Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Perfil de Ithil » Mostrar Mensagens » Tópicos

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Ithil

Páginas: [1] 2
1
Notícias & Links / parabéns sr john...
« em: Janeiro 03, 2006, 01:25:08 am »
John Ronald Reuel Tolkien nasceu no dia 3 de janeiro de 1892 em Bloemfontein, África do Sul.

Faria hoje 114 anos se nao estivesse sepultado em Oxford ha uns 32 anos... se fosse um hobbit era capaz de estar a dar uma valente festa em hobbiton, para familiares, amigos, vizinhos e menos vizinhos...

Aqui presto a minha sincera homenagem a uns dos maiores criadores e que tão bem conhecia o mundo e os homens. Pouco mais há a dizer a quem já sabe exactamente o que quero dizer com isto... :closedeyes:

...

:crying:  :unsure:  :birthdaygift:  :rolleyes:  

2
Arte dos Utilizadores / AINDA HÁS DE MORRER DUAS VEZES
« em: Abril 05, 2005, 09:18:22 pm »
a anteestreia e estreia jah lá foram antes das férias,mas ainda vamos fazer de novo na Escola Secundária João de Deus no dia 22 d abril e mais vezes,em principio por faro adentro,como nos artistas,no ipj,... eu sei k esta gente eh toda de longe :D mas aqui fica registado ;)

mais uma peça de teatro com gente nova agora, mas smp recheada de doidos, principalmente se eu m incluir lah no meio ;) eh engraçado notar a imensa evoluçao que tive,n só em termos interpretativos como de projecçao de voz,agora o meu pai volta e meia reclama do vozeirao k tenho,kdo m entusiasmo mais nas conversas.. :PP fiz de um monte de coisas,incluindo o Puck do Sonho de Uma Noite de Verao,de Shakespeare, um Chefe da Estaçao k eh o meu papelao digamos assim e de Emplastro..LOOL..

aqui fica um descriçao do folheto k entregámos às pessoas :P

"Era uma vez um grupo de teatro com um grande dilema: escolher uma entre três peças, o “Sonho de Uma Noite de Verão” de Shakespeare, “A Velha Senhora” de Friedrich Dürrenmatt e uma sobre políticos, ideia saída da cabeça do nosso amigo Quintas... Mas como aqui temos uma regra muito bem imposta pelo professor Pedro, não fazer absolutamente nada sem a absoluta aprovação de absolutamente todos, da indefinição que se ia arrastando nasceu a solução: juntá-las a todas no mesmo caldeirão, na mesma sopa... Vejam o resultado por vós mesmos!
O que é que se pode dizer duma peça que mistura canibalismo, uma velha endoidada, “mi mi min’s” e política? Só mesmo que é outra produção Twapandula...
O ano passado encarnámos todos uma só personagem, um Mister X, com distúrbio da personalidade múltipla, em que as suas várias facetas com tendências esquizofrénicas se relacionavam e entravam em conflito.
Um novo ano, novas pessoas, outra salganhada, uma perspectiva agora mais exterior sobre os conflitos entre vontades, que nos deu o maior prazer do mundo de fazer e de apresentar. Esperemos que gostem e que se divirtam!"

3
Aniversários / PARABÉNS XAPITAH!!!
« em: Julho 27, 2004, 05:40:57 pm »
MTOS PARABÉNS LINDA!!!

vou fazer as vezes da gwen :D e distribuir prendinhas... :PP

4
Geral / ferias
« em: Julho 22, 2004, 01:28:49 am »
bom, como ja se tornou hábito este tipo de despedidas formais, eu informo os senhores tolkienianos de que me vou ausentar por quatro dias...vou pa tavira,acampar...(entenda-se fazer asneira e das azo à minha perturbação mental :P )

eu sei k é pouco tempo e francamente,abrir um topico por causa disso?? :huh: mas é k...vou ter montes de saudades e pronto,já disse!!!

qdo tiver a dormir na praia eu lembro me de vcs!hehe :evil:
se ficarem boas eu mando fotos...

em agosto e k vai ser pior... :crying: metade sem computador e outra metade sem adsl,que e quase a mma coisa... :crying:

mtos beijinhos e nao dêem cabo aqui da casa na minha ausencia...quero tudo limpinho quando voltar!!!qq coisa e abram a porta do aconselhamento psicologico :crazy:

xau xau   :D  :D  :D

nca mais me calo...que chata... <_< ((desligas tu primeiro! :w00t: ))

*em segredo...acho que vou visitar o consultorio antes de ir...ou entao nao :wacko:

5
Notícias & Links / arwen&aragorn
« em: Julho 13, 2004, 12:38:42 am »
:D vejam la isto... :D

aragorn e arwen

6
Cinema & TV / marlon brando
« em: Julho 02, 2004, 09:27:14 pm »
morreu, aos 80 anos, o grande marlon brando... :(  :rolleyes:

7
O Senhor dos Anéis / argumentistas fantasticos
« em: Junho 25, 2004, 05:38:33 pm »
ontem à noite deu me umas saudades terríveis de qdo li o senhor dos aneis pela primeira vez...e pensei...por mais k releia e volte a reler aquele sentimento de pura descoberta nca mais se voltará a repetir...mas entao peguei no FotR k tava na minha mesinha de cabeceira e abri numa página ao calhas...p164, o inicio do 8º capítulo "nevoeiro nas colinas das antas"...ora aqui está:

"Nessa noite não ouviram ruídos. Mas, fosse em sonhos ou não -- não saberia dizê-lo --, Frodo ouviu um cantar doce na sua mente, uma canção que parecia chegar como uma luz pálida atrás de uma cortina cinzenta de chuva, tornar-se mais forte para transformar a cortina em vidro e prata e, por fim, afastá-la e revelar a seus olhos, inundado pela luz do sol nascente, um país verde e distante.
A visão confundiu-se com o despertar. Tom estava no quarto..."

 :P nao estão a reconhecer??claro k tão... :P

"Pippin: I didn't think it would end this way.

Gandalf: End? The journey doesn't end here. Death is just another path, one we all must take. The grey rain-curtain of this world rolls back, and all turns to silver glass. And then you see it...

Pippin: What? Gandalf? See what?

Gandalf: White shores... and beyond, a far green country under a swift sunrise.

Pippin: Well, that isn't so bad.

Gandalf: No, no it isn't."

isto e o "Into the West"... :rolleyes:

mto provavelmente ja alguns tinham reparado, talvez ao reler o FotR, mas por estas e mtas mtas outras k nda têm a ver km os filmes, o sentimento de descoberta mto dificilmente se há-de esgotar... ^_^  ^_^  ^_^  

8
Arte dos Utilizadores / A Cena do Eu
« em: Maio 31, 2004, 07:21:04 pm »
Anteontem foi a grande noite da minha peça de teatro. 10h, n sala 325, um salinha grande (+ - duas salas de aula normais), a minha sala, onde me entrego ao teatro e no fundo tb a mim mma 2 vezes por semana, num cantinho recôndito do último andar do liceu de faro.

O morloki n pôde ir, foi uma pena, ms teve boas razões ao k parece e outras oportunidades hão d surgir. sim, pk agora k estreámos a peça na nossa sala, estamos (+ ou -) prontos p a apresentar em kk lado. nas férias, dps dos exames, havemos d combinar + kk coisa…

“a cena do eu”. O nome surgiu de uma forma cómica, espontânea, qdo tavamos a tentar engendrar um título p a peça…
as reacções foram boas, as pessoas adoraram, apesar d terem surgido várias interpretações, mas todas mto vagas, obviamente, pq axo k aquilo s parece mto com uma pintura abstracta. O resultado de 6 meses d trabalho (o 1º período foi só expressão corporal, dramática, trabalhar o grupo, o k tb é mto importante e ajudou imenso) foi bom, mas excelente mmo foi a construção das personagens. p/ todas aquelas cenas foi preciso elas terem sido estruturadas e trabalhadas de forma a q soubéssemos exactamente como iriam “reagir” a cda uma das situações. Apesar d n s ver e ouvir, está lá o trabalho. Há imensos elementos da minha personagem que n s transmitem directamente, mas durante as quartas e quintas d todos estes meses ela andou por manicómios, restaurantes, conversou com as outras personagens, levantou-se de manhã, escovou os dentes e até arranjou um emprego :lol:

mas falando da peça, aquilo é basicamente o retrato da mixórdia k vai na cabeça de um “mister X” que sofre de múltipla personalidade, meio misturada com esquizofrenia…  :blink: cda um d nós é portanto uma faceta dessa mma pessoa.  :blink: Há quem fale com flores, quem se julgue deus, quem veja fantasmas, quem seja suicida, quem tenha a mania da perseguição (eu!!! :wacko: ),etc
é relativamente pequena, uns 30min no máximo. Mas como diz o meu professor, “estamos numa época de livros pequenos”.

Adorei trabalhar com aquela malta, são tudo pessoas excelentes. Já tinha pertencido a um grupo o ano passado, mas gostei mto mais deste, principalmente pelo meu professor Pedro, um homenzinho que é uma mistura entre o gandalf (tto exterior cmo interiormente), o pai natal e um mendigo…é uma das melhores pessoas k já conheci, embora seja mto difícil de definir, só o conhecendo…e neste ano ensinou m imensa coisa, mmo sem querer! ^_^  ^_^

No fundo somos todos um bando de palhaços a tentar tentar fazer teatro mas k nc, nc vou esquecer. N devo e n posso. O teatro, mmo sendo uma coisa mto simples e amadora (pq o k importa é o k o teatro nos diz a nós mmos) já está irremediavelmente dentro de mim. :rolleyes:  :rolleyes:  :rolleyes:

***
 
 :) um mto obrigada com mto,mto carinho da micas ao resto do grupo “twapandula”: ana maria, quintas, canário, teresa, paula, daniela, clara, leonor, inês, marta, neves, mariana, wicca e, está claro, professor Pedro!!!... :w00t:

9
Geral / esta é especialmente dedicada ao eruounico...
« em: Maio 26, 2004, 02:38:07 am »
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

tava km umas ganas enormes d fazer uma poll...foi nisto k deu...é o k dá ter um teste amanha e um relatório pra fazer e serem 2 da madrugada!!!!!!!!!!!
 :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  :wacko:  

10
Cinema & TV / filmes...quem os vê??
« em: Abril 27, 2004, 01:05:20 am »
ouçam la gostava d saber qual e o vosso filme preferido...SEM CONTAR KM NENHUM DO LOTR,POR RAZÕES ÓBVIAS!...
eu sei k há quem tenha imensa dificuldade em se decidir, eu própria podia fazer uma lista enorme,do tamanho dakelas dos desenhos animados,mas n sigam o exemplo triste ((lol)) da nossa amiga gwen,por favor e contenham-se((lol))
"O Silêncio dos Inocentes" de Jonathan Demme é a minha panca...mas há mtos outros...xiiiiii...mas vou construir a lista aos bocadinhos...

11
O Regresso do Rei / consequências dos óscars
« em: Março 03, 2004, 12:03:53 am »
agora k o RoTK ganhou os 11 oscars a sic lembrou s  d passar nos intervalos o trailer do filme com "11 óscares" kmo cabeçalho...no fim aparece "apoio sic"...enfim!o + estúpido é k s ouve "j em exibição" no final!
reciclagem d publicidade...

12
O Regresso do Rei / a morte
« em: Dezembro 31, 2003, 03:02:17 pm »
olhem lá kd as hostes tdas d mordor tão a atacar minas tirith,o gandalf começa a falar da morte com o pippin e diz-lhe k nem tudo acaba km ela,j k ele j passou por essa experiência…parece m k ao descrever o “paraíso” s refere a valinor,k foi para onde ele foi,e até algumas das expressões aparecem na letra do “Into the West”,como o facto d tudo se tornar vidro argênteo,mas supostamente os hobbits n têm esse destino,kmo mortais k são…será k o pj n ligou a esse aspecto,quis só retratar a ideia d paraíso ou a ideia era outra?

a própria música pode numa primeira leitura associar s apenas aos portos cinzenos e à partida dos barcos ms tb fala da morte,vista d outra forma,da partida das almas,da noite e dos mortos k chamam(“the ones who came before” – pelo - daqueles k j partiram da tm),a perspectiva d uma morte pacífica e libertadora,kmo um continuar da vida,não um fim,da ida para um paraíso,para um mundo melhor.”you and I will meet again” – é uma ideia mto associada ao “céu”,ao mundo dps deste…tá tudo interligado…

“Lay down
Your sweat and weary head
Night is calling
You have come to journey's end

Sleep now
Dream - of the ones who came before
They are calling
From across a distant shore

Why do you weep
What are these tears upon your face
Soon you will see
All of your fears will pass away

Safe in my arms
You're only sleeping

What can you see
On the horizon?
Why do the white gulls call?

Across the sea
A pale moon rises
The ships have come to carry you home

And all will turn to silver glass
A light on the water
All souls pass

Hope fades
Into the world of night
Through shadows falling
Out of memory and time

Don't say
We've come now to the end
white shores are calling
You and I will meet again

And you'll be here in my arms
Just sleeping

What can you see
On the horizon?
Why do the white gulls call?

Across the sea
A pale moon rises
The ships have come to carry you home

And all will turn to silver glass
A light on the water
Grey ships pass
Into the west”

mas agora n percebi mto bem o k ele kis dizer km isso,pk os destinos d um hobbit e um maiar são claramente diferentes dps da morte dita física :) o k axam??
 

13
As Duas Torres / cenas preferidas
« em: Dezembro 05, 2003, 11:17:28 pm »
uma das minhs cenas preferidas nas Duas Torres é akela em k Théoden, antes do início da batalha plo Abismo do Elmo, recita este poema enkto se vêem imagens das duas frentes a prepararem s p/ o confronto, numa aura de luz e de sombra e num movimento meio lento, a dar aquela sensação de etéreo...

"Where is the horse and the rider?
Where is the horn that was blowing?
They have passed like rain on the mountains.
Like wind in the meadow.
The days have gone down in the West behind the hills into Shadow."

a devida tradução k fizeram p/ a versão portuguesa:

"Onde estão o corcel e o cavaleiro?
E a trombeta que ressoava?
Passaram como a chuva pelas montanhas.
Como a brisa pelos prados.
Os seus dias esmoreceram no Ocidente por detrás das colinas e caíram na Sombra."

de facto este poema (isto é mais um excerto)foi Aragorn a recitá-lo(primeiro na língua dos rohirrim na forma de uma canção e dps na língua comum)a gandalf,gimli e legolas,ao avistarem o palácio de edoras.é um poema a lembrar os tempos de Eorl, o Jovem e mostra k Aragorn realmente conhecia bem este povo e a cultura e história k o próprio poema acarreta mas axo k aproveitá-lo,sendo lindíssimo,para ser dito mesmo pelo rei de Rohan,para kem este poema tem muito mais significado foi um dos momentos chave do filme.afinal ele sente s um pc culpado pelo declíneo do seu povo e estão a preparar-se para uma derradeira tentativa de recuperar a glória dos tempos idos mas de uma forma desesperada.fica no ar se realmente haverá um novo alvorecer para os rohirrim...estão a dar um salto num abismo desconhecido...
e a forma kmo é dita e kmo trataram da cena...

"Onde está agora o cavalo e o cavaleiro?
Onde a trompa que soava?
Onde o elmo e a cota de malha e o luminoso cabelo ao vento?
Onde a mão na corda da harpa e o lume vermelho a crepitar?
Onde a Primavera, a seara e o trigo a crescer?
Passaram como chuva na montanha, como o vento no prado;
Os dias morreram a Ocidente, atrás dos montes envoltos em sombra.
Quem reunirá o fumo da lenha morta e arder
Ou verá os anos decorridos regressar do Mar?"

bem isto é a tradução pra português mas alguém tem o original??

no primeiro filme gostei mais do prólogo e tb de mória e lothlórien
mas neste,além desta cena,adorei aquela em que irrompem pelo meio dos orcs kd a batalha parece perdida "Fell deeds awake. Now for wrath, now for ruin and a red dawn." e se vê o gimli a subir a torre para fazer soar a trompa de Elm Hammerhand.
e dps a descida de gandalf :gandalf: e os cavaleiros da marca,
a parte do Sam :sam: à janela de Osgiliath e tb a marcha dos ents...
tb gostei mto de Edoras.
fizeram-me arrepiar até á ponta dos cabelos(e quase k chorava,mas kmo nc chorei num filme... – :P epa sm contar km o ET aos 6 anos :P )...é por isto k vale a pena eskecer aqueles desviosinhos de percurso,mto mais atenuados pela EE (adorei ver os huorns k pensava eskecidos... :ent: )
a banda sonora foi responsável por metade desses arrepios pk todas estas cenas têm grande parte do seu impacto na música...
:PP BRIGADA PETER JACKSON E HOWARD SHORE E TDOS OS OUTROS!!!!! :PP

B) and u guys B) ,kuais foram as cenas k mais gostaram??e as k têm um feeling k mais vão gostar no Regresso do Rei??? :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

14
Notícias & Links / tolkien e os dias d hj
« em: Dezembro 04, 2003, 11:09:32 pm »
pondo d parte ksk alegorias e considerando a liberdade k tolkien dava aos seus leitores e a óbvia intemporalidade das suas obras já pensaram em comparar as histórias da terra média aos próprios acontecimentos k têm povoado os dias de hoje??
é k no outro dia tava a olhar para a cara de parvo do bush a fazer uns discurso aos pobres dos seus soldados no iraque, ouvi os aplausos e as manifestações de entusiasmo destes que morrem às dúzias por dia nakele deserto e lembrei m do saruman...akela voz tem um efeito sobre alguns americanos k deve ser obra digna d feitiçaria...

axo k os vícios e os erros dos homens são smp os mmos tto agora kmo numa era distante...só algumas circunstâncias mudam.no fundo é isto k caracteriza as obras kmo a de tolkien, sendo intemporais:a sua essência pode ser aplicada quase smp a um kk período da história...a luta entre o bem e o mal, os valores em causa...vou aplicar aki o termo alegoria mas n kmo tolkien se referia,antes falando da concretização dessas ideias abstractas.
pk tolkien considerava alegorias as comparações k s faziam entre as suas histórias e a História k o mundo vivia na altura,julgo eu, e n concordava km isso, antes preferia dar total liberdade aos seus autores (até pk a inspiração para ter escrito dakela forma n tinha propriamente a ver km a situação política da época) mas isso dá nos a liberdade d a interpretarmos à nossa maneira e identificá-la km kk ponto da História...

digamos que os erros (mas também actos de extrema coragem k às vezes nos passam ao lado) k cometemos na 1ª, 2ª, 3ª eras voltam agora a repetir-se...e estamos condenados a vivê-los vezes sm conta até k a profecia d Mandos s concretize por completo...
 
 

15
O Senhor dos Anéis | O Hobbit / as duas torres
« em: Dezembro 04, 2003, 11:01:46 pm »
olhem lá,pra vcs, pela primeira vez k leram o 2º livro da trilogia,k torres associaram ao título?tolkien considerou várias hipóteses, portt kk uma é válida,mas na vossa cabeça quais são as duas torres??e porquê???
Cirtith Ungol e Barad Ur
Minas Morgul e Minas Tirith
Minas Tirith e Barad Ur
Orthanc e Barad Ur (pra mim são estas duas, os dois eixos do mal k as duas faces da história – frodo/sam e gandalf/aragorn/merry e pippin/... tentam enfrentar)
...
se algum d vcs tiver outra interpretação,tto melhor...até pk a partir destas hipóteses,o limite é a imaginação... :rolleyes:  :rolleyes:  :rolleyes:
 

Páginas: [1] 2