDJlc

9
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Janeiro 26, 2019, 02:45:16 pm »
Já retomámos a leitura! Gwen começou com o cap. I. Fico com o II - O Conselho de Elrond. ^_^
E próximos? :D B)

10
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Janeiro 08, 2019, 06:52:10 pm »
Vamos lá reanimar isto!
Quem está disposto a ler o Livro II?  :w00t: :D B)

11
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Setembro 17, 2018, 07:31:45 pm »
Eu posso ficar com o próximo, Muitos Encontros! :yes: se concordarem  :grin: Deem-me é algum tempo, que já vou em 11 dias sem folgas (e continua...  :wacko:) e o tempo é realmente pouco  :crying: até ao final do mês penso que o consigo fazer, mais tardar na 1ª semana de outubro.
Não vale a pena estares com pressa Gwen :P ;)
Deixa ver quem se disponibiliza para o Livro II e depois faço o calendário certinho, como fizemos para o I.
Posso ficar com um dos melhores (e maiores) capítulos da obra: O Conselho de Elrond :D :blush: :bowdown:

12
O Senhor dos Anéis / Re: Participantes
« em: Setembro 12, 2018, 10:22:20 am »
Por mim continuamos, claro!
Apesar dos atrasos, que não normais ;) , acho que ficamos sempre a ganhar numa leitura conjunta desta.
Demora é muito tempo... Por este caminho terminamos a Irmandade no Natal, e os outros daí a outro ano :P :lol: :lol: :lol:

Os outros participantes que se manifestem! :yes:

13
O Senhor dos Anéis / Liv. 1- Capítulo XII - Corrida para o vau
« em: Setembro 09, 2018, 12:39:57 pm »
E, apesar dos atrasos, chegamos finalmente ao último capítulo do Livro I! :w00t2: :wee: :clap:

Compreendemos rapidamente o alcance do ataque dos Nazûl e da ferida de Frodo. :ph34r: :wacko:

Claro que, sabendo a história, apanhamos muitos mais detalhes e pistas - o uso da athelas por Aragorn, a referência à sua ligação a Rivendell, etc.
Repare-se que a viagem ainda dura praticamente 15 dias, percorrendo cerca de 200 km - praticamente Coimbra-Lisboa! E todos estes pormenores passam completamente despercebidos nos filmes. :crazy: :uff:

Temos ainda directo ao famoso encontro com os trolls de Bilbo! :D E o belo poema cantado por Sam. Aqui vão as sugestões do costume:
- poema cantado pelo próprio Tolkien: https://www.youtube.com/watch?v=68GDPaywiS4&
- poema cantado pelos Tolkien Ensemble: https://www.youtube.com/watch?v=Oyt5H_tfSA4

A chegada de Glorfindel dá uma nova força a grupo. E este, como sabemos, não é nenhum erro mas o mesmo que viveu em Gondolin! Reencarnou, como eram apanágio dos Elfos, e depois de viver em Valinor, e de estabelecer grande amizade com Olórin, regressou à Terra-Média durante a 2ª Era talvez para ajudar a combater Sauron - pormenores que nos são dados num belo texto da série HoME. ^_^ :bowdown:

O sofrimento de Frodo agrava-se diariamente, estando a entrar no mundo dos espectros. Daí que, quando no último momento, a chegar ao vau, ele já vê os Nazgûl na sua real forma, sem ser necessário colocar o Anel: "vestiam de branco e cinzento; as suas mãos pálidas empunhavam espadas desembainhadas e tinham capacetes [a tradução correcta devia ser elmos mas pronto] na cabeça".
E confesso que a última do parte do capítulo agarra-me sempre! :P O ritmo frenético da perseguição obriga a uma leitura mais rápida, como se estivessemos ali, com Frodo, a tentar escapar ao alcance dos Cavaleiros Negros!
É também interessante notar o poder do Rei-Bruxo que realmente consegue partir a espada de Frodo só com a voz e afins - algo que imitaram fracamente no filme, com Gandalf e o seu bastão...

Ted Nasmith tem várias ilustrações só sobre este capítulo.
Veja-se a caminhada: https://www.tednasmith.com/tolkien/fifth-day-after-weathertop/
O poema de Sam: https://www.tednasmith.com/tolkien/a-song-in-the-trollshaws/
A chegada ao vau: https://www.tednasmith.com/tolkien/riders-at-the-ford/

E, a que deixo, os Cavaleiros a serem apanhados pelas ondas do Bruinen.


Comentem! B) :D

14
O Senhor dos Anéis / Re: Liv. 1 - Capítulo XI – Uma faca na escuridão
« em: Setembro 02, 2018, 01:32:02 pm »
Antes de mais, devo um enorme pedido de desculpa pelo atraso no comentário (e em colocar o próximo capítulo).

Aqui iniciamos um período mais conturbado da narrativa. Depois da calma de Bombadill e outros, temos o derradeiro ataque a Frodo, e o confronto directo com os Nazgûl.
O capítulo está cheio de pormenores interessantes - o ataque na Bucklândia, o facto de conhecermos aqui o fiel ponei que os acompanhará até Mória, etc.
O desvio pelo Norte permite conhecer um pouco melhor a personagem de Aragorn e da história da Terra Média.
Os poemas sobre Gil-Galad e sobre Lúthien e Beren são formidáveis, especialmente em inglês.

Repare-se nas grandes diferenças entre os filmes e a obra. O ataque não é, de todo, em Amon Sûl mas no seu sopé.
A viagem dura vários dias - são cerca de... 150 km!!!!!!! :wacko:
E, a meio do pântano, vêem lá longe uma a tempestade de raios - sabemos que é Gandalf a lutar/fugir contra os Nazgul. Ora bem, eles estavam a olhar para Amon  Sul que estava, naquele momento a c. de 40km.

Sobre os poemas aqui vão várias sugestões:
Tolkien lê o poema de Beren e Lúthien - https://www.youtube.com/watch?v=3OVzkiveUr0
Tolkien lê a Queda de Gil- Galad - https://www.youtube.com/watch?v=n8252lxhiv4

Grupo Tolkien Ensemble - A Queda de Gil Galad - https://www.youtube.com/watch?v=7pOH1774RKg
Grupo Tolkien Ensemble - Poema de Beren e Lúthien - https://www.youtube.com/watch?v=TOhqw3fF2-M
Adaptação da BBC de 1981 - https://www.youtube.com/watch?v=qWBecwqNGkM
Todas estas versões são fantásticas para acompanharmos a leitura :thumbup:

Gimli: a frase em inglês é "Apples for walking, and a pipe for sitting". :D B)

15
Cinema & TV / Re: Apreciação de Cinema =)
« em: Agosto 19, 2018, 02:26:07 pm »
Tá mt nice :D Principalmente para quem joga e assim hehe

9/10

https://www.imdb.com/title/tt1677720/



Por acaso foi uma agradável surpresa! Não estava a contar com algo tão bom :D B) ;)

Páginas: [1] 2 3 ... 324