Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Perfil de Gimli » Mostrar Mensagens » Tópicos

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Gimli

Páginas: [1]
1
O Senhor dos Anéis / Liv. II - Capitulo III - O Anel Viaja para Sul
« em: Março 05, 2019, 08:21:00 pm »
Ora então o anel volta a dar um passeio, desta vez para sul.

Depois de um capitulo com muita informação, temos um capitulo um pouco mais "leve".
Ao contrario do filme, eles não se põe logo a viajar, há todo um compasso de espera.
  • Saem os batedores para procurar pistas do inimigo.
  • Tem que esperar pelo fim do Inverno para partirem.
  • A espada de Aragorn é de novo forjada.
Durante este tempo pergunto-me... O que foi feito do Anel? Estava à mesma à guarda de Frodo? Quem o tinha?

A forma como Merry e Pippin se juntam à irmandade é qualquer coisa.  :XD: Parece uma birra de crianças: "Hobbit- mas nós queremos ir", "Elrond - É melhor não, não sabem no que se estão a meter", "Hobbit - mas nós queremos na mesma", "Elrond - está bem"

Temos uma noção de como a irmandade vai equipada. E temos mais umas referencias ao Hobbit, principalmente através do equipamento do Frodo.

Cito as frases que provavelmente me fez começar a gostar do Gimli: "Desleal é aquele que se despede quando a estrada escurece" "Palavra jurada fortalece o coração hesitante", e raios parta o Elrond que estava sempre a manda-lo abaixo  :ranting:

Eles finalmente saem, e aqui pedia ao nosso criador para colocar um print daquele livro que ele tem  :) :blush: para termos um noção melhor por onde eles passaram.
Quando eles vão em viagem, e passam por Hollin, Eregion, senti falta de mais uma nota historica sobre quem habitou aquela zona  :neutral: mas isto se calhar tornava o capitulo muito extenso.
E o que marca o regresso à ação é a passagem dos crebain, e de seguida a tentativa falhada de passar Caradhras. No livro ficamos mesmo com a sensação que de facto a montanha tem vontade propria, e não é Sauruman que lhes bloqueia a passagem. E após a tentativa falhada, é aragorn e não Gandalf que teme a ida por Khazad-Dum.



E desculpem novamente a demora  :(

2
O Senhor dos Anéis / Liv. 1 - Capítulo XI – Uma faca na escuridão
« em: Julho 18, 2018, 12:32:54 am »
Uma faca na escuridão



Um capitulo que começa e acaba com facas...

Começa com o retorno à Bucklandia, que já tinha ficado esquecida devido aos acontecimentos que precederam desde então. Três Nazgul (khamul um deles) forçam a entrada na cova dos grilos só para descobrirem que o anel já não la estava. Ao mesmo tempo a estalagem do garrano empinado é atacada. Frodo e companhia passam incolumes...

Destaco neste capitulo o sentido de humor dos hobbits, mesmo quando a situação possa ser adversa: Merry que pode tomar o pequeno sentado, Sam que acerta com uma maça na cara de Bill Fetoso e depois lamenta a perda, Pippin e Sam a atravessar os pântanos, e Frodo que diz que se vai tornar num espectro se continuar a emagrecer  :XD:

Bem como as referencias à segunda era, quando falam em Amon Sul/Weathertop e Gil Galad (aqui Aragorn fala em Bilbo como se o conhece-se e ninguém parece admirar-se  :P)
E à primeira quando Aragorn decide, entre tantas contar a historia de Tinúviel. Que apesar de tudo os hobbits ainda não fazerem (se é que ficam todos a saber) a minima ideia o quanto esta historia significa para Aragorn
https://www.youtube.com/watch?v=ufrvPD-SY50
E não se limita a conta-la, depois disso ele dá uma breve explicação inserindo a no contexto histórico dos acontecimentos da primeira era. De uma forma muito resumida, é certo, mas de forma clara de modo a que o leitor perceba que há muito mais na historia da Terra Média para ser explorado.

Ficamos a conhecer mais sobre, Aragorn em especial, as suas capacidades de descobrir pistas, ler a situação em que se encontra e a forma de agir...

E por fim a forma genial como Tolkien em menos de duas paginas nos tira do conforto de ouvir uma narrativa de tempos passados para um ataque súbito por parte do inimigo, "uma faca na escuridão" que finalmente consegue causar estragos, para nos deixar agarrados ao livro para saber como é que as personagens se vão safar de semelhante aperto

Peço desculpa pela demora, mas estava a tentar com a ajuda do readers companion fazer um resumo do movimento dos cavaleiros negros entre a cova dos grilos, Bree, e Weathertop com os dias incluidos, mas para isso precisava de um pouco de mais tempo e sossego. Não que seja essencial para o entendimento da historia, mas ajuda a enriquecer a narrativa... Como por exemplo a luz que Frodo e Aragorn veem no quarto dia é de facto Gandalf à porrada com os Nazgul em Weathertop :ko: :nazgul_b: :gandalf_b:

Por ultimo gostava de pedir ao Sr. Eru se pode colocar o mapa relativo ao percurso de Frodo desde Bree até Weathertop, do livro "journey of Frodo"  ^_^ eu juro que um dia ainda compro esse livro :D


3
O Senhor dos Anéis / Liv. 1 - Capítulo VI - A Floresta Velha
« em: Abril 20, 2018, 06:14:46 pm »
A Floresta Velha



A aventura continua

Merry continua a demonstrar o seu espírito de liderança nesta etapa... É ele que guia o grupo de uma forma confiante.
De acordo com a sua experiência na floresta, Merry dá-nos um conjunto de características que destacam a Velha Floresta das demais:
Citar
Tudo nela está mais vivo e mais consciente do que se passa
Citar
...não gostam de desconhecidos. Observam-nos
Citar
... as mais antagónicas podem deixar cair um ramo, estender uma raiz, ou prender-nos com um sarmento comprido
Citar
Tive a impressão que todas as árvores estavam a segredar umas ás outras, a transmitir noticias e intrigas numa linguagem incompreensível. E os ramos oscilavam e pareciam tactear, embora não houvesse vento nenhum. Dizem que as árvores se mexem, realmente, e são capazes de cercar desconhecidos e não os deixar passar

Esta não é de todo uma floresta normal... Aparentemente (corrijam-me se tiver errado) na Segunda Era, a Velha Floresta e Fangorn eram uma só. Portanto não seria de estranhar que se tivesse cruzado com um Ent  :ent_b:

Merry também conta que há uns tempos atrás que atacaram a vedação, no entanto no readers diz que floresta apenas se estava a propagar naturalmente.
Tolkien é bem conhecido pelo seu amor à natureza, quando nos apresenta o Shire dá-nos retratos fabulosos da natureza quando é cuidada e tratada devidamente pelo homem... Na Floresta Velha, acho que seria um pouco daquilo que Tolkien gostasse que acontece-se quando desrespeitam a natureza, que ela se vire contra o homem.

Depois temos uma referência á colina das antas
Citar
Vivem diversas coisas estranhas no coração da floresta e do lado oposto
e à personagem mais intrigante do capitulo (que vou deixar para o próximo capitulo o debate  :P)
Citar
Mas há qualquer coisa que faz caminhos

O sentimento de opressão causado pela floresta é constante ao longo do percurso, mas piora a partir do momento em que eles descem da clareira. As árvores começam a brincar aos labirintos e a leva-los para o vale Withwindle, que segundo o Merry é a parte pior da floresta.
No entanto não encontrei nenhuma informação do que poderá haver de tão mais estranho nesse vale :hmm: :dunno: Tirando o Velho Salgueiro

Após percorrerem cerca de 30km (da Bucklandia) chegam então Velho Salgueiro. Achei que o sono súbito dos 4, algo de estranhamente suspeito, concluo que possa ser umas das coisa que o Merry se referia. Quem também achou estranho foi Sam, que por "providencia divina" se afastou para ver os póneis e foi o único que não adormeceu, podendo assim salvar o Frodo ser afogado.
Apesar de não haver referência (que eu tenha encontrado) acham possível que o salgueiro estivesse a agir sobre acção do anel?

É neste momento de aperto (literalmente) que surge mais um daqueles encontros providenciais. Surge-nos Tom Bombadill, que por artes "mágicas"  solta os hobbits e os leva para sua casa.

Vou deixar a "analise" desta personagem para o próximo capitulo, dizendo apenas que sempre o achei como uma personagem curiosa, engraçada na forma de vestir, mas muito estranha  :XD:

Ficam aqui umas curiosidades que li no Readers Companion.
Tom Bombadill era o nome de uma boneca que os filhos de Tolkien tinham e que é descrita tal e qual era.
O Velho Salgueiro é um "arqui-inimigo" de Tom, e toda esta interacção do Salgueiro e dos hobbits é toda ela baseada na aventura de Tom e do Salgueiro

Deixo aqui o mapa do percurso deles pela floresta, cortesia do Sr. Eru, do livro Journeys of Frodo

4
O Hobbit / Dale
« em: Julho 06, 2014, 04:35:38 pm »
Uma vila medieval abandonada em Itália... dita assombrada...
Assim que vi, fez me logo lembrar Dale do filme TDOS


5
Geral / Terra Média
« em: Janeiro 16, 2014, 06:43:34 pm »
Enviaram-me esta imagem hoje por email, reparem no nome das ruas



Pensei que seria alguma montagem, mas pelos vistos isto existe mesmo, é perto de Eidonhvan, na Holanda...
http://tolkiengateway.net/wiki/Geldrop

Até há casas para venda/aluguer   :XD:
http://www.pararius.com/Family-house-for-rent/Geldrop/Gandalf/946070/

6
Uma Viagem Inesperada / "O Hobbit" na SIC
« em: Dezembro 26, 2012, 04:19:51 pm »
Não sei se alguém viu, mas comentaram comigo e fui procurar...

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldanoite/2012/12/25/edicao-de-25-12-2012-2-parte-1

Vejam a partir dos 20:30min...

Entre outras corrijam-me se estiver enganado:
Não parece que a jornalista diz "tolking" em vez de "Tolkien"?
A trilogia do SdA não ganhou 18 em vez de 11 óscares? 

7
Notícias & Links / Edoras em Portugal
« em: Setembro 05, 2010, 11:48:47 pm »
Posso estar a ficar maluco ou tem mesmo semelhanças?


http://galeria.tolkienianos.pt/details.php?image_id=176&mode=search

8
Cinema & TV / Viagem ao Centro da Terra
« em: Junho 13, 2008, 11:09:35 pm »
Para os amantes de Júlio Verne
http://www.youtube.com/watch?v=6xtff1ROz10

Não sei se já sabiam... mas pelos vistos o filme vai mesmo sair  :D

Pelo trailler parece-me melhor que "A Volta ao Mundo em 80 dias"... :mellow:

9
Geral / I'm Back
« em: Agosto 09, 2007, 09:29:12 pm »
Já fazia algum tempo que não punha os olhos neste forum... Mas foi por uma boa razão tive no maior acampamento a nivel nacional durante cerca de uma semana e agora aqui estou.

Já deu para ver que á novidades e vou tentando estar a par das coisas

Esta foto são aproximadamente 10 escuteiros (embora não o pareça)



Não sei porque mas não aparece a imagem :wacko: :huh:

10
Música / Musicas enjoativas!?!
« em: Julho 07, 2007, 03:43:09 pm »
Não sei se já sabiam ou não, mas...

A revista "Rolling Stone" elaborou uma lista das musicas mais enjoativas de sempre:

1. Black Eyed Peas - “My Humps”
2. Los Del Rio - “Macarena”
3. Baha Men - “Who Let The Dogs Out”
4. Celine Dion - “My Heart Will Go On”
5. Nickelback - “Photograph”
6. Lou Bega - “Mambo No. 5?
7. James Blunt - “You’re Beautiful”
8. Spice Girls - “Wannabe”
9. Sisqo - “The Thong Song”
10. Cher - “Believe”
11. Aqua - “Barbie Girl”
12. Chumbawamba - “Tub Thumper”
13. Rednex - “Cotton-Eyed Joe”
14. Eiffel 65 - “Blue”
15. Crash Test Dummies - “Mmm Mmm Mmm Mmm”
16. Meat Loaf - “I Would Do Anything For Love (But I Won’t Do That)”
17. NSYNC - “Bye, Bye, Bye”
18. Ricky Martin - “Livin’ La Vida Loca”
19. Semisonic - “Closing Time”
20. Wham! - “Wake Me Up Before You Go-Go”

Só não sei que tipo de criterios foram usados para obter esta calssificação  :huh:, mas concordo com o facto da 1ª ser enjoativa  :P :lol:

11
Apresentações / Finalmente
« em: Janeiro 18, 2007, 08:18:04 pm »
Eu já algum tempo k conhecia o portal e o forum... m cm as minhas idas á net eram tipo relampago nc tive mt tempo p m dedicar a isto. :blush:
M já deu p ver k isto é só pexoal porreiro e c grandes conhecimentos acerca d Tolkien,(+ do k eu) e xpero aprender mais ainda.... :) :D

Páginas: [1]