Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Perfil de Elenaro » Mostrar Mensagens » Mensagens

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Elenaro

Páginas: [1] 2 3 ... 39
1
Geral / Só um olá
« em: Junho 04, 2010, 11:53:43 pm »
Entre alguns minutos de trabalho lembrei-me de ver o que se passaria por aqui passado este tempo todo. Fico feliz por isto ainda aqui estar... Também já reparei que há coisas que nunca mudam, nomeadamente em relação aos encontros... :assob: Ao menos há que dar valor à coerência.

Espero que estejam todos bem.

Cumprimentos a todos!  :bye1:

P.S.: Ólorin, admiro-te a paciência... Que ela nunca te falte!

2
Convívios / Re: I Encontro Intercontinental Tolkieniano
« em: Outubro 20, 2009, 06:53:47 pm »
A Gwen avisou-me que vinhas cá a terras lusas Theoden. Sê bem-vindo e espero que gostes aqui do matagal à beira mar plantado. E puxa pela mellon que do Braga ao Porto de carro são 30m. :P

Diverte-te!

Gwen: Tu, só por seres tu, mereces o abraço mais forte. Os ossos aguentam! Caso contrário podes sempre pedir à Mellon para tos recompor...  :innocent:

Agora volto para o meu exílio! Fiquem bem!

3
Geral / Despedida
« em: Novembro 07, 2008, 07:44:06 pm »
Caros amigos,

Ja desde ha um certo tempo que me ando literalmente a sentir a mais neste forum. Depois deste ultimo "despique" sobre o acordo ortografico e adicionando a isso o facto de estar desde ha muito ausente, acho que esta na altura de eu tomar a unica decisao possivel.

Certo que poucos (ou nenhuns) sentirão a minha falta, deixo aqui um sincero e profundo adeus a todos os que me acompanharam neste forum desde que eu aqui cheguei. Nao vou fazer qualquer tipo de distinção entre aqueles com quem mais convivi e aqueles com quem menos convivi. O adeus é para todos e apenas escrevo isto aqui porque de facto é com tristeza que vejo este fim. Mas assim sao as coisas e tudo tem um fim.

A minha participaçao aqui neste forum fica entao terminada.

Desejo-vos as maiores felicidade e espero que este forum continue a crescer e que perdure ad eternum. Passerei por aqui (se nao me apagarem a conta) para ver como estao as coisas mas nao mais postarei.

Um abraço sentido a todos,
Elenaro.

4
Off-Topic / Re: Acordo ortográfico do futuro...
« em: Novembro 07, 2008, 07:32:27 pm »
Por motivos geográficos, o Brasil sempre esteve na área de influência científica dos EUA, enquanto Portugal esteve na área de influência da França; é também por isso que usamos "concreto" para aquilo que vocês chamam de "betão" (fr. beton).

Acho que tu acabaste de me dar razão com esse teu comentário que era tudo o que eu queria dizer... Eu não estava a fazer julgamentos sobre se o vosso português deve ser ou não reconhecido com as diferenças que lhe são inerentes... muito pelo contrário... acho que deve ser sim reconhecido como um idioma português mas com todas as suas diferenças e especificidades... Eu nunca quis que os brasileiros aprendessem a falar o português europeu! É uma perfeita idiotice querer regulamentar as línguas. Por isso mesmo sou contra o acordo.

Agora de facto eu acho que em termos linguisticos o pt-br deixa muito a desejar quanto as suas origens enquanto o pt-pt sofreu as evoluções naturais que tinha a sofrer. A isso se chama evolução linguistica. A tua tentativa de mostrar as origens das palavras é em si falácia. Não podes começar a andar para trás até ao latim para justificar que a vossa maneira de falar é correcta ou não. Se assim fosse então teriamos de voltar ate ao indo-europeu (pelo menos). Chegariamos todos a conclusao que as palavras sao todas originarias do mesmo.

Alem disso tu não podes justificar que a "aportuguesação" das palavras inglesas no pt-br sao correctas porque essas sao originarias tambem do latim... é andarmos em circulos e cair no erro que eu acabei de explicar. Alias tu dizes que voces sao da area de influencia dos EUA. Pois bem nos EUA fala-se o ingles (que eu saiba...), o qual é originário do RU que por sua vez esta na europa e na mesma area de influencia para portugal. Por isso mais uma vez andamos em circulos. A questao e que voces escolheram seguirem o caminha da anglofonia e nao da lusofonia quando nao tinha necessidade. As palavras ja existiam e eram usadas em portugal (na maioria dos casos). Mesmo assim voces partiram noutro caminho. Pois bem a escolha foi vossa e contra isso nada, mesmo discordando e achando isso uma perfeita idiotice com um toque de desprezo para com o pais que vos deu origem. O facto é que a escolha era e ainda é inteiramente vossa. Ninguém deve vos dizer como falar ou não.

Eu podia continuar, mas já havia prometido a mim mesmo que não postaria mais neste tópico... li coisas que me deixaram chateado demais. Alguns aqui deixaram bastante claro que consideram o português do Brasil inferior; alguns mesmo insinuaram que somos uma nação de analfabetos. Vocês tem todo o direito de não gostar do português do Brasil, mas respeitem-no enquanto idioma! E nunca esqueçam que há quase vinte vezes mais pessoas falando e escrevendo pt-br do que pessoas falando e escrevendo pt-pt. Respeitar o idioma é respeitar toda essa gente.

Com todo o respeito, o que me parece é que vocês estão querendo colocar em nós a culpa pelo vosso governo ter aprovado o acordo.

Agora partindo deste ponto, e com todo o devido respeito, tambem não nos digam a nós como escrever a lingua que é nossa. Eu digo isto porque unica e simplesmente voces nao fazem esforço algum para compreender o portugues de pt. Quando algo de portugal vai pro brasil tem de ser legendado ou dobrado para voces perceberem... Acho que isto diz tudo e nao precisa de ser mais debatido. E nao me venham com a cantiga de que e por falta de contacto porque um senegales percebe frances de frança e um frances percebe o frances do senegal sem grandes problemas tal como um britanico percebe um americano e vice versa.

E simplesmente falta de vontade tal como tu mostraste quando dizes que "ha quase vinte vezes mais pessoas falando e escrevendo pt-br do que" pt-pt. Isso sim é sinonimo de superioridade, falta de respeito e sobretudo arrogancia da vossa parte. Ainda por cima se calhar com um certo erro pois os PALOP se calhar falam um pt mais parecido com o pt-pt do que com o pt-br... mas pronto tambem sao unicos na sua maneira de falar e nao se ve este problema entre PT-PALOP.

Acrescento apenas isto como resposta ao teu ultimo comentario: de facto a culpa é do nosso governo que decidiu andar para a frente com uma coisa para a qual ele nao foi nem eleito nem sequer lhe foi reconhecida autoridade para tal. Eu pelo menos gosto pouco que grupos de academicos que, depois vao a programas de tv dizer barbaridades como "o som "s" em pt é igual ao som "th" em ingles", e presumem no fim dizer-me como escrever seja o que for na minha lingua. Como tal ai nesse ponto tens toda a razao. A culpa é do nosso governo e nao vossa, se bem que voces pouco dizem em contrario pois sabem muito bem o quanto isso vos vai benificiar.

Sem qualquer ressentimento, um Abraço!

P.S.: O português-br não é nenhum idioma. O português é um idioma. O pt-br é um sotaque. Daqui por 100 anos talvez seja uma lingua completamente distinta tal como hoje o frances, portugues, castelhano, etc etc etc sao...

P.P.S.: Isto não é nenhuma cruzada contra o brasil, por isso nao faças tu disso uma cruzada.

P.P.P.S.: Em relação a quantidade superior de brasileiros em relação aos portugueses, partindo para uma questão meramente de força, se calhar entao portugal devia submeter o brasil a sua vontade visto que somos (ate mais ver) consideravelmente mais ricos e mais desenvolvidos que vos... por isso aconselho-te a nao partires mais para uma questao de numeros senao pode-te sair o tiro pela culatra. Eu odeio este genero de argumentos de "somos mais logo nos mandamos", "somos mais ricos logo mandamos"... Sao pateticos! Se em 20 pessoas 19 decidirem atirar-se de uma ponte isso nao faz da que nao saltou errada, nao é?...

P.P.P.P.S.: As areas cientificas sao irrelevantes... que eu saiba a frança inventou muito pouco (talvez a revoluçao francesa e seus ideias e a guilhotina) que o reino unido ou outros paises europeus nao tenham inventado primeiro...

5
Off-Topic / Re: Acordo ortográfico do futuro...
« em: Novembro 03, 2008, 09:02:13 pm »
Aqui está um assunto (entre muitos outros) que a meu ver merecia um referendo. Mas esses senhores pensam que são nossos donos??  :mad:

Eu nao conseguiria dizer isto de uma maneira melhor... :D

Citar
Não ofendeu, mas que bruto exagero.

Talvez não seja assim tanto... Passo a dar alguns exemplos:

comboio (pt) --- > trem (pt br) ---> train (en)  descontando a ortografia falado a diferença entre as duas ultimas sera pouca digo eu...
bobine (pt) ---> indutor (pt br) ---> inductor (en)
condensador (pt) ---> capacitor (pt br) ---> capacitor (en)
tribunal (pt) ---> corte (pt br) ---> court (en)

Acho que podia continuar a dar exemplos mas estes parece-me que chegam... A questão é: eu nao tenho problema que no brasil se escreve (e diga) assim mas recuso-me a aceitar que me obriguem a escrever da maneira que meia duzia de academicos dizem ser a mais correCta.

P.S.: nao é minha intençao ofender seja quem for simplesmente fico "fera" com estas coisas.


6
Geral / Re: O buraco negro da educação em Portugal
« em: Agosto 27, 2008, 04:17:38 pm »
Também só agora é que vi este tópico.  :blush: Embora eu tenha uma opinião em parte contrária as dos professores em relação a esta ministra, acho que numa coisa concordo com os professores e logo consigo cara rainha do dark side: o estado do ensino (seja ele qual for) já passou há muito a fase da "calamidade"...

Fico contente por ao menos haver uma pessoa que ainda tem err... "um fruto de cor avermelhada muito usado em saladas" para mandar uma carta ao presidente da republica! Parece que ainda há uma restia de esperança... :)

P.S.: Se for preciso bater em alguem mellon... por favor avisa-me... é que eu ando com umas tendencias violentas ultimamente...  :devil: :evil:

7
Convívios / Re: IX Encontro Nacional - 6 de Abril de 2008, Aveiro
« em: Agosto 27, 2008, 04:06:15 pm »
:devil: Já vi que estas cheio de saudades, tás tás!!   :sly:




 ^_^ :hug:

8
Off-Topic / Re: Acordo ortográfico do futuro...
« em: Agosto 27, 2008, 04:00:27 pm »
Desculpem dizer isso, mas por muito mal que a nossa lingua seja tratada (e eu não estou imune a erros) não acredito que esse texto seja de alguma forma real.

É tão mau que mais parece uma invenção. lá houve alguém com uma imaginação retorcida que se lembrou de exagerar o péssimo português que se fala e escreve e, se não servir para mais, pelo menos servirá para mostrar como puderá ser a nossa linga no futuro.


Eu não teria tantas dúvidas... :P Infelizmente os "putos" hoje em dia, muito por causa de muitos e brilhantes exemplos vindos dos mais velhos que mal sabem falar também, aprendem a falar "tuguês" em vez de português... talvez seja por isso que se aprovou o acordo ortográfico... já que ninguém sabe falar português europeu em portugal então falemos todos português do brasil que, sem querer ofender os nossos amigos de além mar, é mais uma tradução fonética bruta do inglês que outra coisa. Ao menos falando português do brasil deve-se falar mais correctamente pois à quantidade de telenovelas brasileiras que por ai andam e que são tão afincadamente vistas e revistas por tantos, devem de conseguir aprender alguma coisa né?!

 :glare:

9
Off-Topic / Re: Sim estou vivo
« em: Agosto 27, 2008, 03:45:08 pm »
Uma decisão muito sensata da sua parte! :) Este país já deu o que tinha a dar... acho que esgotou o prazo de validade  :devil:

10
Transversalidades / Re: 7 artefactos maravilhosos de Arda
« em: Maio 27, 2008, 03:33:03 pm »
o Um Anel 

Silmarilli    

Anéis Élficos    

Palantíri    

Cota de Mithril    

Ceptro de Annúminas    

Lanternas Feanorianas    

Não resisti! :)

11
Transversalidades / Re: Novo Senhor dos Anéis
« em: Maio 27, 2008, 03:26:51 pm »
O Homem sonha, a obra nasce.  :D

Bota pra frente!  :)

12
Geral / Apenas um olá
« em: Maio 27, 2008, 03:22:10 pm »
Bem, tive um tempinho livre sem nada para fazer e decidi que a primeira coisa que ia fazer era perder um tempinho a ler o forum. :)

Fiquei contente por (re)encontrar coisas iguais e outras nao tao iguais mas dentro do genero da gente "simpatica"  :ph34r: :assob:  :devil: que por aqui anda. Agora começo a estar um pouco mais folgado espero vir aqui mais frequentemente embora nao diria (ja pelo menos) que voltei. :) Chamem-lhe um até breve (para a infelicidade de uns e felcidades de outros espero eu...  :unsure:).

Abraços e Beijinhos a quem de direito!


13
Convívios / Re: IX Encontro Nacional - 6 de Abril de 2008, Aveiro
« em: Maio 27, 2008, 03:06:06 pm »
A minha fé foi restaurada (pelo menos um pouco)...  :bowdown:

Ainda bem que correu bem o encontro (e melhor ainda que ele se tenha realizado  :assob: :assob:)...  ^_^ Os meus cumprimentos a todos e lamento de facto andar ausente o suficiente para nem sequer ter tempo para vir aos forums...  :wacko: 


P.S.: Só acho que faltaram mais fotos em honra à Gwen!  :assob:  :assob: tralala la la la la....

14
Convívios / Re: IX Encontro Nacional
« em: Março 11, 2008, 12:26:02 pm »
Eu nao respondi mas o mais certo é nao aparecer... por isso divirtam-se! Abraços.

P.S.: Olorin obrigado por avisares e pela dedicação!  :bowdown:  ^_^

15
Convívios / Re: hummm... almoço
« em: Fevereiro 22, 2008, 10:23:02 am »
Restam agora 4/5 tolkienianos... (dependendo do dia)
ainda bem que não dependemos destes almoços para sobreviver...  :unsure: já tínhamos ido desta para melhor!  :wacko:

Confere  :wacko:

Mas este genero de coisas ainda é surpresa?   :glare: É tudo gente muito "ocupada"... Mesmo quando se combina coisas com 1 mês de antecedencia e as pessoas estao prevenidas para nao marcarem nada para essas datas ou pelo menos manterem alguma flexibilidade de horario nessas datas surgem sempre "imprevistos" na data planeada... Enfim...

Desculpem o desabafo mas acho triste ao ponto que isto chegou... Para alem que com tantos problemas de horarios e tanta gente a cortar-se (desculpem o termo mas é o que me vem a cabeça para melhor descrever a situaçao) os poucos que ainda se preocupam em marcar/organizar encontros certamente acabam por perder o interesse em fazer seja o que for...

P.S.: E não me venham dizer que não conseguem arranjar tempo porque os encontros sao longe do sitio onde moram porque ja houve (ou então era suposto ter havido visto que so apareceram dois cavalheiros) "locais" onde muitos acharam boa a ideia quando ela surgiu mas depois foram aparecendo imprevistos a todos... por isso nao me parece de todo que o sitio onde se realizam os encontros seja de todo relevante... adiante... vou-me calar que ja falei demais.


Páginas: [1] 2 3 ... 39